PRINCIPAIS ÓLEOS VEGETAIS 


ABACATE Persea americana | AVOCADO OIL
O óleo vegetal de abacate é extraído da polpa do fruto e é ideal para massagens, drenagens, hidratação da pele do rosto, do cabelo e tem uma textura leve com rápida absorção, sendo ótimo também como carreador para óleos essenciais. Um óleo de preço bem acessível que promove uma hidratação e umectação duradouras, com um toque aveludado e sem engordurar.  Rico em vitaminas A, B1, B2, D e E, minerais (potássio, fósforo, magnésio, enxofre, sódio), aminoácidos, ácidos palmítico, oleico (ômega 9), linoleico (ômega 6), palmitoleico (ômega 7) e nutrientes essenciais para peles secas, normais, mistas e até as oleosas. Auxilia na regeneração da pele, reduzindo a aparência de cicatrizes, rugas e linhas finas. É um óleo vegetal também indicado para tratamento e hidratação do couro cabeludo e dos cabelos.


AÇAÍ Euterpe oleracea | ACAI BERRY OIL
O açaí é o fruto de uma palmeira nativa da região amazônica que possui inúmeros nutrientes inclusive um riquíssimo óleo que pode ser extraído de seus frutos. Possui alto conteúdo de ácido palmítico, oleico e linoleico (ômegas 9 e 6), bem como vitaminas A, D, E, fito-esteróis e antocianina, substância que dá a coloração arroxeada ao fruto e que possui forte poder antioxidante. Elevada quantidade de proteínas, lipídios, bio-flavonóides, zinco e silício. É um óleo vegetal com incrível ação anti-inflamatória e antioxidante para a pele, combatendo os radicais livres e estimulando a síntese do colágeno. Pode ser usado em todos os tipos de pele, também no couro cabeludo, na hidratação e tratamentos dos cabelos.


ALGODÃO Gossypium hirsutum | COTTON OIL
O óleo vegetal extraído das sementes do algodão é rico em vitaminas D e E, ômegas 3 e 6 e ceramidas. É um importante aliado para o cuidado da pele, unhas e cabelos e é um excelente anti-inflamatório, auxiliando no tratamento de peles com eczemas, dermatites, descamação e ressecamento. Atua na retenção hídrica na pele e nos cabelos, mantendo a umidade por mais tempo, sendo ideal para as peles e cabelos mais ressecados, deixando-os bem hidratados, nutridos e saudáveis. Na pele, além da hidratação, o óleo vegetal de algodão possui alto poder antioxidante prevenindo formação de manchas e minimizando a ação dos radicais livres, evitando o envelhecimento. Sua ação antioxidante também beneficia os cabelos, auxiliando na renovação dos fios e evitando o frizz e a queda.


AMÊNDOAS Prunus dulcis SWEET ALMOND OIL
O óleo vegetal de amêndoas doces é famoso no tratamento e prevenção das estrias e cicatrizes, isso devido a ele ser muito eficiente para aumentar a elasticidade e o colágeno da pele. É excelente para os cuidados com peles delicadas e sensíveis como a de crianças, idosos e gestantes, que usam ele na prevenção das estrias gestacionais. É rico em vitaminas A, B1, B2, B6, E, ácidos graxos essenciais como o linoleico e o oleico (ômegas 6 e 9) e proteínas. Age como ingrediente nutritivo e emoliente para as peles mais secas e especialmente as peles mais sensíveis ou delicadas. É um óleo com um aroma adocicado e agradável, muito eficaz para massagens corporais e também hidratação das peles mais ressecadas ou maduras. O óleo de amêndoas também pode ser usado na hidratação dos cabelos e couro cabeludo.


ANDIROBA Carapa guaianensis | ANDIROBA OIL
Originária do norte do Brasil, a andiroba possui propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e cicatrizantes, portanto é excelente auxiliar no processo de recuperação da pele. Ajuda a prevenir celulite, artrite, reumatismo, contusões e problemas musculares. Bom para picadas de insetos, dermatites, ferimentos e espinhas. Rico em vitaminas, sais minerais e ácidos graxos que possuem propriedades terapêuticas, como ácido palmítico, ácido mirístico, ácido linoleico (ômega 6) e ácido oleico (ômega 9). Ele amacia e hidrata a pele além de ser analgésico ajudando a aliviar dores. É utilizado como repelente e para combater piolhos. Em temperaturas abaixo de 25 graus ele se solidifica, devendo ser levemente aquecido para uso.


