Sangue de Dragão


 


Nome Botânico:
Croton lechleri, Croton urucurana.

Família Botânica:
Euphorbiaceae.

Outros Nomes:
Sangra dágua, sangue de drago, dragoeiro.

Nome em Inglês:
Dragon's blood.

Nome em Espanhol:
Sangre de drago.

Tipo de Planta:
Árvore de médio/grande porte que produz uma seiva em seu tronco.

Óleo Extraído de:
Seiva/resina extraída do tronco através de cortes.

Aparência do Óleo:
Líquido escuro de cor marrom-avermelhado.
 
Aroma:
Balsâmico e intenso.

Origem:
América do Sul.

Principais Componentes:
Dimetilcedrusina, pycnogenol, ácido gálico, taspina, taninas, proantocianina, sitorteróis, catequinas, saponinas, lignanas .

Propriedades:
Antisséptico, analgésico, antioxidante, adstringente, cicatrizante, antibacteriano, germicida, anti-inflamatório, antiviral, regenerador, depurativo.

Principal Utilização:

Tratamento Cutâneo:
Poderoso antisséptico e cicatrizante para ferimentos e para estancar sangramentos. Trata acne, herpes, candidíase, eczemas, úlcera varicosa, escaras, úlceras e ferimentos bucais,  micoses, picadas de insetos, verrugas e abcessos. Anestésico para processos dolorosos e infecciosos da pele. Poderoso regenerador celular, antioxidante e rejuvenescedor. Evita e diminui as rugas e estimula a produção do colágeno, prevenindo a flacidez. Protege contra os radicais livres e trata as manchas de pele (melasmas).
 
Sistema Digestivo e Intestinal:
Tem ação calmante sobre o estômago assim como para o intestino. Trata diarréria, colite, síndrome do intestino irritado. Trata distúrbios gástricos como úlcera e gastrite. Para esses efeitos internos se usam algumas gotas da seiva em um copo de água a ser ingerido ao longo do dia.

Outras Utilizações:
 
Sistema Muscular:
O sangue de dragão é analgésico e anti-inflamatório para dores musculares, bursites, artrites, artrose, reumatismo, fribromialgia, etc.

Sistema Imunológico:
Estimulante da imunidade, indicado para quadros em que esse sistema é afetado, como gripes, febres e até portadores de hiv, ou pacientes com câncer tratados com quimio e radioterapias.

* Repelente para insetos.

Curiosidades:
A seiva do sangue de dragão é usada pelos indígenas sul-americanos desde tempos antigos. É um líquido de cor vermelho-escuro, que escorre do tronco e dá a impressão que a árvore está "sangrando". Assim como a copaíba, eles usam a seiva para os mesmos fins medicinais em tratamento de cortes, ferimentos e doenças. Na aromaterapia, suas aplicações são similares as da mirra e do olíbano. Empresas internacionais farmacêuticas usam a extração da seiva da Amazônia para fabricação de diversos produtos medicinais. Sua seiva/resina também é usada por povos indígenas esotericamente, para rituais de cura e proteção espiritual.

Combinações:
Gualtéria, copaíba, cipreste, canfora, mirra, olíbano, junípero, lavanda, patchouli, palmarosa,

Cuidados:
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.
Pode ser usado puro na pele, sem diluição.






A seiva do sangue de dragão, diferentemente dos óleos essenciais, é solúvel em água. Isso devido a sua composição que é na verdade uma seiva líquida e não propriamente um "óleo essencial". Sendo assim é muito mais fácil a sua utilização em tônicos faciais, sprays, géis, cremes ou até mesmo algumas gotas em um copo de água para sua ingestão. A seiva do sangue de dragão pode ser usada internamente por ingestão, já que sua composição é menos concentrada que a dos óleos essenciais.






Hoje em dia a seiva do sangue de dragão se tornou um ingrediente natural muito estudado e utilizado pela indústria cosmética. Isso se deu devido aos inúmeros estudos que comprovaram sua eficácia na estimulação da produção do colágeno da pele e também por sua ação antioxidante. O sangue de dragão cada vez mais tem sido usado em produtos dermatológicos que visam o rejuvenescimento e tratamento da pele, além da sua forte ação cicatrizante.

 




  


SANGUE DE DRAGÃO
(Croton lechleri)
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário