Baunilha


Nome Botânico:
Vanilla planifolia.

Família Botânica:
Orchidaceae.

Nome em Inglês:
Vanilla.

Nome em Espanhol:
Vainilla.

Tipo de Planta:
Planta do tipo trepadeira da família das orquídeas.

Óleo Extraído de:
Sementes.

Aparência do Óleo:
Líquido viscoso de cor âmbar.
 
Aroma:
Doce, quente e perfumado.

Origem:
México, América Central e Madagascar.

Propriedades:
Reconfortante, tônico, afrodisíaco, calmante, antidepressivo, ansiolítico, antioxidante, cicatrizante, anti-inflamatório, cardioprotetor.

Principais componentes:
Vanilina, butandiona diacetila, helitropina, ácido capróico, eugenol, furfural, ácido vanilínico.

Principal Utilização:

Emocional e Psicológico:
O efeito do aroma da baunilha no nosso corpo é muito perceptível no campo emocional. Seu aroma é altamente antidepressivo, calmante e reconfortante. Possui um ótimo efeito também afrodisíaco com seu aroma doce e sensual, ajudando a tratar problemas de ordem sexual e de libido. Reduz os níveis de stress equilibrando os níveis de endorfinas. Nos aflora a nossa "criança interior" nos fazendo ver a vida com mais alegria e ânimo para encarar os problemas. Indicado para estresse, ansiedade nervosa, insônia, inquietação e incapacidade de relaxar.

Tratamento de Pele:
O óleo absoluto da baunilha possui poderosa ação antioxidante, portanto pode ser usado em receitas cosméticas para evitar ou tratar o envelhecimento da pele pelos radicais livres. Também possui ação hidratante e recupera o viço e maciez da pele.

Regulador do Apetite:
O aroma da baunilha é conhecido também por regular o apetite e controlar a compulsão por comer. Na verdade o seu aroma nos causa esse efeito: de saciedade principalmente por doces.

Outras Utilizações:

Sistema Reprodutor Feminino:
Pode regular o ciclo menstrual, tratar a TPM, aliviar as cólicas e distúrbios menstruais e uterinos.

* Usado como nota aromática em perfumes e fragrâncias. 

* Usado como saborizante pela indústria alimentícia e na culinária.

Combinações:
Cedro, sândalo, limão, capim-limão, litsea-cubeba, vetiver, lavanda, cravo, canela, gengibre, laranja, alecrim, hortelã.

Curiosidades:
A história da baunilha está associada à do chocolate. Os astecas e já antes os maias, decoravam com baunilha uma bebida espessa à base de cacau. Os astecas designavam tal bebida, destinada aos nobres e aos guerreiros. Porém, os astecas não cultivavam nem a baunilha nem o cacau, devido ao clima impróprio. Tais produtos de luxo provinham do comércio com as regiões vizinhas. Os espanhóis descobrem a baunilha no início do século XVI, por ocasião da conquista da América Central, e em seguida a difundem na Europa, onde a perfumada especiaria ganha a admiração de todos os nobres do velho continente.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.





A baunilha é uma especiaria descoberta em meados de 1500 pelos navegadores espanhóis e levada para a Europa, onde ganhou o mundo e se tornou apreciada pelo seu doce perfume intenso, marcante e único. Ainda hoje é considerada uma especiaria nobre, cara e requintada, sendo a segunda especiaria mais cara do mundo, ficando atrás apenas do açafrão espanhol (Crocus sativus).







BAUNILHA
(Vanilla planifolia)






Nenhum comentário:

Postar um comentário