Vetiver


Nome Botânico:
Vetiveria zizanioides, Andropogon muricatus.

Família Botânica:
Poaceae.
(Palmarosa, citronela, capim-limão).

Nome em Inglês:
Vetivert.

Nome em Espanhol:
Vetiver.

Tipo de Planta:
Capim com raízes fortemente aromáticas.

Óleo Extraído de:
Raízes secas.

Aparência do Óleo:
Líquido translúcido, avermelhado e viscoso.
 
Aroma:
Quente, defumado, terroso e adocicado.

Origem:
Java, Índia, Madagascar, Haiti.

Propriedades:
Calmante, afrodisíaco, antidepressivo, clareador/tônico mental, antiespasmódico, estimulante da circulação, sedativo nervoso, hidratante, aquecedor, rejuvenescedor.

Principais Constituintes:
Ácido zizanóico, alfa vetivona, beta vetivona, beta vetivena, khusimol, isovalencenol.

Principal Utilização:

Sistemas Circulatório, Articular e Muscular:
É excelente para estimular a circulação local. Trata má circulação e aquece os membros frios. Age aliviando as dores musculares, rigidez, artrite, reumatismo, fibromialgia, tendinites, lumbagos e torcicolo. O vetiver é ótimo para aquecer e relaxar a musculatura tensa e dolorida. 

Tratamento da Pele:
O vetiver é bastante eficaz na recuperação e cuidados cutâneos. Trata a pele mais madura, ressecada, com rugas, com marcas de expressão e também clareia os melasmas (manchas na pele). Tem ação hidratante, emoliente e rejuvenescedora, sendo um bom ingrediente para formulação de cosméticos e receitas anti-idade. Pode ser adicionado em cremes, óleos, loções, máscaras, etc. 

Outras Utilizações:

*Cãimbras Menstruais e Estomacais.

Psicologicamente:
Profundamente reconfortante e fortalecedor para o emocional. Combate a estafa, depressão e ansiedade. Possui um leve efeito afrodisíaco. É conhecido no Ocidente como “óleo da tranquilidade” devido a sua ação calmante. O aroma de terra do vetiver é muito indicado e eficaz para pessoas com dificuldades de concentração, falta de coragem ou para tomar decisões. É considerado um óleo aromático com o poder de nos "aterrar e trazer para a realidade".

Combinações:
Capim-limão, citronela, palmarosa, limão, cedro, sândalo, ylang ylang, lavanda, manjerona, alecrim, patchouli, petitgrain, hortelã, laranja.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica..

   





O aroma quente, adocicado e terroso do vetiver é muito usado em perfumes e cosméticos, principalmente nas fragrâncias e linhas masculinas, além de ser também um bom fixador. É considerado relaxante, reconfortante e afrodisíaco.



 





O óleo de vetiver é um estimulante
da circulação local e por esse motivo
aquece, relaxa e alivia as dores dos
 músculos e das articulações do corpo.
Ele pode ser incorporado em óleos
ou cremes e usado para realizar uma
massagem na região dolorida.









As raízes do vetiver, de onde é extraído o seu óleo essencial, são extremamente longas. Após sua colheita, as raízes são lavadas e secas. E a partir daí é iniciado o processo de extração do óleo essencial que possui um forte aroma adocicado de terra, uma consistência encorpada e uma cor de caramelo.









 VETIVER
(Vetiveria zizanioides)
 
  


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário