Ajowan


Nome Botânico:
Trachyspermum ammi.

Família Botânica:
Apiaceae.
(Angélica, anis-estrelado, erva-doce, coriandro).

Outros Nomes:
Tomilho indiano.

Nome em Inglês:
Caraway, ajwain.

Nome em Espanhol:
Semillas de ajwain.

Tipo de Planta:
Erva arbustiva que produz sementes aromáticas.

Óleo Extraído de:
Sementes.

Aparência do Óleo:
Transparente/fluído.
 
Aroma:
Herbal, quente, amadeirado e condimentado.

Origem:
Oriente médio.

Principais Constituintes:
Timol, carvacrol, p-cimeno, limoneno, y-terpineno, alfa-pineno, beta-pineno, mirceno, dipenteno.

Propriedades:
Digestivo, antioxidante, antisséptico, analgésico, broncodilatador, anti-infeccioso, antiviral, tônico, expectorante, diurético, carminativo, vermífugo, anti-espasmódico, fungicida, imuno-estimulante, energizante, inspirador, bactericida, afrodisíaco, anti-parasitário.

Principal Utilização:

Sistema Respiratório:
Trata enfisema, bronquite, gripe, resfriados, tosse, catarro, asma, sinusites, rinites. Tem um poderoso efeito desinfetante e broncodilatador para doenças do aparelho respiratório.

Sistema Digestivo:
Trata problemas gastrointestinais como flatulências, disgestão lenta, diarréria, dores abdominais, gastrite, falta de apetite.

Outras Utilizações:

Sistema Muscular e Articular:
Aquece a musculatura aliviando as dores, reumatismo, artrite, gota, lumbagos e tirando a sensação de cansaço e fadiga do corpo.

Tratamento Cutâneo:
Ajuda no tratamento de acne, micoses e verrugas.

Tratamento Bucal:
É antisséptico contra bactérias que causam a maioria de problemas de boca e gengivas. Trata o mau hálito, gengivite, dor de dente, amigdalite, aftas, etc.
 
* Poderoso repelente para insetos.

Psicologicamente:
Trata a tensão nervosa, depressão, fadiga, ansiedade, dor de cabeça, letargia, falta de libído. O ajowan é considerado a erva da coragem e seu efeito no emocional trabalha o desapego, a autoconfiança, a coragem, a superação de medos e limitações, etc.

Combinações:
Bergamota, limão, manjerona, pinho, lavanda, alecrim, lavadim, gengibre, laranja, eucalipto.

Curiosidades:
O ajowan, conhecido como "tomilho indiano", é uma erva anual que cresce nas terras abertas da Índia, China, Filipinas e África. É muito cultivada por ser uma planta aromática, empregada na culinária, na ayurveda (medicina tradicional indiana) e também na perfumaria. Suas sementes são empregadas na Medicina Chinesa para tratamento de espasmos, fadiga, dor, indigestão e reumatismo. A comparação com o tomilho vem do fato de que ambos possuem em grande quantidade o timol, substância que dá para ambos o aroma e aplicações similares.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.
Não usar em casos de pressão alta.
Pode ser irritante em peles sensíveis e mucosas.






Descrito pelos sumérios como a "planta da montanha", o ajowan foi introduzido na Índia pelos conquistadores gregos que acompanhavam o rei Alexandre Magno, conhecido como "Alexandre, o Grande" em suas campanhas na Ásia Central e subcontinente indiano. No norte da Índia ele é utilizado desde tempos remotos como tempero para vários pratos e também usado para os mesmos fins na Etiópia e mundo árabe. Além de ser um dos mais usados óleos na medicina ayurvedica (indiana).










AJOWAN
(Trachyspermum ammi)  







Nenhum comentário:

Postar um comentário