Petitgrain


Nome Botânico:
Citrus aurantium amara.

Familia Botânica:
Rutaceae.
(Laranja, tangerina, lima, bergamota, néroli, limão, grapefruit).

Nome em Inglês:
Petitgrain.

Nome em Espanhol:
Petitgrain.

Tipo de Planta:
Árvore de médio porte que produz frutos comestíveis.

Óleo Extraído de:
Folhas, galhos e frutos verdes de árvores cítricas.

Aparência do Óleo:
Transparente/fluído.
 
Aroma:
Herbal, fresco e perfumado.
 
Origem:
Brasil, Paraguai, EUA.

Principais Componentes:
Linalol, geraniol, limoneno, b-pineno, b-mirceno, b-cariofileno, acetato de linalilo, a-terpineol, acetato de geraniol, trans-nerolidol, acetato de nerilo, nerol, antranilato de metilo.

Propriedades:
Antiespasmódico, antidepressivo, estimulante , tônico, calmante, anti-infeccioso, antisséptico, anti-inflamatório, bactericida.

Principal Utilização:

Sistema Digestivo:
Trata cãimbras e enjoos estomacais, gases, constipação, indigestão, prisão de ventre, falta de apetite, dor e desconforto gástrico. O petitgrain possui uma leve ação diurética.

Tratamento Cutâneo:
Cicatrizante, hidratante e regenerador celular. Trata acne, peles normais a oleosa, manchas, edemas, capilares rompidos, poros dilatados, sudorese. Tem um efeito desodorante e refrescante para a pele. Parece ter também um efeito tônico, adstringente e rejuvenescedor para a pele, mantendo-a mais firme, hidratada e renovada.

Relaxante Muscular:
O petitgrain, assim como os outros óleos cítricos, é um bom relaxante para tensões musculares. Útil para aliviar o cansaço e a fadiga muscular.

Outras Utilizações:

* Bom contra casos de convalescência e debilidade física, possui um efeito reanimador nesses casos.

Psicologicamente:
É calmante, anti-stress e estimulante do ânimo. Ajuda em casos de insônia, ansiedade, estados nervosos, jet lag, acessos de pânico, desgaste do sistema nervoso e depressão. Possui um efeito reanimador.

Combinações:
Todos os cítricos, gerânio, alecrim, sálvia esclaréia, cedro, lavanda, néroli, hortelã, cipreste.

Curiosidade:
O óleo do petitgrain há centenas de anos é usado nas águas de colônia e nas formulações de perfumes devido ao seu requintado aroma e efeito refrescante, estimulante e desodorizante. O nome petitgrain ("grão pequeno") vem do fato de que inicialmente o óleo era extraído dos frutos verdes e não desenvolvidos da laranjeira. No entanto, hoje o óleo é principalmente extraído das folhas e dos galhos, e de outras árvores da família dos cítricos, além da laranja.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.








O petitgrain é um óleo essencial aromático com várias aplicações terapêuticas, inclusive muito apreciado pelas indústrias da perfumaria e da cosmética devido ao seu aroma requintado, fresco e perfumado. Geralmente ele é extraído dos galhos e folhas da laranja-amarga, mas também podem ser usadas outras espécies de cítricos como a tangerina, o limão, a lima, etc. O aroma do petitgrain se assemelha muito ao do óleo essencial do néroli, que é extraído das flores da laranjeira e tem um preço bem mais elevado. 




   




O óleo essencial do petitgrain tem componentes como o geraniol, o linalol e o limoneno, que são ingredientes ótimos para os cuidados com a pele. Assim como os óleos de lavanda, laranja, néroli e o gerânio, o petitgrain também tem bons efeitos para manter a pele hidratada, equilibrar a oleosidade, tonificar, prevenir a acne, acalmar, tratar manchas, entre outros benefícios. 





 
 
PETITGRAIN
(Citrus aurantium amara)


 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário