Âmbar


Nome Botânico: 
Pinus succinifera.

Família Botânica:
Pinaceae.

Outros Nomes:
Âmbar Báltico.

Nome em Inglês:
Amber.

Nome em Espanhol:
Ámbar.

Tipo de Planta:
Árvore conífera já extinta.

Óleo Extraído de:
Resina fossilizada que é aquecida e destilada.

Aparência do Óleo:
Líquido viscoso de cor amarelo/amarronzado. 

Aroma:
Resinoso, balsâmico, doce e amadeirado.

Origem:
Ásia, Europa e América do Norte. 

Principais Componentes:
A-pineno, b-pineno, canfeno, careno, limoneno, cariofileno, farneseno, ácidos orgânicos solúveis (ácido succínico).

Propriedades:
Calmante, sedativo, afrodisíaco, anti-depressivo, ansiolítico, antisséptico, cicatrizante, analgésico, expectorante, anti-inflamatório, imuno-estimulante. 
 
Principal Utilização:

Emocional e Psicológico:
O óleo essencial da resina do âmbar possui efeitos mais perceptíveis nos planos emocional e psicológico. Seu aroma por muitos é considerado "o perfume da alma: perfeito e divino". O óleo proveniente do âmbar possui um aroma amadeirado, doce e resinoso que nos traz imediatamente sensação de tranquilidade, paz e quietude... acalmando quadros de ansiedade, insônia, irritabilidade, depressão, falta de coragem e de ânimo. Ele também é considerado um aroma afrodisíaco e usado para se alcançar estados meditativos. O âmbar pode ser usado como perfume pessoal, diluído em óleo vegetal ou ainda ser difundido no ambiente através dos difusores. 

Outras Utilizações:

Sistema Respiratório:
O âmbar assim como a maioria das resinas, é muito eficaz para tratar, purificar e desinfetar o sistema respiratório. Atua no tratamento de asma, bronquite, congestão, rinites, tosse e fortalece o sistema imunológico.

Sistema Muscular e Articular:
Possui efeito analgésico, calmante e anti-inflamatório para dores e espasmos musculares, artrites e reumatismo.

Tratamento de Pele e Cabelo:
Efeito rejuvenescedor para a pele, tratando e prevenindo rugas, linhas de expressão e aumentando a sua elasticidade. Nos cabelo ajuda a fortalecer o crescimento.

Combinações:
O óleo do âmbar pode ser combinado com qualquer outro, especialmente os demais resinóides ou amadeirados. Mas seu aroma é tão único e especial que vale mais a pena usa-lo sózinho.
 
Curiosidades:
Âmbar é o nome de uma resina fossilizada que se formava no tronco de uma árvore conífera do gênero dos pinheiros, que existiu há milhares de anos. O Pinus succinifera cresceu aproximadamente há 50 milhões de anos atrás. As resinas se formam naturalmente no tronco de várias árvores e com o passar do tempo elas se solidificam como pedra, pela ação da própria natureza, por isso muitas podem conter em seu interior pequenos animais, insetos mortos, plantas, sementes, etc, tornando-se verdadeiros fósseis. É o caso do âmbar, que guarda milhões de anos de história em seu interior. Sempre se acreditou que a formação do âmbar tenha ocorrido apenas na pré-história, mas isso é pouco provável, já que outras espécies de árvores coníferas também produzem suas resinas até hoje. Portanto não é tão correto achar que apenas aquele tipo de árvore produzisse o âmbar. O âmbar da Pinus succinifera é considerado o "verdadeiro" e mais valorizado, por ser o mais antigo que se tem conhecimento. Mas outras árvores igualmente antigas também possuem suas resinas fossilizadas, que muitas vezes também são comercializadas com o nome de "âmbar". Hoje se considera a região do Mar Báltico como o berço das maiores concentrações de âmbar verdadeiro no planeta, fazendo dele um dos artigos fossilizados mais caros e raros do mundo, isso também se aplica ao óleo essencial, que é um artigo aromático nobre sendo inclusive muito usado pela indústria da perfumaria. 

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.






Jóias e pedras de âmbar


A resina do âmbar é também muito utilizada para fabricação de jóias. Apesar de não ser um mineral como as pedras preciosas, mas sim uma resina cristalizada, ela é considerada rara, preciosa e tem um valor comercial bem elevado. Um âmbar verdadeiro pode ser mais caro que muitas pedras preciosas.

O âmbar é também conhecido na Gemoterapia, que utiliza a energia das pedras e cristais para tratar e alcançar o bem estar físico, energético e emocional. Ele já era considerado desde a antiguidade como um artigo que traz boa sorte, saúde e que nos conecta com a energia da natureza.








A resina ou óleo do âmbar são usados há muito tempo como perfume pessoal, principalmente em países e regiões do oriente. Seu aroma adocicado, resinoso e amadeirado é único e considerado por muitos como o "aroma divino". Além do encanto aromático que ele proporciona a quem o usa como perfume, seu aroma também age diretamente no emocional, nos dando tranquilidade e equilíbrio.







ÂMBAR
(Pinus succinifera)






Nenhum comentário:

Postar um comentário