Lavanda






Nome Botânico:
Lavandula angustifolia, Lavandula officinalis (lavandas inglesas). 
Lavandula dentata, Lavandula stoechas (lavandas francesas).

Família Botânica:
Lamiaceae.
(Orégano, tomilho, sálvia, hortelã, manjerona, manjericão, alecrim, patchuli, hissopo).

Outros Nomes:
Alfazema.

Nome em Inglês:
Lavender.

Nome em Espanhol:
Espliego, lavanda.

Tipo de Planta:
Arbusto mediano com folhas estreitas e pequenas flores azuis, violetas ou rosadas.

Óleo Extraído de:
Toda a planta.

Aparência do Óleo:
Transparente/fluído.

Aroma:
Floral, perfumado, adstringente e refrescante.

Origem:
França e Reino Unido.

Propriedades:
Antisséptico, analgésico, desodorante, sedativo, citofilático, anti-espasmódico, tônico, cicatrizante, anti-inflamatório, emenagogo, antiparasítico, relaxante muscular, adstringente, condicionador cutâneo, antioxidante, antidepressivo e calmante.

Principais Constituintes:
Linalol, acetato de linalil, lavandulol, acetato lavandulil, a-terpineol, d-limoneno, cariofileno, cânfora, cineol, a-pineno, b-mirceno, nerol, geraniol, santaleno .

Principal Utilização:

Tratamento Cutâneo:
O óleo essencial da lavanda é um dos mais reverenciados para a saúde e cuidados com a pele. Isso é devido ao seu principal componente: o linalol. É um poderoso antioxidante, regenerador, cicatrizante, sedativo, analgésico e anti-inflamatório. Trata problemas como queimaduras, irritação, inflamação, dermatites, ferimentos, acne, psoríase, picadas de insetos, etc. A lavanda ainda é uma estimuladora do colágeno da pele e antioxidante contra os radicais livres, o que ajuda no rejuvenescimento da pele e no tratamento e prevenção de rugas, manchas, olheiras, flacidez e outros sinais do envelhecimento.

Outras Utilizações:

*Analgésico para dores musculares e articulares.

*Problemas de digestão, gases, cólicas.

*Eficaz para taquicardia e alterações de pressão arterial, principalmente por ordem emocional.

*Alivia enjoos e náuseas.

*Antisséptico para distúrbios das vias respiratórias.

Psicologicamente:
Poderoso antidepressivo, calmante e relaxante mental. Alivia quadros de stress, insônia, ansiedade, agitação nervosa, crises de pânico, dores de cabeça e enxaqueca por tensão nervosa. Estudos científicos provam que a aromatização de ambientes hospitalares, médicos, profissionais com a lavanda tem grande eficácia contra ansiedade, depressão, stress, nervosismo e agitação.

Combinações:
Jasmim, néroli, gerânio, sândalo, palmarosa, gengibre, ylang ylang, patchuli, limão, cardomomo, cravo, vetiver, petitgrain, olíbano, capim-limão, laranja, bergamota, eucalipto, sálvia, camomila, rosa, pinho, cedro, alecrim e hortelã. A lavanda é um óleo que parece fazer aumentar o poder terapêutico dos outros óleos que se misturam a ele, sendo por isso indispensável em quase todas as misturas.

Curiosidades:
O nome "lavanda" deriva do latin lavare, que significa lavar, o que justifica os usos da planta que é sinônimo de "limpeza e purificação". É um dos óleos mais usados na aromaterapia devido os seus inúmeros benefícios para o bem estar. É um óleo versátil que pode ser usado e combinado com praticamente todos os demais. Era o purifìcador favorito para o banho dos antigos romanos e usado também para acelerar as curas desde a antiguidade. No Egito Antigo acredita-se que as mumificações faziam uso dó óleo de lavanda e de outros para a conservação, a planta seca era macerada em óleo gorduroso como o azeite, e depois embebia-se os tecidos de linho para se envolver o corpo das múmias. Ela tornou-se muito popular na Idade Média, onde monges e herboristas da época estudavam e empregavam as ervas nos tratamentos de cura. E posteriormente ganhou mais populariedade ainda quando a arte da perfumaria francesa começou amplamente a usar a fragrância floral da lavanda na fabricação de seus perfumes e águas de colônia.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.
O óleo de lavanda é considerado seguro para ser aplicado puro na pele em alguns casos como em ferimentos e queimaduras, porém pode irritar peles mais sensíveis.







A lavanda era uma erva presente nos banhos dos gregos e romanos na antiguidade. Eram comuns as casas de banho público: as thermas, onde se queimavam a planta e seu óleo para purificar os ambientes e também se usava na água para perfumar e higienizar. Para muitos povos e religiões, a lavanda (alfazema) é até hoje considerada uma planta "sagrada" de purificação, proteção espiritual e energética.



  



A lavanda é indicada para tratar insônia e quadros de stress ou ansiedade. Ela tem um efeito calmante para o nosso organismo e nos ajuda a conseguir um sono tranquilo e reparador. Pingar 2 ou 3 gotinhas do óleo essencial dentro do travesseiro é uma ótima forma para conseguir dormir melhor.
 
 

Lavandim
Lavandula hibrida


Existe uma espécie híbrida da lavanda conhecida como lavandim (Lavandula hibrida) da qual também se extrai óleo essencial. Trata-se de uma espécie de lavanda com uma concentração maior de cânfora e menor de linalol. Por esse motivo o óleo do lavandim possui propriedades analgésicas, estimulantes, antissépticas e descongestionantes. Sendo mais indicado para tratar problemas respiratórios, circulatórios e dolorosos em músculos e articulações.
  








LAVANDA / ALFAZEMA
(Lavandula officinalis) 






Nenhum comentário:

Postar um comentário