Cúrcuma



Nome Botânico: 
Curcuma longa.

Família Botânica:
Zingiberaceae.

Outros Nomes:
Tumérico, açafrão da terra.

Nome em Inglês:
Tumeric.

Nome em Espanhol:
Cúrcuma. 

Tipo de Planta:
Planta alta com folhas verdes longas e raizes carnudas e altamente aromáticas

Óleo Extraído de:
Raízes.

Aparência do Óleo:
Líquido translúcido amarelado.

Aroma:
Terroso e picante.

Origem:
Ásia.

Principais Componentes:
Curcumina, turmerona, turmerol, zingiberol, b-cariofileno, d-limoneno, a-santaleno, cineol.

Propriedades:
Antisséptico, anti-inflamatório, estimulante, antioxidante, disgestivo, analgésico, hipotensor, afrodisíaco, fortificante, antitérmico, expectorante, carminativo, respiratório, desintoxicante e imunoestimulante.

Principal Utilização:
A cúrcuma tem as aplicações muito similares ao gengibre.

Sistema Digestivo:
Trata indigestão, prisão de ventre, diarréia, cólicas e inchaço estomacais, cólicas menstruais, náuseas, gases, também é estimulante do apetite.

Outras Utilizações:

Sistemas Muscular e Articulares:
Poderoso anti-inflamatório é bom contra reumatismo, artrite, artrose, tendinite, espasmos e dores musculares, cansaço muscular, lumbagos, etc.

Sistema Circulatório:
Vasodilatador e hipotensor. Ótimo estimulante da circulação local, indicado para varizes, membros e extremidades frias, ajuda a eliminar toxinas.

Sistema Respiratório e Imunológico:
Bom para tratar gripes, resfriados, febre, tosse, garganta, congestão nasal, sinusite, asma, bronquite e acúmulo de catarro e secreções. Excelente como imuno-estimulante e para ajudar a baixar febre. 

Tratamento da Pele:
Bom para limpeza e controle da pele oleosa. Útil para tratar casos de dermatoses, dermatites e outros processos inflamatórios da pele. O óleo da cúrcuma, assim como o do gengibre, tem a fama de ajudar no tratamento de clareamento de manchas da pele, assim como de evitar o envelhecimento através de seu poder antioxidante.

Psicologicamente:
Aquecedor e energético, bom para depressão, falta de confiança e de memória. Tem poder relaxante para a mente em casos de stress e confusão mental. Auxilia o contato e percepção da realidade. Considerado um ótimo afrodisíaco, indicado para problemas de ordem sexual.

Combinações:
Todos os óleos cítricos e alecrim, capim-limão, hortelã, lavanda, erva-doce, eucalipto, vetiver, canela, cravo, gerânio, rosa, palmarosa, patchouli.

Curiosidades:
A cúrcuma (ou tumérico) é uma planta conhecida há mais de 3.000 anos. Em especial na Ásia seu pó é usado tanto para fins medicinais quanto culinários. Na Índia, nos tratamentos Ayurvedicos, o rizoma em pó ou óleo é usado para tratar tosses, feridas, reumatismo, sinusite, problemas digestivos, etc. O pó da cúrcuma é usado em todo mundo também como especiaria e como corante natural.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.






cúrcuma é um dos anti-inflamatórios naturais mais potentes que existe. Seu consumo diário melhora muito os sintomas de problemas como artrite, artrose, fibromialgia, tendinites, tenossinovites, dores musculares, lombalgias e qualquer processo inflamatório no corpo. É indicado ser consumida junto com a pimenta-preta (pimenta do reino) pois ela aumenta muito a absorção no organismo. Os óleos essenciais também podem  ser usados internamente, desde que com a devida orientação.  







CÚRCUMA / TUMÉRICO
(Curcuma longa)




Nenhum comentário:

Postar um comentário