Priprioca


Nome Botânico:
Cyperus articulatos.

Família Botânica:
Cyperaceae.

Outros Nomes:
Piri-piri.

Nome em Inglês:
Cypriol.

Nome em Espanhol:
Priprioca.

Tipo de Planta:
Erva/capim com raízes e tubérculos aromáticos.

Óleo Extraído de:
Raízes e tubérculos da planta.

Aparência do Óleo:
Liquido marrom-avermelhado.
 
Aroma:
Amadeirado, floral e adocicado.

Origem:
Ásia.

Propriedades:
Antiespasmódico, antioxidante, antitumoral, cicatrizante, antisséptico, antidiabético, hipotensor, analgésico, anti-inflamatório, antimalárico, repelente, afrodisíaco e fungicida.

Principais Constituintes:
Mustakone, óxido de cariofileno, a-pineno, b-pineno, trans-pinocarveol, mirtenol, ledol, cyperotundone e alfa-cyperone .

Principal Utilização:

Fragrâncias e Perfumes:
A principal utilização da priprioca é na indústria de perfumes e cosméticos. O óleo perfumado de seus tubérculos e raizes é altamente apreciado na composição de produtos cosméticos,  aromáticos e perfumes nacionais e internacionais.

Outras Utilizações:

Tratamento de Pele:
A priprioca tem ótima ação antisséptica, anti-inflamatória, fungicida e cicatrizante. Portanto é mto útil para casos de ferimentos, dermatites, acne e problemas inflamatórios

Sistema Muscular e Articular:
Suas ações analgésicas e anti-inflamatórias também possuem efeito para tratar artrites, dores musculares, tendinites, etc.

Psicologicamente:
Calmante e sedativo. Reduz o estresse, ansiedade, dificuldade para dormir. Pode também contribuir em caso de ronco

Combinações:
Capim-limão, citronela, palmarosa, limão, cedro, sândalo, ylang ylang, lavanda, manjerona, alecrim, patchouli, petitgrain, hortelã, laranja.

Curiosidades:
O óleo da priprioca já havia sido indicado como de excelente qualidade olfativa quando foi analisado por perfumistas suíços ainda na década de 1980, no INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), em Manaus. A planta é um insumo importante para a perfumaria, já que tem um óleo essencial com excelência de qualidade olfativa e de difícil recomposição sintética. Além disso, já era comercializada no estado do Pará e também utilizada pelas empresas de perfumaria regionais há mais de 30 anos. O conhecimento da priprioca é uma herança dos povos da Amazônia. Plantada em seus quintais, ralada ou raspada, era também usada como remédio por suas ações antitérmicas, antissépticas e fungicidas. A planta é parente do junco e do papiro. 

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.




Os rizomas altamente perfumados da priprioca são muito apreciados na perfumaria, cosmética e gastronomia. Além de perfumes nacionais e internacionais, marcas de cosméticos também usam seu aroma floral e amadeirado em seus produtos. E vários chefs renomados de gastronomia também usam a priprioca em pratos e sobremesas no menu de seus restaurantes






Ver-o-Peso, Belém do Pará.


No Pará, a priprioca representa uma importante fonte de renda para muitas famílias de agricultores e feirantes locais. Ela é uma das principais plantas aromáticas e medicinais vendidas no estado e sua comercialização ocorre principalmente no mercado Ver-o-peso em Belém, onde é vendida in natura, em poções, garrafadas, perfumes, artesanato, chás, etc. 










PRIPRIOCA
(Cyperus articulatus)








Nenhum comentário:

Postar um comentário