ARGAN Argania spinosa | ARGAN OIL
Árvore originária do Marrocos, o óleo das sementes de seus frutos possui uma proporção equilibrada de ácido linoleico (ômega 6), ácido oleico (ômega 9), vitamina E, esqualeno, polifenóis, carotenoides e esteróis. Estes componentes lhe conferem notável e poderosa atuação antioxidante e regeneradora das células, propiciando usos incomparáveis na cosmética e na terapêutica. Para a pele, o óleo de argan garante alta hidratação, ação antioxidante, restauração do pH natural, controle da oleosidade e combate a acne e rugas, além de promover a renovação celular. Chamado de o "óleo marroquino", ele se tornou muito famoso e apreciado como um poderoso hidratante e embelezador dos cabelos.


ARNICA Arnica montana | ARNICA OIL 
Da família do girassol e da camomila, a arnica é rica em ômegas 6 e 3 sendo altamente nutritivo para a pele. O óleo da arnica é na verdade um extrato oleoso composto, onde as flores são maceradas em um óleo vegetal neutro (normalmente o óleo de girassol). Possui helenalina, que é uma substância anti-inflamatória, analgésica e antisséptica fazendo do óleo muito usado para tratamento de casos de contusões, dores musculares, artrites, reumatismos, etc. Usada também em escoriações, coceiras por picadas de insetos, lesões e edemas. Também funciona como estimulante circulatório, tônico cerebral, e para redução da queda capilar. Normalmente esse óleo é usado como ingrediente em formulações de cremes, géis, óleos ou pomadas fitoterápicas ou apenas puro para a aplicação no local a ser tratado.
   

AVELàCorylus avellana | HAZELNUT OIL
Nativa da Europa, Ásia Ocidental e Norte da África, a avelã tem a composição rica em vitaminas E, B6, B9, ácidos graxos como o ácido oleico (ômega 9) e ácido linoleico (ômega 6;). Seu óleo vegetal é mais facilmente encontrado na Europa e nos EUA. É um poderoso antioxidante e tonificante para a pele, capaz de fortalecer capilares frágeis e aumentar a penetração de ativos pela pele, além de possuir propriedades anti-inflamatórias, auxiliando no processo de cicatrização e forte ação antioxidante devido à vitamina E. Possui um aroma delicioso e característico, sendo considerado afrodisíaco por conter uma substância chamada l-arginina, que é um estimulante da libido. 


BABAÇU Orbignya oleífera | BABASSU OIL
A palmeira do babaçu é originária da região norte do Brasil, principalmente região amazônica e alguns países da América do Sul. De seu coquinho é que se extraí um óleo vegetal muito nutritivo e muito similar aos óleos de coco branco, palma e palmiste, já que todos são riquíssimos em ácidos láurico, oleico (ômega 9), linoleico (ômega 6), mirístico e caprílico. Para o uso na pele, nos cabelos ou alimentício, ele deve ser extraído por prensagem a frio (extra virgem). Tem propriedades antioxidantes, hidratantes, anti-inflamatórias e fortalecedoras do sistema imunológico. Em temperaturas amenas ele se solidifica igual ao óleo de coco branco, devendo ser levemente aquecido para  o uso.


BURITI Mauritia flexuosa | BURITI OIL
Originária das Américas, a palmeira do buriti produz frutos que possuem um óleo rico em ácido oleico (ômega 9), ácido palmítico, ácido linoleico (ômega 6), betacaroteno, vitamina A e vitamina E, portanto tem uma potente ação hidratante e antioxidante. É excelente para fortalecer a pele devolvendo-lhe vitalidade, brilho e maciez. Ajuda a proteger as células e possui efeito cicatrizante. É também um vermífugo poderoso. Filtra e absorve raios ultravioleta atuando como protetor solar natural. Ajuda a combater os radicais livres e estimular a produção de colágeno da pele em função da alta concentração das vitaminas A e E e do betacaroteno, além da ótima ação hidratante e nutritiva.


CAFÉ VERDE Coffea arabica | GREEN COFFEE OIL
O óleo do grão verde do café possui propriedades antioxidantes, hidratantes, anti-inflamatórias, anti-envelhecimento e estimulantes do metabolismo. Rico em ácido clofogênico e tocoferóis (vitamina E), seu uso na pele promove uma hidratação profunda, regenera as células, combate radicais livres e equilibra a produção de oleosidade, sendo inclusive bom para peles acnêicas. Aumenta a produção do colágeno devolvendo a juventude e firmeza da pele. O café verde tem se descoberto como um poderoso aliado para a cosmética e medicina preventiva devido à cafeína que é um poderoso estimulante metabólico, agindo no tratamento de edemas, inchaços, gordura localizada, olheiras, problemas circulatórios, etc.


CALÊNDULA Calendula officinalis | CALENDULA OIL
O óleo da calêndula é na verdade um extrato oleoso, onde as flores da calêndula são maceradas em um óleo vegetal neutro (normalmente o óleo de girassol) e todos os seus componentes são transferidos para ele. Esse óleo composto possui ácido oleanóico e componentes que lhe dão qualidades cicatrizantes, anti-inflamatórias, regeneradoras celular, entre outras. Usado para tratar vários problemas de pele como assadura, lesões, queimaduras, inflamação, psoríase, dermatites e fins cosméticos. Também para tratamento capilar. A calêndula é famosa por ser um poderoso anti-inflamatório e calmante para a pele. Pode se usar diluído em outro óleo, géis ou cremes dermatológicos.


CASTANHA DO PARÁ Bertholletia excelsa | BRAZIL NUT OIL
O óleo da castanha-do-pará ou castanha-do-brasil (árvore originária do norte do Brasil), é rico em ácidos graxos essenciais, principalmente ácido oleico (ômega 9), ácido linoleico (ômega 6), ácido linolênico, ácido palmítico, vitaminas A e E, diversos minerais e oligoelementos como cálcio, ferro, zinco, potássio e selênio. Fortalece o sistema imunológico e tem efeito hidratante, nutritivo, antisséptico e antioxidante para pele, cabelos e organismo. Poderosa ação recuperadora e antioxidante para a pele, devido a alta presença das vitaminas A e E. Combate os efeitos dos radicais livres e estimula a produção do colágeno cutâneo. É um óleo muito perfumado e nutritivo, muito usado pela indústria cosmética para composição de cremes e hidratantes corporais.
 

CENOURA Daucus carota | CARROT OIL
Rico em vitamina A, do complexo B, minerais e betacaroteno, possui propriedades hidratantes, emolientes e calmantes tópicas. Sua absorção é rápida e completa sem deixar a pele com sensação de gordura. Protege da exposição dos raios solares intensos e auxilia no bronzeamento seguro e uniforme. Poderosa ação recuperadora e antioxidante para a pele, devido a alta presença da vitamina A e também é muito benéfico para tratamento e hidratação do couro cabeludo e dos cabelos. Deve ser acrescentado somente 10% em outros óleos carreadores ou misturas, caso contrário sua cor alaranjada poderá permanecer temporariamente na pele.


COCO Cocos nucifera | COCONUT OIL 
Um dos melhores óleos para hidratação da pele e dos cabelos, pois é leve e altamente nutritivo, rico em vitamina E e ácidos graxos. Fortalece o sistema imunológico devido a alta concentração de ácidos láurico, oleico, mirístico e caprílico. O óleo de coco é um antioxidante e anti-inflamatório natural, sendo eficiente para ajudar em inflamações, eczemas, assaduras, dermatites, psoríase, queimaduras, fissuras, etc. É rapidamente absorvido pela pele, sendo ótimo para ser usado como carreador para óleos essenciais em massagens. No rosto é mais indicado para peles normais à secas, em peles oleosas ou mistas ele pode aumentar a oleosidade ou facilitar o surgimento de acne. No corpo é uma ótima opção de hidratação para partes mais ressecadas. Em temperaturas abaixo de 28 graus ele se solidifica, devendo ser levemente aquecido para uso.


COPAÍBA Copaifera officinalis | COPAIBA OIL 
Uma árvore originária da região amazônica cujo óleo de seu tronco é amplamente utilizado pela cultura indígena como cicatrizante, anti-inflamatório e analgésico. Trata-se de uma resina líquida de aparência de óleo que possui integrado na sua composição os óleos essenciais e o beta-cariofileno, um poderoso anti-inflamatório. Bom para problemas de pele como dermatites, ferimentos, picadas de insetos, além de antioxidante, clareador e rejuvenescedor para a pele. Também usado em dores articulares e musculares. Por não ser propriamente um "óleo vegetal" e sim uma resina, ele puro é um pouco pegajoso e concentrado, sendo melhor diluí-lo em óleos mais neutros. Também é usado internamente para tratar problemas digestivos. Possui um aroma forte, amadeirado e resinoso.


