Tanaceto Azul


Nome Botânico:
Tanacetum annuun 

Família Botânica:
Asteraceae
(Camomila, aquiléia, calêndula).

Outros Nomes:
Camomila marroquina.

Nome em Inglês:
Tansy, blue tansy. 

Nome em Espanhol:
Tanaceto, hierba lombriguera.

Tipo de Planta:
Erva arbustiva de até 150cm com pequenas flores amarelas. 

Óleo Extraído de:
Flores e ramos.

Aparência do Óleo:
Fluído de cor azulada. 

Aroma:
Herbal e floral. 

Origem:
Marrocos.

Principais Constituintes:
Cânfora, camazuleno, terpineno, cariofileno, cineol, sabineno, tuiona.

Propriedades:
Anti-inflamatório, antisséptico, antiespasmódico, adstringente, colagogo, diurético, expectorante, febrífugo, estimulante, tônico, analgésico, antioxidante, antiviral, calmante, digestivo, vermífugo, hipotensor e carminativo. 

Principal Utilização:

Tratamento da Pele:
O óleo essencial do tanaceto azul é muito benéfico para a pele. Tem uma ação como antialérgico, anti-inflamatório e cicatrizante em feridas, cortes, rachaduras, dermatites, eczemas, alergias, psoríase, rosácea, acne  e ulcerações. O camazuleno é um poderoso antioxidante, ajudando a proteger a pele do envelhecimento precoce.  

Sistema Muscular e Articular:
Suas qualidades analgésicas, anti-inflamatórias e sedativas são eficazes em dores musculares, artrites e reumatismo.

Outras Utilizações:

- Imunoestimulante.
 
- Hepatoprotetor.

- Estimulante regulador do sistema hormonal feminino.

- Bronco-dilatador indicado para acessos asmáticos.
 
Psicologicamente:
Sedativo do sistema nervoso. Indicado para acalmar mentes altamente agitadas ou turbulentas. Sutilmente trabalha aspetos associados à infância, traumas e conflitos emocionais. 

Curiosidades:
O tanaceto tem uma longa história de uso medicinal, especialmente entre os ciganos, para os quais ela é uma espécie de “cura tudo”. As flores dessa planta constam na Farmacopéia Herbal Britânica, por seu uso no combate aos vermes em crianças e também como poderoso antialergênico. O óleo do tanaceto azul, assim como o da camomila azul (ou alemã) possui alta concentração de camazuleno, susbstânca que dá a ele a cor azulada e a qualidade calmante e anti-inflamatória. É um óleo essencial também usado na composição de fragrâncias de perfumes.

Combinações:
Lavanda, neroli, bergamota, jasmim, rosa, palmarosa, ylang-ylang, petitgrain, sândalo, sálvia, laranja, tangerina, cedro, vetiver, hortelã.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.





Tanaceto Selvagem
(Tanacetum vulgare)


Existe uma outra variedade de tanaceto, o Tanacetum vulgare que normalmente é também conhecido como tanaceto selvagem, erva-de-são-marcos, catinga-de-mulata ou atanásia. Essa espécie não possui o camazuleno em sua composição e possui maior concentração de tuiona e canfora, fazendo dele um óleo essencial com efeitos mais estimulantes e antissépticos. É também comum encontrar a erva seca para preparação de chá. 












TANACETO AZUL
(Tanacetum annuum)







Nenhum comentário:

Postar um comentário