Cipreste Azul


Nome Botânico:
Callitris intratropica.

Família Botânica:
Cupressaceae.
(Cipreste, junípero).

Nome em Inglês:
Blue cypress, nortnern cypress pine.

Nome em Espanhol:
Ciprés azul.

Tipo de Planta:
Árvore conífera de grande porte, com folhagem verde-azulada.

Origem:
Austrália.

Óleo Extraído de:
Tronco (cascas e madeira).

Aparência do Óleo:
Translúcido e de cor azul.

Aroma:
Herbal, resinoso e amadeirado.

Principais Constituintes:
Guaiol, bulnesol, gama-eudesmol, alpha-eudesmol, b-eudesmol, guaiazulene, beta-salineno, alpha-salineno, elemol, dihidro-columelarina, gama-guaieno, ácido mirtênico.

Propriedades:
Anti-inflamatório, analgésica, cicatrizante, germicida, bactericida, balsâmico, anti-alergênico, diurético, expectorante, imunoestimulante, inseticida, hipotensor, antiasmátco, antisséptico e antioxidante.

Principal Utilização:

Sistema Muscular e Articular:
O guaiazuleno contido no óleo, é um forte anti-inflamatório. Trata problemas de artrite, reumatismo, tendinite, bursite, gota, artrose, pancadas e torções, dores e distenção muscular. Pode ser usado em óleo de massagem, compressas, cataplasmas com argila, etc.

Tratamento Cutâneo:
Antisséptico, cicatrizante e antioxidante. Trata inúmeros problemas de pele como: celulite, caspa, acne, seborreia, furúnculos, psoríase, eczemas, herpes, queimaduras, alergias, ferimento, sangramentos, infecções, inflamações, ressecamentos e micoses. O óleo ajuda a melhorar rugas, marcas de expressão, manchas, melasmas e flacidez. Poderoso efeito antioxidante combatendo os radicais livres, evitando o envelhecimento da pele.

Outras Utilizações:

Sistema Respiratório:
Trata sinusite, gripes, resfriado, alergias e tosse.

* É um imunoestimulante, aumentando as defesas e também tratando doenças auto-imunes.

* Efeito hipotensor, regulando e baixando quadros de hipertensão.

* Usado como nota aromática na formulações de perfumes e cosméticos.

Psicologicamente:
Facilita a expressão e a comunicação, produz profundo estado de relaxamento, liberando tensões em todo o corpo. Favorece a introspecção e auxilia pessoas que precisam perceber sua individualidade. Alivia o estresse e a ansiedade, possui qualidades aterradoras e dissolve o pessimismo.

Combinações:
Todos os óleos cítricos e lavanda, gerânio, jasmim, ylang-ylang, patchuli, alecrim, eucalipto, cedro, sândalo, neroli, palmarosa, tea tree.

Curiosidades:
O óleo essencial do cipreste azul é rico em uma substância chamada guaiazuleno, um componente químico anti-inflamatório raro de se encontrar em óleos que são destilados da madeira, como esse, e é esse componente que dá ao óleo uma incrível cor azul. Na aromaterapia os únicos óleos de coloração azul são encontrados em flores, como a camomila-alemã, o tanaceto e a aquiléia (milefólio).

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.






Diferentemente dos óleos essenciais de ciprestes tradicionais, o óleo essencial de cipreste azul é extraído da madeira da árvore e não das folhas. Seu processo de destilação pode levar até 48 horas, sob pressão e temperatura devidamente controladas para não destruir moléculas sensíveis como os azulenos, substâncias que dão uma magnífica cor azul a este óleo essencial. 





 linda cor azul do óleo essencial dessa espécie de cipreste vem do componente guaiazuleno. Um ingrediente raro e incomum em óleos destilados de madeiras e com uma incrível ação anti-inflamatória.






CIPRESTE AZUL 
(Callitris intratropica)







Nenhum comentário:

Postar um comentário