DAMASCO
 Prunus armeniaca
 | APRICOT KERNEL OIL
Originário da Turquia, o óleo extraído por prensagem dos caroços do damasco é um óleo vegetal leve, de aroma adocicado e rico em ácidos graxos (linoleico, oleico e linolênico) e vitaminas A, B e E. É rapidamente absorvido pela pele, deixando-a nutrida e hidratada mas sem deixa aparência oleosa. É usado também para clarear manchas, aumentar a elasticidade da pele e amenizar marcas de expressão e rugas. Pode ser usado em todas as peles, mas em especial as mais ressecadas. Possui efeito anti-inflamatório e pode ser usado no tratamento de acne, eczemas, alergias, ferimentos, etc. E também bom para problemas nas juntas e musculatura dolorida. 


GERGELIM Sesamum indicum | SESAME OIL
É um óleo leve que absorve cerca de 40% da radiação solar, protegendo a pele. Contém 32% de proteína natural, vitaminas, minerais e lecitina. Popularmente é muito usado para ajudar em reumatismos e artrites. É excelente para todos os tipos de pele, especialmente com problemas de eczema, psoríases e envelhecimento prematuro. Nos cabelos devolve a vida e o brilho perdido aos fios secos e quebradiços. Muito usado nas massagens da Medicina Indiana (Ayurvédica). Para o uso na pele ou fins cosméticos, deve ser usado o óleo do gergelim prensado a frio das sementes cruas (o branco ou o preto). Ele possui um aroma forte e característico que lembra o amendoim. O óleo do gergelim torrado é usado apenas na culinária. 


GÉRMEN DE TRIGO Triticum vulgare | WHEATGERM OIL 
Este óleo é abundante em ácidos graxos essenciais, como o ácido linoleico (ômega 6) e o ácido oleico (ômega 9) além dos ácidos mirístico, palmítico e palmitoleico, proporcionando nutrição e hidratação de longa duração para a pele. Contém vitaminas A, do complexo B, E e D, que agem como potentes antioxidantes naturais, protegendo a pele contra os danos causados pelos radicais livres como o envelhecimento precoce da pele. Também fortalece os vasos sanguíneos evitando a ocorrência de varizes quando aplicado diariamente nas pernas. Pode ser adicionado a tratamentos capilares para fortalecer e nutrir os cabelos. Possui aroma forte e consistência pegajosa, devendo ser diluído em outro óleo vegetal mais neutro para uma melhor aplicação na pele ou nos cabelos. É um conservante natural para outros óleos, evitando sua rancificação, quando incorporada uma pequena quantidade a eles. 


GIRASSOL Helianthus annus | SUNFLOWER OIL
O óleo vegetal extraído por prensagem das sementes do girassol é um excelente óleo de custo baixo, rico em vitaminas E, D, ácidos palmítico, linoleico e oleico (ômegas 6 e 9). Pode ser utilizado na produção de pomadas, óleos, cremes ou aplicado puro para alergias, ferimentos, assaduras, micoses, pé-de-atleta, dermatites e esfoladuras. É um excelente cicatrizante, um ótimo antioxidante (devido ao elevado nível de vitamina E) e tem ação regeneradora, emoliente e hidratante para a pele e couro cabeludo. É um óleo leve, rapidamente absorvido, sendo indicado para peles sensíveis, normais, mistas e até oleosas. Um ótimo óleo para massagens corporais e veículo carreador para diluição dos óleos essenciais e de outros óleos vegetais mais concentrados. Pode ser considerado o óleo vegetal "coringa", pois é de um preço acessível, aceito por todos os tipos de pele, além de ter uma textura leve e praticamente sem aroma.


