Gálbano


Nome Botânico: 
Ferula galbaniflua.

Família Botânica:
Apiaceas.

Nome em Inglês:
Galbanum.

Nome em Espanhol:
Galbano.

Tipo de Planta:
Arbusto florido que produz uma resina aromática.

Óleo Extraído de:
Resina secretada nas raízes e caule da planta.

Aparência do Óleo:
Líquido translúcido de cor amarelo-âmbar.

Aroma:
Balsâmico, herbal e terroso.

Origem:
Irã, Afeganistão, Sibéria.

Principais Componentes:
A-pineno, b-pineno, cadineno, cadinol, piparazina, sabineno, mirceno, careno, guaiol, cumarina, galbanol. 

Propriedades:
Analgésico, anti-inflamatório, antimicrobiano, antisséptico, antiespasmódico, afrodisíaco, balsâmico, carminativo, cicatrizante, digestivo, diurético, emenagogo, expectorante, hipotensivo, restaurativo, tônico.

Principal Utilização:

Sistema Respiratório:
Eficiente como descongestionante, expectorante e desinfetante em casos de congestão nasal, bronquite, muco, etc. Trata quadros de faringite, tosse, resfriados, sinusite, asma, rinites e problemas respiratórios em geral.

Outras Utilizações:

Tratamento Cutâneo:
Bom efeito cicatrizante e regenerador para a pele em casos de acne, lesões, escaras, eczemas, ulcerações, auxiliando no crescimento de tecido novo na área afetada. Ação tônica e antioxidante que trata e previne flacidez, rugas e sinais de envelhecimento. É um bom óleo essencial para produto cosmético com ação anti-idade.

Sistema Muscular e Articular:
O gálbano tem efeito estimulante na circulação, o que auxilia no tratamento de dores em articulações e musculares. Estimula a recuperação dos tecidos tratando reumatismo, artrites, dores musculares, gota, tendinites.

*Possui efeito eficiente como repelente de insetos no ambiente.

Psicologicamente:
Calmante, relaxante, anti-stress, combate a ansiedade e tensão nervosa. Um aroma terroso que como o vetiver serve para nos aterrar e trazer para a percepção da realidade.
 
Combinações:
Lavanda, gerânio, pinheiro, abeto, cedro, limão, cânfora. 

Curiosidades: 
O gálbano já era usado em civilizações como a grega e a romana em incensos, misturas para banhos, bálsamos para a pele e na perfumaria. Os hebreus o usavam para incenso e óleo em rituais religiosos. Foi usado no Egito antigo nos embalsamamentos e na cosmética. A resina aromática é referenciada na Bíblia, no Antigo Testamento, provando sua tradição como incenso sagrado na época.  Hoje ainda é usado como remédio no oriente mas é mais amplamente apreciado como artigo aromático e de perfumaria.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.





O óleo essencial do gálbano, hoje em dia, não tem tanta tradição de uso na aromaterapia apesar das ótimas propriedades antissépticas, analgésicas e expectorantes. Hoje seu uso é mais amplo na indústria da perfumaria como fixador e como nota base. Seu aroma balsâmico-terroso é muito apreciado na composição de inúmeros perfumes, princilpalmente nas fragrâncias masculinas.







A resina do gálbano era mais uma das inúmeras resinas e itens aromáticos que os egípcios antigos usavam na fabricação de seus incensos e perfumes. Esses itens não eram usados só pelo aroma, mas também eram criados como itens de devoção aos seus deuses.








GÁLBANO
(Ferula galbaniflua)





Nenhum comentário:

Postar um comentário