ÓLEO VEGETAL



Os óleos extraídos por prensagem de sementes, castanhas, frutos, caroços e grãos são chamados de óleos vegetais. Ou ainda de "óleos carreadores" ou "veículos" quando são usados para se diluir os óleos essenciais. Ao contrário dos óleos essenciais, os óleos vegetais são oleosos, pois são a parte "gordurosa" da planta, por isso não evaporam e não se misturam com água ou álcool. Essa seria a diferença básica entre eles.

Os óleos vegetais são hidratantes, nutritivos, emolientes, possuem várias vitaminas, minerais, gorduras, ácidos graxos essenciais e outros componentes benéficos para a saúde, nutrientes que não são encontrados nos óleos essenciais. O melhor óleo vegetal é o óleo extra virgem, aquele que é extraído apenas pela prensagem direta da matéria prima, sem o uso de solventes, produtos químicos, calor ou nenhum processo agressivo para retirar o óleo da planta. 

Apenas o método da prensagem à frio mantém todos os nutrientes íntegros e benéficos do óleo ao final do processo da extração dele. Os óleos vegetais extra virgens são os mais indicados para a pele, os cabelos e na maioria das vezes eles também podem ser ingeridos. Ajudam a tratar vários problemas de saúde por serem 100% íntegros em sua composição. São os mais indicados para tratamentos cosméticos, fitoterápicos e para as massagens corporais e faciais.
 
Na aromaterapia, os óleos vegetais tem um papel importantíssimo: eles servem como veículos para a diluição dos óleos essenciais, que por serem altamente concentrados não podem ser usados de forma pura pois poderiam causar irritações, alergias e até queimaduras na pele. Já os óleos vegetais possuem uma composição mais gordurosa, nutritiva, leve e mais neutra quimicamente, sendo indicados exatamente para a aplicação cutânea.

Ao serem misturados a eles, os óleos essenciais terão os seus componentes químicos absorvidos pela pele de maneira segura e completa. Isso é muito importante para essa terapia já que a absorção pela pele é a maneira mais eficaz de recebermos os benefícios dos óleos essenciais.
 
Não se deve usar na aromaterapia outros tipos de óleos como os óleos minerais. Eles são extraídos do petróleo e apesar da aparência fina e hidratante, eles não são tão benéficos para nossa pele. Eles possuem moléculas maiores que as células da nossa pele, portanto não são absorvidos. Na verdade os óleos minerais, parafinas e outros derivados sintéticos agem por oclusão, ou seja eles criam uma película na pele que impede a saída da água. Apesar de ser um método de hidratação da pele, não é considerado o mais saudável em comparação com a absorção e aplicação de substancias naturais, como os óleos vegetais virgens.

Os óleos vegetais virgens são totalmente absorvidos pela nossa pele em um tempo de até 3 horas após a aplicação, exatamente por serem 100% naturais. Chegam inclusive a alcançar camadas profundas como nossas articulações e musculatura, levando todos os seus benefícios terapêuticos para todo o nosso organismo. Cada vez mais se conhecem os benefícios dos óleos vegetais e ao longo do tempo eles veem sendo usados na medicina natural e na cosmética com excelentes resultados



Óleo Extra Virgem  x  Óleo Refinado

Hoje em dia é muito comum a adulteração dos óleos vegetais virgens, onde outros óleos mais baratos (ou ativos sintéticos) são misturados a eles para aumentar o volume final do produto e assim poder vende-los por preços menores. Por exemplo, a adição a eles de óleos refinados, que são pobres na sua composição nutricional, devido ao processo de extração usado (solventes químicos e calor). 

O processo de refino para extração faz o óleo render mais e durar mais tempo, porém oxida e elimina grande parte dos nutrientes dele. Os óleos vegetais refinados ou adulterados são facilmente reconhecidos, principalmente pelo preço mais baixo em comparação com a média do mercado e também pela aparência. Normalmente são de uma cor amarela bem pálida ou quase transparentes e praticamente sem cheiro (ou com cheiro de óleo de cozinha).  

Já os óleos prensados à frio, preservam o aroma e a cor da parte da planta de onde foram extraídos, assim como todos os seus nutrientes originais. Sempre se deve comprar óleos vegetais virgens, em locais e de marcas confiáveis e se possível verificar o laudo técnico do óleo ou a composição de ingrediente na embalagem. Deve conter apenas o óleo vegetal 100% puro, extraído da planta original, sem adições de outros ingredientes e constar o método de extração (prensado à frio / extra virgem). 

Quando essas informações não constam no produto e ele tem um preço muito mais baixo, provavelmente trata-se de um óleo refinado ou diluído (adulterado). Isso faz dele um produto de qualidade bastante inferior, restando apenas as propriedades emolientes e hidratantes de um óleo, mas praticamente sem nenhum efeito nutricional ou fitoterápico. 
 



🌻 LISTA DOS ÓLEOS VEGETAIS 🌻




***

 
 

  

2 comentários: