Patchuli


Nome Botânico:
Pogostemon patchouli, Pogostemon cablin.

Familia Botânica:
Lamiaceae.
(Hortelã, orégano, tomilho, sálvia, lavanda, manjericão, manjerona, alecrim, hissopo).

Nome em Inglês:
Patchouli.

Nome em Espanhol:
Pachuli.

Tipo de Planta:
Arbusto com folhagem altamente aromática.

Óleo Extraído de:
Folhas.

Aparência do Óleo:
Líquido translúcido, amarelado e fluído.

Aroma:
Intenso, oriental e perfumado.
Tem um cheiro que lembra madeira, terra molhada e mofo.

Origem:
Índia, Indonésia, Malasia, China.

Principais Constituintes:
Patchuleno, b-cariofileno, a-guaieno, d-guaieno, seicheleno, pogostol, patchulol, a-pineno, b-pineno, a-bulneseno.

Propriedades:
Anti-inflamatório, antisséptico, tônico, citofilático, anti-infeccioso, descongestionante, antibiótico, fungicida, antidepressivo, afrodisíaco, adstringente, calmante, rejuvenescedor, desintoxicante, hidratante, cicatrizante.

Principal Utilização:

Tratamento Cutâneo:
Poderoso cicatrizante, trata a pele seca, madura, rachada, rugas, eczemas, dermatite, micose, frieira, ulceração, acne, caspa, seborréia, ferimentos e queimaduras. É antisséptico e bactericida. O patchouli possui propriedades parecidas com a mirra sendo ótimo para prevenir e tratar o envelhecimento da pele e curar ferimentos.

Outras Utilizações:

Sistema Linfático e Circulatório:
Ajuda eliminar toxinas, varizes, retenção de líquidos e edemas. Tem propriedades adstringentes e anti-flogisticas, uma qualidade secante sendo um bom hemostático.

Sistema Digestivo:
Trata indigestão, dor de estomago, prisão de ventre e diarréia.

*Evita e combate infecções por fungos e infecções por bactérias.

*É tônico uterino.

*Ação repelente de insetos.

Psicologicamente:
Calmante e afrodisíaco. Trata fadiga, tensão, estresse, dependências de drogas, falta de concentração, ansiedade, depressão. Conforta e estimula a inteligência, concilia as idéias, ajuda a esclarecer os problemas. Em quantidades pequenas tende a ser estimulante e em maiores, sedativo.

Curiosidade:
O patchuli é muito usado na perfumaria desde a antiguidade principalmente em perfumes masculinos e como fixador. Na Índia é usado como base para incenso e no oriente em geral para perfumar e preservar tecidos como o linho.  Seu cheiro marcante de "terra, mofo e madeira" era um perfume muito usado nos anos 60 e 70 principalmente em produtos de beleza, sendo hoje associado a um "aroma hippie" ou "antigo".  É um óleo de aroma forte, adorável para alguns ou detestável para outros. O óleo de patchuli tem a característica de parecer melhorar com o tempo e tem diferentes formas de destilação gerando óleos de aromas e colorações diferentes.  As variações na cor vão de um amarelo claro ao marrom e no aroma de uma nota mais verde até uma mais terrosa e amadeirada. Hoje ainda é um item aromático que compõe a fabricação de vários perfumes e também um ingrediente importante em cosméticos que prometem hidratar e rejuvenescer a pele.

Combinações:
O patchuli dá um toque "quente, oriental e exótico" para qualquer sinergia, combina muito com o aroma da lavanda, fazendo uma mistura perfumada e bastante relaxante. E também combina com sândalo, olíbano, limão, mirra, benjoim, alecrim, vetiver, cedro, gerânio, cravo, rosa, néroli, bergamota, laranja, sálvia, pimenta negra, hortelã, eucalipto, capim-limão, cipreste.  Como é um óleo de nota base, deve ser usado em pouca quantidade.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.







O patchuli se tornou conhecido na Inglaterra incialmente em 1820, quando foi usado para perfumar os xales indianos que se tornaram muito famosos na moda da época e era impossível vende-los se não cheirassem a planta. Na Índia ainda se usa o pachuli para perfumar xales de linho, além de sachês aromáticos e como incenso.




 




O óleo do patchuli se tornou muito usado na perfumaria e cosmética nos anos 60 e 70, quando o movimento "hippie" o adotou como símbolo da liberdade, tornando-o famoso e usado no mundo todo. Vários cosméticos e perfumes da época usavam seu aroma oriental e marcante como principal característica aromática. Talvez seja por isso que nos dias de hoje, ele nos lembre algo "antigo e do passado" quando sentimos seu cheiro de mofo e terra molhada.









PATCHULI
(Pogostemon patchouli)






Nenhum comentário:

Postar um comentário