Lima da Pérsia


Nome Botânico:
Citrus limettioides.

Família Botânica:
Rutaceae.
(Laranja, tangerina, lima, petitgrain, néroli, limão, grapefruit, bergamota).

Outros Nomes:
Limette.

Nome em Inglês:
Sweet lime, persian lime.

Nome em Espanhol:
Lima persa.

Tipo de Planta:
Árvore de médio porte que produz frutos cítricos comestíveis.
A lima-da-pérsia é um híbrido, resultado do cruzamento de duas espécies de citrus.

Óleo Extraído de:
Casca do fruto.

Aparência do Óleo:
Líquido translúcido, amarelado e fluído.
 
Aroma:
Cítrico, delicado e perfumado. 

Origem:
Ásia.

Propriedades:
Antidepressivo, relaxante, antisséptico, estimulante do apetite, diurético, desinfetante, desintoxicante, cicatrizante, estimulante e tônico geral.

Principais Constituintes:
Nootkatona, limoneno, d-limoneno, a-pineno, sabineno, mirceno, nerol, b-cariofileno, citronelol, a-tuieno, a-terpineno. 

Principal Utilização:

Sistema Linfático :
Estimulante do sistema linfático, por esse motivo é ótimo para tratar inchaços por acúmulo líquido e edemas. Desintoxica o corpo ajudando na eliminação de suas toxinas metabólicas. Nutre as células dos tecidos e controla os processos líquidos do corpo. Trata a obesidade, gordura localizada e celulite por ser diurético.

Sistema Digestivo:
Estimula a secreção biliar, ajudando na digestão de gorduras. É estimulante do apetite e também é considerado um tônico para a digestão e cicatrizante gástrico, o fígado e os rins. Bom contra ressacas.

Outras Utilizações:

Tratamento de Pele:
Bom para pele oleosa e acne. Excelente como drenante para a celulite e gordura localizada em massagens estéticas. Efeito adstringente para pele e couro cabeludo ajudando a controlar a oleosidade e a produção de sebo. Age também como antioxidante, previnindo o envelhecimento da pele.

*Por ser desintoxicante é bom para dor e cansaço musculares.
 
*Alivia dores de cabeça, enxaqueca, jatleg e tpm.
 
*Assim como todos os óleos cítricos, possui efeito tônico e regulador para a circulação e sistema cardíaco.

Psicologicamente:
Assim como todos os óleos cítricos, a lima é um poderoso antidepressivo. É calmante e revigorante. Alivia o stress, cansaço mental, fadiga, tristeza e melancolia.

Combinações:
Erva-doce, néroli, cipreste, lavanda, sândalo, cedro, alecrim, lemongrass, vetiver, hortelã, gerânio, canela, eucalipto e todos os demais cítricos.

Curiosidades:
A lima-da-pérsia é nativa da Ásia. Apresenta-se na forma de uma fruta cítrica de baixa acidez, classificada dentro das limas doces, e também conhecida como lima comum. O fruto se torna amarelo-alaranjado quando fica maduro. O suco contém um sabor muito delicado e levemente amargo, é popular no Oriente Médio e na Índia, mas menos no mundo ocidental. Tais frutos são de difícil cultivo no Brasil, por serem muito vulneráveis a doenças. Entre os benefícios da fruta merecem destaque a quantidade de sais minerais, como cálcio e potássio. Possui também, um alto índice de vitamina C e atua como desintoxicante natural. Além da saúde, a lima-da-pérsia é uma poderosa aliada da beleza. Hoje em dia, existem óleos de banho e bálsamos à base da fruta. Esses produtos ajudam a hidratar a pele e combatem as ações dos raios UV. O óleo da lima-da-pérsia também é muito usado na composição aromática de perfumes, além de produtos cosméticos.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica. 
Não se expor ao sol após o uso na pele. 
Em receitas cosméticas é mais indicado o uso a noite.





Citrus limettioides é uma variedade de cítrico que possui um alto teor de nootkatona (cetona que estimula o metabolismo), 10 vezes maior que o grapefruit e um alto teor de limoneno (60%). Por esse motivo, a lima-da-pérsia é um óleo essencial muito eficaz no combate á celulite, retenção hídrica, queima de gordura localizada e desintoxicação celular.





LIMA DA PÉRSIA
(Citrus limettioides)







Nenhum comentário:

Postar um comentário