Violeta



Nome Botânico: 
Viola odorata

Família Botânica:
Violaceae.

Outros Nomes:
Viola, violeta-cheirosa, violeta-de-cheiro, violeta-perfumada, violeta-mammola, violeta-azul. 

Nome em Inglês:
Violet. 

Nome em Espanhol:
Violeta. 

Tipo de Planta:
Planta perene de pequeno porte com flores violetas ou brancas. 

Óleo Extraído de:
Folhas e flores. 

Aparência do Óleo:
Líquido translúcido de cor verde escuro.

Aroma:
Herbal, terroso e floral. 

Origem:
Europa e Ásia. 

Principais Componentes:
Óxido de bisabolona, beta-farneseno, nonadienal, alfa-ionona, beta-ionona, beta-diidroionona, violina, violamina, odorantina, mirosina, gauterina. 

Propriedades:
Adstringente suave, analgésico, antioxidante, antifúngica, antiinflamatória, antipirético, antitussígena, calmante, cicatrizante, diurética, emética, emoliente, expectorante, ligeiramente laxante, sedativa, sudorífera. 

Principal Utilização:

Sistema Respiratório:
Ação expectorante e desinfetante para as vias respiratórias. Trata tosses, muco, congestão nasal, resfriados, rinites, sinusite, alergias, faringite, asma, bronquite, amigdalite.

Tratamento Cutâneo:
Na pele o óleo da violeta-cheirosa tem ação anti-inflamatória, cicatrizante e antissética em ferimentos, picadas de insetos e lesões, hidratante e emoliente para peles sensíveis e ressecadas e nas peles mais oleosas ajuda a controlar a produção de óleo e diminuir os poros. Tem efeito antioxidante e regeneradora para peles desvitalizadas. 

Outras Utilizações:

Artigo Aromático:
O aroma floral e herbáceo do óleo de violeta é amplamente usado pela indústria da perfumaria. Muito apreciado na cosmética e na alta perfumaria, é utilizado como notas bases para perfumes mais encorpados e de aroma requintado e marcante.

Tratamentos bucais:
Efeito cicatrizante e antissético em gengivites, estomatite (afta), ferimentos, faringite, mau hálito, etc.

Psicologicamente:
É profundamente relaxante, restaurador e calmante. Este óleo absoluto incentiva a cura emocional, apoia a reflexão e introspecção, e traz paz e calma, especialmente durante a meditação. 
 
Combinações:
Sálvia esclréia, lavanda, benjoim, cominho, manjericão, immortelle, acácia, rosa, gerânio, camomila, hortelã-pimenta.

Curiosidades: 
A violeta-cheirosa é uma planta herbácea com flores muito delicadas e não muito conhecida no Brasil. Ela tem esse nome popular pois é uma das poucas espécies de violeta que são perfumadas, diferente das mais conhecidas violetas-africanas que são amplamente cultivadas nos jardins e floreiras. Devido a tal característica perfumada, tem sido utilizada na fabricação de perfumes há séculos. Sua fragrância anestesia levemente os receptores olfativos e é preciso esperar alguns minutos para voltar a sentir cheiros novamente. O óleo essencial dessa espécie de flor não é tão conhecido ou encontrado no Brasil, sendo mais comum sua comercialização na Europa e nos EUA.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.





A deusa do amor


A violeta-cheirosa já era popular na antiguidade, tanto que os gregos a consagravam a Afrodite, a deusa do amor e os romanos a Vênus. Mas era usada também como planta medicinal por esses povos, principalmente para tratar problemas relacionados ao sistema respiratório. 








A violeta-cheirosa possui diferenças bem marcantes em relação a sua parente mais próxima e popular: a violeta-africana. A violeta-cheirosa, como o nome popular já diz, possui flores bem perfumadas e aromáticas, diferente das africanas que não possuem aroma nenhum. E também são consideradas plantas medicinais, enquanto as africanas, apenas são ornamentais.







VIOLETA CHEIROSA
(Viola odorata)






Nenhum comentário:

Postar um comentário