Pimenta Negra


Nome Botânico:
Piper nigrum.
 
Familia Botânica:
Piperaceae.
 
Nome em Inglês:
Black pepper.
 
Nome em Espanhol:
Pimienta negra.

Outros Nomes:
Pimenta do reino.
 
Tipo de Planta:
Trepadeira que produz frutos aromáticos.
 
Óleo Extraído de:
Grãos/frutos secos.
 
Aparência do Óleo:
Transparente/fluído.
 
Aroma:
Seco, picante, quente e amadeirado.
 
Origem:
Índia.
 
Principais Constituintes:
Beta cariofileno, limoneno, alfa copaeno, alfa humuleno, sabineno, alfa pineno, piperina e mirceno.
 
Propriedades:
Analgésica, antisséptica, anti-inflamatório, digestivo, antitérmico, laxativo, estimulante da circulação, antiespasmódico, carminativo, tônico imunitário, relaxante muscular, afrodisíaco, inseticida, desintoxicante e estimulante.
 
Principal Utilização:
A Pimenta preta é quente e seca em alto grau e indicada para todas as enfermidades e situações provenientes do frio e da umidade.

Sistema Digestivo:
Trata câimbras e enjoos estomacais, constipação, indigestão, prisão de ventre, cólica, disenteria, flatulência, azia, falta de apetite, vômito, dor e desconforto gástrico.
 
Sistema Muscular e Circulatório:
Estimula a circulação e alivia reumatismo, artrite, dores musculares, fadiga e cansaço muscular, gota, dor ciática, paralisia e rigidez. Aquece os nervos, articulações e músculos. Tem grande influência sobre o tônus muscular, tratando a atonia. É anti-inflamatório, trata má circulação, membros frios e varizes. Aumenta a pressão arterial se usado em demasia.
 
Outras Utilizações:

Tratamento de Pele:
É útil para micose, frieira, pele seca e rachada. É bactericida.

Sistema Linfático:
É estimulante linfático. Trata celulite, retenção de líquidos e gordura localizada. Ação desintoxicante e depurativa.
 
Sistema Respiratório e Imunologico:
É ativador das defesas do organismo, tratando gripes, febres e resfriados, bronquite, catarro pois tem efeito secativo para muco.
 
*Tem boa ação diurética.
 
Psicologicamente:
Estimulante, aquecedor, afrodisíaco, estimulante sexual, estimulante para o ânimo e humor, clareador mental. Emocionalmente é reconfortante, trata a apatia, tristeza, depressão e falta de coragem.
 
Combinações:
Rosa, capim-limão, alecrim, manjericão, lavanda, bergamota, cipreste, grapefruit, limão, sândalo, cedro, pinho, erva-doce, hortelã, eucalipto, tea tree, gengibre, vetiver, neroli e manjerona.
 
Curiosidade:
A pimenta negra também conhecida como pimenta do reino, é obtida a partir do fruto seco, colhido ainda verde. A planta é nativa da Índia, mas hoje é cultivada em diversos países inclusive no Brasil. Historicamente trata-se de uma especiaria bastante antiga que chegou a ser utilizada como moeda no subcontinente indiano. Assim como a canela e o cravo-da-índia ja era usada há mais de 4.000 anos.
 
Cuidados:
Usar diluído e em baixa concentração.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.
 
 




A pimenta já é usada há 4.000 anos no Oriente. Na Índia era oferta aos deuses e recorria-se a ela para curar uma série de distúrbios: febre, hemorróidas, anemia, asma, resfriado, tosse, constipação, problemas nas vias urinárias, dor de estômago, cólicas. Os médicos ayurvédicos a usavam como afrodisíaco e misturavam com mel para dores de garganta. 









Apesar de não ser muito popular
o óleo da pimenta-negra é muito bom
para massagens. Principalmente
quando há a necessidade de estimular a
circulação local. É muito útil como óleo de 
massagem para os esportistas afim de 
aquecer e relaxar o músculo dolorido.



 



PIMENTA NEGRA
(Piper nigrum) 
  

 


Um comentário: