Salsa


Nome Botânico: 
Petroselinum sativum.

Família Botânica:
Apiaceae.

Outros Nomes:
Salsinha, Salsa da horta.

Nome em Inglês:
Parsley.

Nome em Espanhol:
Perejil.

Tipo de Planta:
Erva aromática.

Óleo Extraído de:
Folhas ou sementes.

Aparência do Óleo:
Líquido de cor clara.

Aroma:
Herbal, quente.

Origem:
Europa, Oriente Médio e Ásia.

Principais Componentes:
Apiol, miristicina, alfa pineno, beta pineno, elemicina, limoneno, mirceno, beta felandreno, p-mentatieno.

Propriedades:
Anti-microbiano, anti-reumático, antisséptico, adstringente, carminativo, diurético, depurativo, emenagogo, febrífugo, hipotensivo, laxante, estimulante, estomacal, tônico (uterino).

Principal Utilização:

Sistema Digestivo:
Boa atuação na parte digestiva. Tratamento de digestão lenta e congestão hepática. Efeito laxante em casos de constipação e acúmulo de gases.

Outras Utilizações:

Tratamento Cutâneo:
Efeito antioxidante e desintoxicante. Pode ser usado na drenagem linfática, por ser um óleo descongestionante da linfa e que facilita a circulação, além de ser diurético. Bom para amenizar celulite,  inchaços e hematomas. Também bom para peles oleosas: tratando a acne, poros abertos e clareando manchas.

Sistema Articular e Muscular:
Possui uma ação estimulante e que aquece a musculatura e articulações doloridas. Bom uso em casos de artrites, reumatismo, ciática, nevralgias, cansaço muscular.

* Tônico uterino, auxilia nos casos de cólicas e problemas menstruais.

* Expectorante em casos de resfriados, asma, bronquite e congestão do aparelho respiratório.

* Trata problemas do sistema urinário devido sua ação diurética. 

Psicologicamente:
O óleo da salsa possui um efeito animador e encorajador. Útil para casos de depressão, apatia, falta de coragem em tomar decisões. 

Combinações:
Capim-limão, gengibre, sândalo, gerânio, alecrim, cipreste, laranja, limão, cedro, lavanda, palmarosa, pimenta preta, hortelã, junípero, camomila.

Curiosidades:
A salsa ou salsinha talvez seja uma das ervas mais antigas utilizadas pelo homem como condimento. O nome em latim vem do radical grego, sélinon que significa aipo, ou salsão, e quando se coloca o radical petro o significado passa a ser "aipo da pedra". Isto provavelmente devido a sua origem ser justamente de lugares pedregosos. Já fazia parte do conhecimento herbal dos gregos já no terceiro século antes de Cristo. Para os antigos egípcios, a salsa era um santo remédio para a dor de estômago e distúrbios urinários. Já os romanos, que adoravam regar seus banquetes com litros de vinhos, acreditavam que a salsa evitava intoxicação. Muito difundida por todos os continentes, se tornou tão popular que passou a ser o tempero mais empregado na cozinha do dia-a-dia.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.







O óleo essencial da salsa pode ser extraído das folhas da planta ou das sementes. Isso vai alterar um pouco a composição química deles em alguns elementos, o que implica em uma certa diferença no aroma e ação terapêutica de ambos. Mas no geral as aplicações são bem parecidas. 










SALSA
(Petroselinum sativum)







Nenhum comentário:

Postar um comentário