Guaiaco


Nome Botânico:
Bulnesia sarmientoi.

Família Botânica:
Zygophelaceae.

Outros Nomes:
Pau santo, palo santo.

Nome em Inglês:
Guaiacwood, saint wood.

Nome em Espanhol:
Palo santo, madera sagrada.

Tipo de Planta:
Árvore de até 20 metros de altura com madeira aromática.

Óleo Extraído de:
Madeira e galhos.

Aparência do Óleo:
Transparente amarelado.

Aroma:
Amadeirado, terroso e perfumado.

Origem:
Paraguai, Bolívia e Argentina.

Propriedades:
Anti-inflamatório, analgésico, ansiolítico, alergênico, bactericida, antidepressivo, antioxidante, antiespasmódico, calmante, cefálico, descongestionante, expectorante, imuno-estimulante, tônico, antisséptico, antiviral, sedativo e anti-infeccioso.

Principais Constituintes:
Guaiol, bulnesol, sabineno, limoneno, germaceno, cariofileno, terpineol, p-cimeno, pineno, trans-carveol, mirceno.

Principal Utilização:

Sistema Respiratório:
É ótimo para problemas respiratórios em geral e tem um efeito expectorante e de purificação para os pulmões. Facilita a respiração e trata asma, bronquite, constipação peitoral, gripes, laringite, tosse, resfriado e sinusite.

Outras Utilizações:

Tratamento Cutâneo:
Tem efeito calmante, cicatrizante e trata a pele seca e madura. Bom para aliviar rugas, acne, eczema, cicatriz, escaras, ulcerações, cortes, ferimentos. É um ótimo tônico para a pele equilibrando a oleosidade e também amaciando e hidratando.
 
Sistema Muscular e Articular:
O óleo de guaiaco possui um bom efeito como anti-inflamatório e relaxante muscular sendo bem útil em óleos de massagem. Alivia músculos cansados e trata dores reumáticas, artrites, artroses e dores musculares em geral.

* Trata também dores de cabeça (cefaleia) e enxaquecas.

* Possui ação como repelente para insetos.
 
Psicologicamente:
Altamente relaxante, calmante e antidepressivo. Contribui para elevar e harmonizar o campo espiritual. Relaxando a mente e o corpo físico. Alivia o stress e a ansiedade.

Curiosidades:
A madeira do guaiaco é empregada para trabalhos de gravura e para a fabricação de postes de madeira duráveis. A partir de sua madeira, também é produzido um tipo de óleo conhecido como "óleo de guaiaco" (ou guayacol), para ser usado como ingrediente em cosméticos, sabonetes e perfumes. Sua resina pode ser obtida por meio de solventes orgânicos e é empregada na fabricação de vernizes e tintas escuras. A madeira de guaiaco também tem sido usada na medicina indígena na América do Sul, nativos da região do Chaco empregam a casca para tratar problemas estomacais e respiratórios. Pequenos pedaços da madeira também são usados como forma de incenso natural em rituais espirituais e de cura.

Combinações:
Combina com vários outros óleos essenciais, em especial o sândalo, cedro, olíbano, mirra, lavanda, jasmim, néroli, hortelã. 

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.







A madeira do guaiaco tem uma coloração bastante diferenciada. O interior do tronco da Bulnesia sarmientoi varia em tons de marrom, tons de verde e preto. Com listras, veios e círculos multicoloridos. A madeira do guaiaco além dos usos tradicionais de marcenaria, também é usada como incenso e artigo holístico e ritualístico.







Bursera graveolens
O verdadeiro palo-santo.


O guaiaco (Bulnesia sarmientoi) é normalmente chamado também de "palo santo", principalmente na América do Sul. Mas é importante saber que a verdadeira árvore do palo santo é a Bursera graveolens. Trata-se de outra espécie de árvore mas ambas possuem as características e usos bem similares, inclusive o aroma dos óleos e das madeiras. 






GUAIACO / PAU SANTO
(Bulnesia sarmientoi)






Nenhum comentário:

Postar um comentário