Cacau


Nome Botânico: 
Theobroma cacao.

Família Botânica:
Malvaceae.

Nome em Inglês:
Cocoa. 

Nome em Espanhol:
Cacao.

Tipo de Planta:
Árvore frutífera de médio porte.

Óleo Extraído de:
Sementes do fruto.

Aparência do Óleo:
Líquido viscoso de cor âmbar/amarronzado. 

Aroma:
Quente, doce e com toque amargo.
Aroma de chocolate.

Origem:
Américas do Sul, Central e Índia ocidental.

Principais Componentes:
Cafeína e teobromina.

Propriedades:
Estimulante, tônico, afrodisíaco, calmante, antidepressivo, ansiolítico, cicatrizante, anti-inflamatório, cardioprotetor. 
 
Principal Utilização:

Emocional e Psicológico:
O efeito do cacau no nosso corpo é muito perceptível no campo emocional. Seu aroma é altamente antidepressivo, calmante e reconfortante. Possui um ótimo efeito também afrodisíaco com seu aroma doce e sensual, ajudando a tratar problemas de ordem sexual e de libido. Reduz os níveis de stress equilibrando os níveis de endorfinas. Nos aflora a nossa "criança interior" nos fazendo ver a vida com mais alegria e ânimo para encarar os problemas. 

Regulador do Apetite:
O cacau é conhecido também por regular o apetite e controlar a compulsão por comer. Na verdade o seu aroma nos causa esse efeito: de saciedade. Cheirar o óleo do cacau tem o mesmo efeito satisfatório no nosso corpo de comer uma pedaço do chocolate.


Outras Utilizações:

Tratamento Estético e de Pele:
O cacau possui poderosa ação antioxidante, portanto pode ser usado em receitas cosméticas para evitar ou tratar o envelhecimento da pele pelos radicais livres. Também possui efeito lipolítico na gordura localizada, podendo ser usado na composição de produtos para massagens redutoras e estéticas. A cafeína presente no cacau também é estimulante da circulação local, ajudando em quadros de edemas, inchaços, olheiras, etc. Os indígenas também usavam o cacau como cicatrizante e anti-inflamatório em feridas e ferimentos.

* Regulador endócrino, circulatório e cardíaco.

* Usado como nota aromática em perfumes e fragrâncias. 

* Usado como saborizante pela indústria alimentícia e na culinária.

Combinações:
Cedro, sândalo, limão, capim-limão, litsea-cubeba, vetiver, lavanda, cravo, canela, gengibre, laranja, alecrim, hortelã.
 
Curiosidades:
No Brasil o cacau é nativo da região norte, tendo sido por muito tempo um produto obtido do extrativismo. Foi cultivado inicialmente na Amazônia onde já existia em estado natural e utilizado pelos indígenas para fins medicinais inclusive. Depois, pelo rio Amazonas, passou para o Pará e para o litoral, chegando finalmente na Bahia, onde melhor se adaptou ao solo e ao clima marinho e causou o "boom" do cultivo na década de 1930. O Estado da Bahia produz atualmente cerca de 95% do cacau brasileiro, sendo seguido pelo Pará. Mas a produção brasileira corresponde apenas a 5% da mundial. A Costa do Marfim é que possui o título de maior produtor com o que corresponde aproximadamente a 40% da produção de cacau em todo mundo. O cacau é matéria-prima para a fabricação do chocolate, entretanto essa não é a única utilização desse fruto. As sementes, além do chocolate, também são usadas para a produção de cacau em pó e manteiga de cacau, sendo essa última empregada também na indústria farmacêutica e cosmética. A polpa do cacau também é consumida, sendo usada na fabricação de geléias, licores, vinho e suco. A casca é também aproveitada na produção de alimentos para o gado e outros animais.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.






O óleo essencial do cacau controla e regula o apetite, traz a sensação de saciedade e previne a compulsão alimentar. Isso acontece porque o ato de cheirar o óleo essencial reduz as taxas de um hormônio chamado grelina em nosso organismo. Esse hormônio foi descoberto por pesquisadores japoneses e é ele que estimula o nosso apetite e nos dá a vontade de comer.








Foram os espanhóis durante as grandes 
navegações, que conheceram o cacau
aperfeiçoaram sua utilização culinária, 
adicionando açúcar e leite à bebida que já 
era feita pelos indígenas. Criaram assim algo 
muito parecido com o que conhecemos 
hoje como o famoso chocolate.










O cacau já era cultivado pelas grandes civilizações antigas das Américas, como os astecas e os maias, antes da chegada dos navegadores espanhóis. Para esses povos a importância do fruto era sagrada e acreditavam que o cacau havia sido dado ao homem diretamente pelos deuses. Faziam bebidas com ele e as tomavam para adquirir sabedoria, proteção e poder.










CACAU
(Theobroma cacao)










Nenhum comentário:

Postar um comentário