Jasmim


Nome Botânico:
Jasminum officinale, Jaminum grandiflorum.

Família Botânica:
Oleaceae.

Nome em Inglês:
Jasmine.

Nome em Espanhol:
Jazmin.

Tipo de Planta:
Trepadeira com folhagem delicada, flores brancas e bem perfumadas.

Óleo Extraído de:
Flores.

Aparência do Óleo:
Escuro avermelhado e denso.

Aroma:
Floral, almiscarado e doce.
Aroma intenso e marcante.

Origem:
Marrocos, Turquia.

Propriedades:
Calmante, afrodisíaco, antidepressivo, respiratório, clareador/tônico mental, estética facial, hidratante, anti-espasmódico.

Principais Constituintes:
Farnaseno, esqualeno, alcool benzilico, geraniol, linalol, isofitol, fitol, trans-jasmona, benzilo, metilo, eugenol, jasmona, ácido linoleico, ácido palmitico. 

Principal Utilização:

Sistema Geniturinário e Hormonal:
É um regulador hormonal. Trata infecções, estimula a produção do leite materno, dores de parto, impotência sexual.

Tratamento de Pele e Cabelos:
Trata pele seca ou sensível, pele madura, cabelos e couro cabeludo secos. Tem ação hidratante, emoliente e restauradora para a pele e os cabelos. 

Outras Utilizações:

*Alivia asma, tosse, catarro e sinusite.

*Alivia dores musculares, câimbras musculares e menstruais.

Psicologicamente:
Profundamente relaxante, um poderoso afrodisíaco, alivia ansiedade, tensão nervosa, fadiga, irritabilidade ou apatia. É excelente para qualquer tipo de depressão, inclusive pós-parto. Possui muitas propriedades psicológicas e emocionais pois tem a capacidade de provocar o estado de espírito confiante, otimista e eufórico.

Combinações:
Néroli, bergamota, olíbano, laranja, sândalo, palmarosa, limão, gerânio, ylang-ylang, sálvia, patchouli e lavanda.

Curiosidades:
Assim como o óleo de rosas, o óleo essencial de jasmim é um dos mais caros da aromaterapia. Isso em função da grande quantidade de flores que são necessárias para a sua extração. O óleo de jasmim e sua essência são dos mais utilizados para composição de fragâncias e perfumes. A indústria da perfumaria é das que mais consome o aroma marcante do jasmim.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.






O jasmim é apreciado em quase todo o oriente na forma de um perfumado chá. Mas especialmente na Índia, seu óleo essencial, assim como o de rosas, é muito utilizado para tratar a pele e os cabelos, em massagens e óleos de tratamento cosmético. Além de ser considerado um potente afrodisíaco.





  

O aroma quente, floral e sensual do óleo do jasmim é considerado um poderoso afrodisíaco. Ajuda a tratar problemas como impotência, frigidez e também problemas ligados ao orgão sexual masculino. Seu poder relaxante alivia as tensões do emocional e psicológico, fazendo a libido aflorar. 






JASMIM
(Jasminum officinale)








Um comentário: