Acácia


Nome Botânico: 
Acacia decurrens.

Família Botânica:
Fabaceae.
(Copaíba, bálsamo do peru, cabreúva).

Outros Nomes:
Acácia negra, mimosa.

Nome em Inglês:
Wattle, black wattle, mimosa.

Nome em Espanhol:
Acacia.

Tipo de Planta:
Árvore de até 15 metros, que produz perfumadas flores amarelas em cachos.

Óleo Extraído de:
Flores.

Aparência do Óleo:
Líquido translúcido, amarelado e fluído.

Aroma:
Floral, balsâmico e levemente amadeirado.

Origem:
Austrália e Tasmânia .

Principais Componentes:
Heptadecano, lupenona, lupeol, nonadecano. 

Propriedades:
Adstringente, antimicrobiano, antisséptico, afrodisíaco, balsâmico, cicatrizante, tônico, antioxidante, renegenrador e calmante .

Principal Utilização:

Tratamento Cutâneo:
Bom efeito cicatrizante e regenerador para a pele em casos de acne, lesões, escaras, eczemas, ulcerações, auxiliando no crescimento de tecido novo na área afetada. Ação tônica e antioxidante que trata e previne flacidez, rugas e sinais de envelhecimento. É um bom óleo essencial para produto cosmético com ação anti-idade.

Outras Utilizações:

Artigo Aromático:
O aroma floral do óleo de acácia (mimosa) é amplamente usado pela indústria da perfumaria. Muito apreciado na cosmética e na alta perfumaria, é utilizado como fixador e para agregar suavidade a notas bases/médias e compor perfumes orientais, florais ou frutais.

Psicologicamente:
O óleo/absoluto da acácia (mimosa) é muito usado na aromaterapia para tratar quadros de ansiedade, insônia, stress, depressão, irritabilidade, etc. Um aroma floral altamente calmante, sedativo e revigorante para o emocional.
 
Combinações:
Lavanda, gerânio, bergamota, camomila, cedro, sândalo, ylang-ylang, rosa, patchuli, laranja, limão, neróli. 

Curiosidades: 
Da casca da acácia é extraído o tanino, uma substância altamente adstringente, muito utilizada pelos curtumes na industrialização do couro. Conhecido como "tanino de acácia", é o principal produto para curtimento dos chamados "couros vegetais".

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.






Além de utilizar a semente e a goma comestíveis, as pessoas empregavam a madeira de acácias para ferramentas, armas, combustível e instrumentos musicais. No Antigo Egito, um unguento feito das folhas da planta era usado para tratar vários problemas de saúde, como cicatrizar e parar sangramentos em feridas.







ACÁCIAMIMOSA
(Acacia decurrens)




Nenhum comentário:

Postar um comentário