Eucalipto


Nome Botânico:
Eucalyptus globulus, Eucalyptus staigeriana, Eucalyptus citriodora, Eucalyptus radiata.

Familia Botânica:
Myrtaceae.
(Tea tree, cajepute, niauli, mirto).

Nome em Inglês:
Eucalyptus.

Nome em Espanhol:
Eucalipto.

Tipo de Planta:
Árvore de grande porte com folhas muito aromáticas.

Óleo Extraído de:
Folhas.

Aparência do Óleo:
Transparente/fluído.
 
Aroma:
Globulos: aroma canforado e fresco.
Staigeriana: aroma cítrico e adocicado.
Citriodora: aroma cítrico e herbáceo.

Origem:
Austrália, China.

Principais Constituintes:
Eucaliptol, citral, cineol, b-citronelol, citronelal, a-pineno, b-pineno, limoneno, a-felandreno, carvona, pinocarveol, eudesmenol, canfeno, aldeídos valerianicos.

Propriedades:
Antisséptico, analgésico, cicatrizante, desodorante, diurético, febrífugo, anti-inflamatório, repelente, descongestionante, refrescante, euforizante, revigorante, expectorante, antiviral, bactericida, imuno-estimulante, estimulante da circulação local.

Principal Utilização:

Sistema Respiratório:
Poderoso desinfetante que trata a sinusite, rinite, pneumonia, tuberculose, bronquite, asma, resfriado, gripe, tosse, catarro, dor e infecção de garganta, congestão nasal e peitoral. Um dos melhores remédios naturais para o sistema respiratório pois é antisséptico, expectorante e anti-espasmódico. Ajuda a secar o muco e secreções.

Outras Utilizações:

Tratamentos Cutâneos:
Antisséptico poderoso é útil no tratamento de praticamente todas as doenças infecciosas da pele. Trata a pele oleosa, sudorese, acne, ferimentos, queimaduras, ulcerações, herpes, piolho, edemas, gordura localizada, celulite.

Sistema Geniturinário:
Diurético, antisséptico, anti-inflamatório e bactericida. Trata cistite, pielite, nefrite, gonorréia, infeccções do trato urinário em geral.

Sistemas Muscular e Articular:
Analgésico para dores musculares, cansaço nas pernas e pés. Por suas qualidades anti-reumáticas e anti-nevrálgicas é útil contra artrite, reumatismo e para aquecer as juntas doloridas devido a sua ação estimulante da circulação local. É um ótimo óleo para massagens esportivas e recuperadoras pós esforço ou para pré atividade física.

Sistema Imunitário:
Fortalecedor das defesas do corpo, tem o poder de baixar a febre e matar bactérias presentes.
 
- Repelente de insetos e purificador do ambiente.

Psicologicamente:
Estimulante, afrodisíaco, diminui a fadiga, o cansaço mental e físico.
Clareia as idéias e decisões.

Combinações:
Combina especialmente com os óleos de resinas como o benjoim, olíbano e mirra. Mas também com manjerona, lavanda, junípero, limão, lemongrass, tomilho, cedro, sândalo, laranja, hortelã, tea tree, pinho, alecrim, cravo, cipreste, citronela, ylang ylang.
 
Curiosidades:
Os aborígenes australianos cobriam feridas, queimaduras, infecções e ferimentos com folhas de eucalipto para apressar a cura, devido a suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias. O Brasil, no repovoamento florestal, incluiu especialmente a espécie citriodora tornando-se um grande produtor a nível internacional do óleo e derivados da madeira, se equiparando com produtores como a China por exemplo. Os óleos ou essências de eucalipto (naturais ou sintéticos) são muito utilizados em diversos produtos que fazem parte do nosso dia-dia, sendo em aromatização de produtos de limpeza, higiene, alimentícios, medicinais etc. Quem não se lembra das refrescantes balas sabor eucalipto, do aroma forte e terapêutico usado para aromatizar as saunas ou das pomadas usadas para aliviar dores musculares ou descongestionar o nariz entupido? 

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.
 
  







O eucalipto é uma árvore nativa na Austrália sendo a maior árvore do país, podendo passar dos 100 metros de altura. Considerada pelos aborígenes do continente como uma árvore sagrada e capaz de curar vários problemas de saúde. Usavam para cicatrizar feridas ou para ferver as folhas e usar o vapor para tratar problemas respiratórios. As folhas do eucalipto também são as preferidas na dieta dos coalas, animal nativo e símbolo do país.


 


O óleo essencial do eucalipto é um
dos melhores óleos para as vias
respiratórias, assim como o pinheiro
e a melaleuca. É um poderoso
antisséptico para o ar eliminando e
matando praticamente qualquer
bactéria e vírus presentes no ambiente.
É muito útil quando usado em inalações
caseiras para aliviar os sintomas de
resfriados, sinusites, rinites, tosses, etc.








 
EUCALIPTO
(Eucalyptus globulus)







Nenhum comentário:

Postar um comentário