Rosa


Nome Botânico:
Rosa damascena, Rosa centifolia, Rosa galica.

Familia Botânica:
Rosaceae.

Nome em Inglês:
Rose.

Nome em Espanhol:
Rosa.

Tipo de Planta:
Arbusto de até 2 metros com flores bastante perfumadas.

Óleo Extraído de:
Flores.

Aparência do Óleo:
Transparente/fluído quando destilado.
Escuro/denso quando extraído por solvente, na forma de absoluto.
 
Aroma:
Perfumado, floral e adocicado.

Origem:
Marrocos, Bulgária, Turquia, China e França.

Principais Constituintes:
Geraniol, citronelol, farnesol, nerol, eugenol, mirceno, serol.

Propriedades:
Antidepressivo, anti-inflamatório, antisséptico, antiespasmódico, afrodisíaco, bactericida, colagogo, depurativo, regenerador, antioxidante, diurético, emenagogo, estimulante do fígado, laxativo, sedativo, estimulante do estômago e tônico geral.

Principal Utilização:

Sistema Geniturinário e Hormonal:
Tem efeito no corpo como um fito-hormônio, sendo um excelente regulador hormonal feminino e masculino. Trata problemas menstruais, cólicas, tpm, secreção vaginal, infertilidade, produção de sêmen, frigidez, impotência, problemas do útero e menopausa. Possui um bom efeito afrodisíaco e trata problemas de ordem sexual.
 
Sistema Circulatório:
Purifica o sangue e alivia a congestão cardíaca. Tonifica os capilares e tem ação descongestionante em vez de estimulante.

Outras Utilizações:

Tratamento de Pele e Cabelo:
É um poderoso regenerador e rejuvenescedor dos tecidos. Útil para todos os tipos de pele, embora seja especialmente benéfico para peles maduras, secas, ásperas, rachadas, ressecadas ou sensíveis. Tem ação calmante e suavizante para inflamações, escaras e problemas de pele como acne e dermatites. Estimula e regenera o tecido adiposo e colágeno da pele. A rosa é um poderoso tônico para a juventude cutânea, retarda e trata o seu envelhecimento, mantendo-a rejuvenescida e saudável.

* Também tem efeito benéfico para tratar problemas respiratórios, dor de cabeça e cansaço muscular.

* A rosa possui um efeito calmante e anti-inflamatório, sendo útil por exemplo em casos de conjuntivite, onde se utiliza a compressa fria com chá das pétalas.

Psicologicamente:
Calmante e sedativo nervoso. Bom contra depressão, apatia, tristeza, tpm, pesar, raiva, luto e ciúmes. Alivia o stress, o cansaço mental e a ansiedade. É um estimulante do humor e reconfortante.

Combinações:
Lavanda, gerânio, laranja, jasmim, sândalo, petitgrain, hortelã, ylang-ylang, manjerona, bergamota, olíbano, mirra, immortelle, cedro, palmarosa, pau rosa.

Curiosidade:
Apesar de parecer delicado, o óleo de rosas é poderoso, principalmente no plano emocional. O óleo é um dos mais nobres e caros da aromaterapia devido a grande quantidade de flores necessárias para a sua extração. Para se obter 1 litro de óleo essencial, são necessárias 4 toneladas de flores que são colhidas manualmente antes do nascer do sol. É um artigo caro e raro, sendo muitas vezes adulterado ou trocado por essências sintéticas. Ou ainda substituído por óleos de aroma parecido como o da palmarosa. O óleo essencial extraído da espécie Rosa damascena, conhecida como "rosa da Bulgária", é o mais tradicional e famoso óleo de rosas do mundo. A rosa tem um óleo com aroma floral, doce e delicado, por isso muito apreciado por mulheres e parece ter um efeito renovador e milagroso para problemas que as afligem. Mas também tem efeito nos homens pois é um poderoso afrodisíaco e trata vários problemas de ordem sexual, cardíaca e de pele. Em muitos países e povos antigos do oriente, a rosa ou seu óleo, já eram usados na composição de cosméticos e receitas para cuidar da beleza e da saúde.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.





Ibn Sina Aviccena

O médico e filósofo árabe Ibn Sina Avicenna (980-1037d.c.) foi muito provavelmente o primeiro estudioso na área médica a descobrir o processo de destilação e uso medicinal dos óleos essenciais. E a rosa foi sua primeira experiência nessa área, isso ocorreu no século XI. Porém mesmo antes disso a rosa já era usada por povos antigos, como os egípcios, para adquirir óleos e unguentos perfumados para tratar o corpo. O óleo perfumado com rosas na antiguidade era considerado um poderoso calmante para inflamações da pele e dos orgãos.







Processo de extração do óleo de
rosas no século XVIII, na França.


O óleo de rosas na Idade Média era um dos mais produzidos para a fabricação de perfumes, tornando-se um dos mais caros e nobres artigos aromáticos da época. A França se tornou o berço da perfumaria na época e seus perfumistas os mais respeitados no velho continente.




 


O óleo de rosas é um dos melhores para cuidar da pele, em especial as peles mais maduras ou ressecadas. É um óleo com incríveis propriedades calmantes, hidratantes e rejuvenescedoras. Ele trata e previne linhas de expressão, rugas, flacidez, melasma, rosácea, dermatites e outros problemas. É um ótimo anti-inflamatório. Porém é um óleo caro e nem sempre é viável compra-lo. Dois outros óleos essenciais são similares à rosa nas aplicações e servem como substitutos dele, são os óleos da palmarosa e do gerânio.






ROSA
(Rosa centifolia)






  


Nenhum comentário:

Postar um comentário