Benjoim


Nome Botânico
Styrax benzoin, Styrax tonkinensis.

Família Botânica:
Styracaceae.

Outros Nomes:
Bálsamo, goma benjoim.

Nome em Inglês:
Benzoin, styrax gum.

Nome em Espanhol:
Benjuí.

Tipo de Planta:
Árvore que produz uma resina aromática em seu tronco.

Óleo Extraído de:
Resina (goma) que se forma no tronco da árvore.

Aparência do Óleo:
Líquido translúcido, marrom e denso.

Aroma:
Balsâmico e adocicado. 
Lembra o mel e a baunilha.

Origem:
Sumatra, Laos, Camboja, Vietnã.

Principais Componentes:
Ácido benzóico, benzoato de coniferilo, benzoato de cinamilo, cinamato de cinamilo, ácido siaresinolóico, estireno, vanila, 

Propriedades:
Expectorante, antisséptico, conservante, cicatrizante, hidratante, rejuvenescedor, desintoxicante, sedativo nervoso.

Principal Utilização:

Sistema Respiratório:
A resina que é "quente e seca" é de grande valor para "abrir" os pulmões. Trata a tosse, constipações, sinusite, asma, bronquite, infecções peitorais, alergias, rinites, catarro e resfriados.

Outras Utilizações:

Tratamento Cutâneo:
Hidratante, rejuvenescedor, cicatrizante e antisséptico. Previne o envelhecimento precoce da pele e tem efeito como esfoliante eliminando as células mortas, favorecendo o surgimento de uma pele nova e macia. Ele é um sedativo e tem uma ação pronunciada sobre as membranas mucosas. Tem comprovada ação cicatrizante para ferimentos e lesões de pele.

Sistema Muscular e Articular:
É bom nos estados de frio nas juntas, sendo eficaz no tratamento de artrite reumatóide e gota. Bom contra cansaço e dores musculares.
 
Sistema Geniturinário:
Trata problemas geniturinários, sendo poderoso antisséptico em casos de gonorréia, cistite, infecções, espermatorréia e leucorréia. É de grande valor nos desarranjos do trato urinário.

Psicologicamente:
Calmante, relaxante, antidepressivo, sedativo nervoso, altamente eficaz contra stress e ansiedade. Aumenta o bom humor. Seu aroma quente e doce tem uma ação energizante e estimulante de longo alcance. Aroma reconfortante.

Curiosidades:
No Extremo Oriente o benjoim é apreciado como incenso e medicamento. Em templos bíblicos era conhecido como "bálsamo" e era usado para proteção espiritual e "expulsar demônios". No Ocidente é ingrediente de um antigo e tradicional remédio chamado Friar's Balsam, um tônico usado para tratar vários problemas respiratórios. A tintura do benjoim é um ingrediente presente em vários medicamentos antissépticos. No século XVI o benjoim era a fragrância preferida da Rainha Isabel I, da Inglaterra, que usava-o como perfume. Na aromaterapia, devido ao seu aroma agradável e doce, destaca-se por ter um poderoso efeito calmante e relaxante. O benjoim é um conservante natural portanto se adicionadas algumas poucas gotas em uma mistura essa terá uma validade maior que o normal. E também é usado em perfumes como nota de fundo e fixador.

Combinações:
Cedro, sândalo, limão, capim-limão, litsea-cubeba, vetiver, lavanda, cravo, canela, gengibre, laranja, alecrim, hortelã e eucalipto.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.
 





A seiva retirada da casca da 
árvore através de cortes, se 
solidifica formando a resina do 
benjoim. Após ser dissolvida 
ela dá origem ao óleo essencial. 
Uma substância bastante densa, 
que lembra o mel e que tem um 
aroma balsâmico e doce, como 
o aroma da baunilha.






benjoim é como o Sol: 
Quente, acolhedor, 
energizante e curador.



A resina do benjoim, assim como a da mirra e do olíbano, era um dos itens aromáticos cultuados pelos povos antigos, principalmente os egípcios, que foram mestres na utilização de produtos naturais para fins cosméticos e medicinais. Por muitos povos, o benjoim era considerado um artigo de proteção física e espiritual. Inclusive citado em textos bíblicos, com o nome de "bálsamo".








BENJOIM
(Styrax benzoin)





Nenhum comentário:

Postar um comentário