Aquiléia


Nome Botânico:
Achillea millefolium.

Família Botânica:
Asteraceae.
(Camomila, girassol, tanaceto, calêndula).

Outros Nomes:
Milefólio, mil-folhas.

Nome em Inglês:
Yarrow.

Nome em Espanhol:
Milenrama.

Óleo Extraído de:
Folhas e flores.

Aparência do Óleo:
Fluído e de cor azul.
 
Aroma:
Amargo-adocicado, herbáceo e fresco.

Origem:
Europa e Ásia.

Propriedades:
Anti-inflamatório, antisséptico, antiespasmódico, adstringente, colagogo, diurético, expectorante, febrífugo, estimulante, tônico, analgésico, antioxidante, antiviral, calmante, digestivo, hipotensor e carminativo.

Principais Constituintes:
Borneol, cineol, azuleno, camazuleno, limoneno, pineno.
 
Principal Utilização:

Sistema Digestivo:
Trata flatulência, diarréia, gastralgia, gastrite, vômitos, dores estomacais, má digestão, prisão de ventre e cólicas.  Ativa a bílis auxiliando a digestão de gorduras e estimulando o apetite.

Sistema Hormonal e Geniturinário:
É um fito-hormônio tratando problemas como tpm, irregularidade menstrual e problemas hormonais. É boa para muitos desarranjos femininos incluindo menstruação escassa, irregular, dolorida, perda excessiva de sangue, hemorragia uterina, inflamação no ovário, prolapso uterino e fibromas.

Outras Utilizações:

Sistema Muscular e Articular:
Suas qualidades analgésicas, anti-inflamatórias e sedativas são eficazes em dores musculares, artrites e reumatismo.

Sistema Circulatório:
É um tônico para a circulação, estimula a renovação do sangue. Ameniza problemas de circulação como varizes e hemorroidas

Tratamento da Pele:
O óleo essencial da aquiléia é muito benéfico para a pele. Tem uma ação lenta porém eficaz como cicatrizante em feridas, cortes, rachaduras,  e ulcerações. Equilibra a oleosidade da pele e do couro cabeludo, e pode ajudar o crescimento dos cabelos. O camazuleno da aquiléia é um poderoso antioxidante, ajudando a proteger a pele do envelhecimento precoce. 

Psicologicamente:
Altamente relaxante, alivia o stress e a ansiedade. Também controla a hipertensão e insônia.

Curiosidades:
A aquiléia ou milefólio é da mesma família da camomila alemã, possuindo propriedades terapêuticas semelhantes, inclusive o mesmo componente químico: o camazuleno, que dá ao óleo essencial a cor azul-escura. Assim como o óleo de camomila, esse é um poderoso antioxidante, cicatrizante para pele e reparador do sistema digestivo. A aquiléia (ou milefólio) é uma erva conhecida desde os tempos antigos, já era usada pelos gregos, romanos e egípcios como planta medicinal.

Combinações:
Lavanda, neroli, bergamota, jasmim, rosa, palmarosa, ylang-ylang, petitgrain, sândalo, sálvia, laranja, tangerina, cedro, vetiver, hortelã.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.
 
 
  
 
  


O nome da erva (Achillea) deriva do herói da Ilíada: Aquíles. Guerreiro poderoso e destemido que ajudou na batalha de Tróia. Segundo a história, Aquíles era conhecedor do poder curativo das ervas e usava a aquiléia para curar seus ferimentos das batalhas. Isso nos mostra que a erva era conhecida e usada por seus benefícios medicinais desde a antiguidade e permaneceu com essa reputação até a Idade Média onde era usada para curar infecções, resfriado, febres, ferimentos, estancar sangramentos, etc...
 
    
 
 
   
 
AQUILÉIA / MILEFÓLIO
(Achillea millefolium)
 





2 comentários: