Bergamota

Citrus bergamia
 

 
Nome Botânico:
Citrus bergamia.

Família Botânica:
Rutaceae.
(Laranja, Tangerina, Lima, Petitgrain, Néroli, Limão, Grapefruit).

Nome em inglês:
Bergamot

Nome em espanhol:
Bergamota.

Tipo de Planta:
Subespécie de Citrus enxertada com árvores de laranja amarga.

Óleo Extraído de:
Casca do fruto.
O óleo da Bergamota é amarelo-esverdeado.

Aparência do óleo:
Transparente esverdeado/fluído.
 
Aroma:
Fresco e cítrico, com um toque floral e perfumado.

Origem:
Itália.

Principais Constituintes:
D Limonene, Linalil Acetato, Linalol, Gama Terpinene, Bergaptene, Acido Cinâmico, Acido Benzóico, Estiracina, Fenilpropila.

Propriedades:
Anti-séptico, antibiótico, antiespasmódico, carminativo, tônico estomacal, antidepressivo, sedativo, antitérmico, vermífugo, cicatrizante, expectorante, estimulante imunitário.

Principal Utilização:

Sistema Circulatório e Linfático:
Estimulante para o sistema linfático. Elimina toxinas, acúmulo de líquidos, gorduras localizadas e a celulite. Assim como todos os óleos cítricos, possue efeito tônico e regulador para a circulação e sistema cardíaco.

Sistema Digestivo:
Tem ação calmante sobre o estomago, especialmente em estados de tensão nervosa, trata distúrbios gástricos como diarréia, prisão de ventre, indigestão, cólica e flatulência. É estimulante do apetite.

Tratamento de Pele:
Trata a pele mista e oleosa, acne, cicatriz, infecções, psoríases, eczema nervoso, herpes, dermatite, rachaduras e fissuras, seborréia, é desodorizador da pele.
Tem efeito de aumentar a capacidade fotossintética da pele, tornando o bronzeamento mais rápido quando é hidratata com cremes que contenham o óleo da bergamota. Nesse caso, deve ser usado sem expor a pele aos raios solares por pelo menos 6h, pois como todo óleo cítrico, pode causar manchas.

Outras Utilizações:

Anti-séptico:
Desinfetante bucal, usado como tônico da gengiva e útil no tratamento de aftas e inflamação de garganta e mal hálito. Cistites e infecções do trato urinário. Infecções e inflamações na área genital.
Tem ampla ação anti-séptica e é eficaz contra gonococos, estafilococos, cólica, meningococos, vibrião Nasik, bacilo da difteria e muito mais.
É eficaz também contra o bacilo da Tuberculose e é indicado para todos os tipos de infecção do trato respiratório, especialmente a bronquite, e nesse caso é mais eficaz ainda quando misturado com o óleo de Limão.
Util em casos de:
Acne, abscesso,carbúnculo, cistite, glossite, gonorréia, halitose, leucorréia, sarna, estomatite, amigdalite, pruridos vaginais, úlceras varicosas, feridas, etc.

Sistema Imunológico:
Ótimo imunoestimulante, benéfico para casos de resfriado, bronquite, febre e doenças que atacam as defesas do organismo.

Repelente para insetos.

Purificador do ar.

Psicologicamente:
Estimula e acalma o sistema nervoso ao mesmo tempo, alivia ansiedade, stress, insônia, tensão nervosa e fobias. Estimula o ânimo, bom humor, vigor mental e físico.
É um dos mais poderosos óleos contra a depressão, tristeza e apatia.
Reanima e levanta o astral.

Curiosidades:
É uma das essências mais usadas na indústria da perfumaria e o principal componente da receita clássica da Água de Colonia (Eau de Cologne) além da Lavanda, Rosa, Néroli, Cedro e Alecrim.
O óleo tambem é usado para aromatizar o chá Earl Grey.
O óleo essencial de Bergamota foi usado na medicina popular italiana durante muitos anos, basicamente contra febres e vermes.

Combinações:
Combina bem com praticamente todos os outros óleos essenciais, dando um aroma fresco e perfumado a mistura.
É um ótimo ingrediente para óleos de massagens anti-stress e relaxantes. Deve ser usado em baixa concentração devido ao aroma intenso.

Cuidados:
* Jamais deve ser usado puro sobre a pele na presença da luz solar ou da ultravioleta. Mesmo quando diluído em óleo vegetal ou cremes, lembre-se que ele não protege a sua pele da queimadura dos raios solares. Não se expor ao sol depois do uso na pele, por no mínimo 6 horas, como todo óleo cítrico.
Usar diluído, e evitar na gravidez.
Como todos os óleos essenciais cítricos, esse tem validade de 06 meses a 01 ano aproximadamente, desde que guardado corretamente (em frasco de vidro escuro, bem tampado e protegido da luz e calor).

 
 
 


A essência da bergamota é muito usada
na perfumaria desde a antiguidade.
Ela é um item clássico da "Eau de Cologne"
(Água de Colônia), receita clássica criada
na cidade de Cologne que se tornou o perfume
mais famoso e usado no mundo todo.








 
 





O aroma da bergamota estimula
a alegria, o bom humor, a confiança
e afasta sentimentos negativos
como a tristeza, a depressão e o desânimo.
 




 


Bergamo, Itália



Cidade da Lombardia, onde a espécie híbrida
da bergamota começou a ser comercializada
inicialmente. Daí a origem do nome atribuido
à fruta. Em italiano se diz bergamotto.



 

 








BERGAMOTA
(Citrus bergamia)
 


 
























Nenhum comentário:

Postar um comentário