Bergamota


Nome Botânico:
Citrus bergamia.

Família Botânica:
Rutaceae.
(Laranja, tangerina, lima, petitgrain, néroli, limão, grapefruit).

Nome em Inglês:
Bergamot.

Nome em Espanhol:
Bergamota.

Tipo de Planta:
Árvore híbrida da família dos cítricos.

Óleo Extraído de:
Casca do fruto.

Aparência do Óleo:
Líquido translúcido, esverdeado e fluído.
 
Aroma:
Fresco e cítrico, com um toque floral e perfumado.

Origem:
Itália.

Principais Constituintes:
D-limoneno, linalil-acetato, linalol, gama-terpinene, bergapteno, ácido cinâmico, ácido benzóico, estiracina, fenilpropila.

Propriedades:
Antisséptico, antibiótico, ansiolítico, antioxidante, antiespasmódico, carminativo, tônico estomacal, antidepressivo, sedativo, anti-térmico, vermífugo, cicatrizante, expectorante, estimulante imunitário.

Principal Utilização:

Sistema Circulatório e Linfático:
Estimulante para o sistema linfático. Elimina toxinas, acúmulo de líquidos, gorduras localizadas e a celulite. Assim como todos os óleos cítricos, possui efeito tônico e regulador para a circulação e sistema cardíaco.

Sistema Digestivo:
Tem ação calmante sobre o estômago, especialmente em estados de tensão nervosa, trata distúrbios gástricos como diarréia, prisão de ventre, indigestão, cólica e flatulência. É estimulante do apetite.

Tratamento de Pele:
Trata a pele mista e oleosa, acne, cicatriz, infecções, psoríases, eczema nervoso, herpes, dermatite, rachaduras e fissuras, seborréia e é desodorizador da pele. Tem efeito de aumentar a capacidade fotossintética da pele, tornando o bronzeamento mais rápido quando é hidratada com cremes que contenham o óleo da bergamota. Nesse caso deve ser usado sem expor a pele aos raios solares por pelo menos 6h, pois como todo óleo cítrico, pode causar manchas. Poderoso antioxidante, combatendo os radicais livres e evitando o envelhecimento.

Outras Utilizações:

Antisséptico:
Desinfetante bucal usado como tônico da gengiva e útil no tratamento de aftas e inflamação de garganta e mal hálito. Trata cistites, infecções do trato urinário, infecções e inflamações na área genital. Tem ampla ação antisséptica e é eficaz contra gonococos, estafilococos, cólica, meningococos, vibrião Nasik, bacilo da difteria e muito mais. É eficaz também contra o bacilo da tuberculose e é indicado para todos os tipos de infecção do trato respiratório, especialmente a bronquite, e nesse caso é mais eficaz ainda quando misturado com o óleo de limão. Útil em casos de acne, abscesso, carbúnculo, cistite, glossite, gonorréia, halitose, leucorréia, sarna, estomatite, amigdalite, pruridos vaginais, úlceras varicosas, feridas, etc.

Sistema Imunológico:
Ótimo imuno-estimulante, benéfico para casos de resfriado, bronquite, febre e doenças que atacam as defesas do organismo.

*Repelente para insetos.

*Purificador do ar.

Psicologicamente:
Estimula e acalma o sistema nervoso, alivia ansiedade, stress, insônia, tensão nervosa e fobias. Estimula o ânimo, bom humor, vigor mental e físico. É um dos mais poderosos óleos contra a depressão, tristeza, ansiedade e apatia. Reanima e levanta o nosso astral.

Curiosidades:
É uma das essências mais usadas na indústria da perfumaria e o principal componente da receita clássica da Água de Colônia (Eau de Cologne). O óleo também é usado para aromatizar o famoso chá Earl GreyO óleo essencial de bergamota foi usado na medicina popular italiana durante muitos anos, basicamente contra febres, enfermidades e vermes. No Brasil, especialmente nos estados da região sul, costuma-se chamar a tangerina de bergamota, mas não devemos confundir pois são espécies diferentes de cítricos. A bergamota original é de casca verde e enrrugada, originária da Europa, especialmente da Itália.

Combinações:
Combina bem com praticamente todos os outros óleos essenciais, dando um aroma fresco e perfumado a mistura. É um ótimo ingrediente para óleos de massagens anti-stress e relaxantes. Deve ser usado em baixa concentração devido ao aroma intenso.

Cuidados:
Usar diluído e em baixa concentração na pele.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.
Não se expor ao sol após o uso na pele.
Em receitas cosméticas é mais indicado o uso à noite..

 
   




O aroma da bergamota é muito usado na perfumaria desde a antiguidade. Ela é um dos ingredientes da "Água de Colônia" (Eau de Cologne). Receita clássica criada na cidade de Cologne, na Alemanha em meados de 1.700 e que se tornou o perfume mais usado no mundo todo. Além da bergamota, a "Água de Colônia" clássica é feita com as essências de alecrim, laranja, flores e folhas da laranjeira, cedro e lavanda.


 

 O aroma da bergamota estimula
a alegria, o bom humor, a confiança
e afasta sentimentos negativos,
 a tristeza, a depressão e o desânimo.
 E é comprovadamente muito eficaz
para tratar quadros de ansiedade.




Bergamo, Itália


Foi em Bergamo, cidade da Itália, que a espécie da 
bergamota começou a ser cultivada e comercializada 
inicialmente. Daí vem a origem do nome atribuído à 
fruta híbrida. Em italiano seu nome é bergamotto.


 




BERGAMOTA
(Citrus bergamia)
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário