Goiaba



Nome Botânico: 
Psidium guajava

Família Botânica:
Myrtacee.

Nome em Inglês:
Guava.

Nome em Espanhol:
Guayaba.

Tipo de Planta:
Árvore frutífera de médio porte.

Óleo Extraído de:
Folhas e galhos.

Aparência do Óleo:
Líquido translúcido de cor amarelada.

Aroma:
Herbal e perfumado. 

Origem:
Brasil.

Principais Componentes:
Alfa-cariofileno, beta-cariofileno, beta-selineno e alfa-selineno.

Propriedades:
Antisséptica, anti-inflamatória, analgésica, antiviral, anti-microbiana, tônica, adstringente, regeneradora, nutritiva, cicatrizante.

Principal Utilização:

Tratamento Cutâneo:
Possui um poderoso efeito regenerador, analgésico, anti-inflamatório, calmante, cicatrizante e antioxidante nos tecidos da pele. Tem excelente resposta cicatrizante para ferimentos, lesões, ulcerações, dermatites, acne, herpes etc. Poderoso antioxidante e adstringente, o óleo da goiabeira estimula o colágeno evitando e tratando o envelhecimento da pele, rugas e marcas de expressão. Tem comprovado efeito tonificante na pele mantendo-a firme e com elasticidade combatendo a flacidez. Trata manchas e melhora a aparência geral da pele revitalizando-a. Possui também bom efeito no couro cabeludo agindo no tratamento da caspa, seborréia, oleosidade e queda.

Outras Utilizações:

Problemas Bucais:
O óleo da goiaba tem bom efeito cicatrizante, anti-inflamatório e analgésico para casos de estomatite (aftas), gengivite, dores de garganta, ferimentos e infecções no trato bucal.

- O beta-cariofileno é um poderoso anti-inflamatório, portanto o óleo da goiaba pode ser usado em casos de dores localizadas ou processos inflamatórios em geral.

Psicologicamente:
Calmante, anti-stress, estimulante do ânimo. Casos de desgaste do sistema nervoso e depressão.

Combinações:
Todos os cítricos, gerânio, alecrim, sálvia esclaréia, cedro, lavanda, néroli, hortelã, cipreste, rosa, immortelle, camomila.

Curiosidades:
O óleo essencial da goiabeira é relativamente novo no mundo dos óleos essenciais e da aromaterapia. É um óleo totalmente brasileiro, comercializado também no restante do mundo e se tornou um dos mais promissores "queridinhos" na área da cosmetologia. Considerado um dos mais poderosos itens naturais para formulações cosméticas com ação anti-idade.
Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.






Apesar de ser uma planta nativa e comum no Brasil, o óleo essencial da goiaba é considerado um óleo nobre e com um preço relativamente elevado na aromaterapia. Isso se dá a grande quantidade de matéria prima necessária para sua extração. O óleo é extraído das folhas da árvore que apesar de abundantes na planta possuem baixa quantidade de óleo essencial, necessitando de toneladas das mesmas para se conseguir alguns litros do óleo puro.










GOIABA (FOLHAS)
(Psidium guajava)



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário