Nootka Tree


Nome Botânico:
Cupressus nootkatensis.

Família Botânica:
Cupressaceae.
(Cipreste, junípero).

Nome em Inglês:
Nootka tree.

Nome em Espanhol:
Árbol nootka.

Tipo de Planta:
Árvore conífera de grande porte.

Origem:
América do Norte.

Óleo Extraído de:
Madeira.

Aparência do Óleo:
Transparente/fluído pálido.

Aroma:
Amadeirado intenso.

Principais Constituintes:
Nootkatona, α-pineno, canfeno, d-careno, p-cimeno, limoneno, terpinoleno, α-terpineol, cavicol, carvacrol, β-selineno, β-cariofileno, aromadendreno, valenceno, δ-cadineno  

Propriedades:
Antidepressivo, antioxidante, relaxante, antisséptico, diurético, desinfetante, desintoxicante, cicatrizante, antifúngico, termogênico, anti-inflamatório, repelente, estimulante e tônico geral.

Principal Utilização:

Tratamento Cutâneo:
Excelente como drenante para a celulite e gordura localizada em massagens estéticas. Efeito adstringente para pele e couro cabeludo ajudando a controlar a oleosidade e a produção de sebo. Trata candidíase, micoses, frieiras, queimaduras, alergias e ajuda a cicatrização de ferimentos. Age também como um poderoso antioxidante, previnindo o envelhecimento da pele e melhorando manchas, rugas e linhas.

Outras Utilizações:

Sistema Muscular e Articular:
Poder anti-inflamatório, tratando artrites, reumatismo, tendinite, bursite, gota, artrose, dores e distenção muscular.

Sistema Linfático :
Estimulante do sistema linfático, por esse motivo é ótimo para tratar inchaços por acúmulo líquido e edemas. Desintoxica o corpo ajudando na eliminação de suas toxinas metabólicas. Nutre as células dos tecidos e controla os processos líquidos do corpo.

Repelente:
Pode ser utilizado em sprays como repelente e inseticida. Útil contra carrapatos, mosquitos, besouros, piolhos, cupins e insetos de modo geral.

Psicologicamente:
Antidrepressivo, auxilia pessoas desmotivadas em situações de desistência. Fortalece a força interior e a autoconfiança, fortalecendo a tomada de iniciativa e a capacidade de se defender de adversidades e pessoas invasivas.

Combinações:
Erva-doce, néroli, cipreste, lavanda, sândalo, cedro, alecrim, lemongrass, vetiver, hortelã, gerânio, canela, eucalipto e todos os cítricos.

Curiosidades:
Um estudo feito com árvores de nootka mortas, demonstrou que elas podem se manter naturalmente conservadas por mais de um século, sem a madeira apodrecer.  Esta é uma das espécies de coníferas mais evoluídas que se tem conhecimento. Seu nome provém da tribo Nuu-cha-nulth, povos indígenas da costa do pacífico no Canadá, região onde predomina-se o cultivo da árvore e marcado pelo primeiro contato dos europeus com o território. A nootka é da mesma família dos ciprestes, porém diferente deles, seu óleo essencial vem da madeira e não dos galhos e folhas. O que faz desse óleo essencial um dos aromas amadeirados mais intensos da aromaterapia.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.







O óleo essencial da nootka tree é excelente contra a celulite, retenção de líquidos e gordura localizada em função da alta concentração da nootkatona (cetona que estimula o metabolismo). Por ter um efeito adstringente, termogênico e estimulante do sistema linfático, pode ser um ingrediente muito eficaz em tratamentos estéticos e terapêuticos.





NOOTKA TREE
(Cupressus nootkatensis)






Nenhum comentário:

Postar um comentário