Poejo


Nome Botânico:
Mentha pulegium. 

Família Botânica:
Lamiaceae.
(Hortelã, orégano, tomilho, sálvia, lavanda, manjerona, manjericão, alecrim, hissopo, patchuli).

Outros Nomes:
Hortelãzinho, erva-de-são-lourenço.

Nome em Inglês:
Pennyroyal.

Nome em Espanhol:
Poleo.

Tipo de Planta:
Erva perene com folhas miúdas, aromáticas e mentoladas. 
O poejo é do mesmo gênero botãnico da hortelã.

Óleo Extraído de:
Toda a planta.

Aparência do Óleo:
Transparente/fluído.

Aroma:
Refrescante, adocicado, mentolado e herbal.

Origem:
Europa e Ásia.

Principais Constituintes:
Pulegona, mentol, mentona, isomentona, piperitenona, isopulegol, alfa-pineno, beta-pineno, limoneno.

Propriedades:
Antisséptico, antibiótico, ant-infeccioso, tônico estomacal, antiespasmódico, estimulante, tônico, anti-parasítico, vermífugo, expectorante, analgésico, descongestionante, digestivo.

Principal Utilização:

Sistema Respiratório:
Bom para tratar tosse, resfriado e gripes, asma, bronquite, nariz congestionado, sinusite, catarro, rinite e qualquer condição do sistema respiratório. O frescor do mentol abre os bronquios, descongestiona e desinfeta.

Sistema Digestivo :
Alivia náuseas, enjoos, digestão lenta, indigestão, falta de apetite, gastrite, colite, prisão de ventre, flatulência e dores de estômago. Também alivia enxaquecas de origem digestiva.

Outras Utilizações:

Sistema Muscular e Articular:
Tem ação analgésica e anti-inflamatória. Trata dores musculares, torcicolo, tensão muscular, cansaço ou fadiga muscular, artrite e reumatismo. Bom para aliviar luxações, pancadas e torções.

Sistema Circulatório:
Bom para má circulação, varizes e membros frios pois estimula a circulação local. Ótimo para aliviar e relaxar pernas e pés cansados. Tem ação refrescante e calmante para desconfortos circulatórios.

Higiene e Saúde Bucal:
O poejo, assim como a hortelã, também é ótimo para a higiene bucal. Sua ação anti-microbiana é comprovada no combate ao fungo causador do "sapinho", também para tratar ulcerações como aftas.

*Na pele tem ação refrescante, anti-inflamatória e adstringente.

*Repelente contra insetos.

Psicologicamente:
Revigorante e calmante. Alivia o cansaço mental, a fadiga, o stress e a letargia. Excelente para aliviar dores de cabeça e enxaquecas de origem nervosa.

Curiosidades:
Originária da Europa e Ásia Ocidental, recebeu o nome de poejo (pulegium), por sua reputação de afastar as pulgas, que em latim é pulex. Alguns povos da antiguidade utilizavam a planta em cerimônias religiosas para espantar maus espíritos. Também acreditava que o poejo na antiguidade era utilizado pelos gregos para purificar águas poluídas. O poejo quando fervido juntamente com manjericão e 1 sabonete, vira um creme que quando usado sobre o corpo funciona como repelente de insetos, muito utilizado por pescadores e acampados. É uma planta que cresce em áreas úmidas ou alagadas, como beiras de rios, lagos e riachos.

Combinações:
Olíbano, lavanda, citronela, petitgrain, tomilho, manjericão, cedro, canela, bergamota, laranja, eucalipto, vetiver, capim-limão, gengibre, pimenta preta, pinho, limão e alecrim.

Cuidados:
Usar diluído e em baixa concentração.
Não usar em crianças sem orientação médica. 
Proibido para gestantes.






Chá de poejo

O chá do poejo é muito popular, principalmente para quem o cultiva no jardim ou em canteiros. Tem um sabor e aroma que lembram a hortelã e vários benefícios como tratar a digestão, gases, dores de estômago, cólicas, etc. Também muito bom para ajudar a se curar de tosses, gripes e resfriados ou para fazer gargarejos e bochechos para problemas bucais. Mas deve ser consumido com moderação,  pois a erva possui uma certa toxidade se usada em excesso. E o óleo essencial nunca deve ser ingerido.








POEJO
(Mentha pulegium)






Nenhum comentário:

Postar um comentário