GROSELHA NEGRA Ribes nigrum BLACK CURRENT OIL
Originária do norte da Europa, a groselha-negra é uma rica fonte de AGL, um ácido graxo raro somente encontrado em três plantas. Esse princípio ativo possui inigualáveis propriedades terapêuticas que têm se mostrado eficaz em desordens da pele (dermatites, eczemas, ressecamento, descamação, vermelhidão, pruridos, queimaduras, psoríases), problemas hormonais femininos (TPM, cólicas, dores nos seios), hiperplasia da próstata, calvície andro-genética (masculina), desordens do diabetes, colesterol e triglicérides elevados, além de ser um potente anti-inflamatório natural benéfico nas doenças reumáticas e artrites. Sua ação regenerativa da pele o torna sempre um aliado nas receitas cosméticas associadas ao uso de óleos essenciais e outros ativos naturais.


JOJOBA Simmondsia chinensis JOJOBA OIL 
Uma árvore originária da América do Norte, cujo óleo retirado de seus frutos é rico em vitaminas A, B1, B2, E, ácidos graxos (esteárico, palmítico, oleico, linoleico, araquídico, behênico) e ceramidas. Trata-se de uma "cera liquida" de alta compatibilidade com o óleo natural da pele humana. Excelente para o tratamento e controle de peles acneicas e oleosas, pois limpa os poros, as glândulas sebáceas e regula a produção da oleosidade natural da pele, além de regenerador, cicatrizante, anti-inflamatório e emoliente. Age também sobre o couro cabeludo e hidratação dos cabelos. Muito rico em antioxidantes, como a vitamina E, ajuda a combater os radicais livres e estimular a produção de colágeno da pele. Ótimo para formulação de cosméticos naturais com adição de óleos essenciais para tratar rugas, flacidez e outros problemas como eczemas, psoríase e queimadura solar. Possui uma cor amarela bem intensa, uma textura aveludada e é facilmente absorvido pela pele.


LICURI Syagrus coronata | LICURI OIL
O licuri é uma espécie de palmeira típica do nordeste brasileiro, cujo coquinho fornece um óleo vegetal bastante rico e muito similar ao óleo de coco branco e sua polpa é tão nutritiva quanto a polpa do açaí. O diferencial deste óleo está na quantidade de ácidos graxos essenciais encontrados: ácido caprílico, cáprico, láurico, mirístico,  palmítico,  esteárico,  oléico (ômega-9) e linoléico (ômega-6). Distingue-se ainda por ser um óleo de primeira qualidade, sendo uma ótima fonte nutricional. É um poderoso antioxidante e também antisséptico, antifúngico, antibacteriano, potente anti-inflamatório e emoliente. Na pele age como hidratante, protetor, suavizante, aumentando a elasticidade, reduzindo rugas e marcas de expressão. Também pode agir como anti-queda e anti-caspa e é um excelente hidratante capilar e para o couro cabeludo.
 

LINHAÇA Linum usitatissimum LINSEED OIL
O óleo extraído das sementes da linhaça possui alto índice de gorduras insaturadas que são os ácidos graxos essenciais oleico e linoleico: ômegas 3, 6 e 9, sendo uma das mais ricas fontes destes ácidos graxos. Destaque também para fitoquímicos (lignanas, fitosteróis e flavonóides) presentes na linhaça dourada que tem atividade antioxidante, anticancerígena e antibiótica. As vitaminas e minerais estão presentes, com destaque para a vitamina E (poderoso antioxidante), potássio e magnésio. O óleo de linhaça é um potente anti-inflamatório sendo útil em artrites, artroses, dores musculares, ciática, dermatites, psoríases. Também auxilia no tratamento de TPM, menopausa e controle de colesterol. Possui propriedades clareadoras, sendo muito usado para tratar melasmas (manchas persistentes na pele) e prevenir e tratar as rugas e as marcas do envelhecimento.
 

MACADÂMIA Macadamia tetraphylla MACADAMIA NUT OIL
A macadâmia é uma noz originária da Australia que possui um óleo vegetal rico em ácidos graxos como o oleico (ômega 9), ácido palmitoleico (ômega 7, responsável pelo metabolismo dos lipídios), linoleico (ômega 6), estéarico e vitaminas B1, B2, B3 e E. Também é rico em minerais como o magnésio e antioxidantes que retardam o envelhecimento da pele e do organismo. Muito indicado para cosméticos ou receitas anti-idade que recuperem a beleza e hidratação de peles mais ressecadas ou maduras, mas também pode ser aplicado em peles mistas e oleosas, pois sua composição é leve e de compatibilidade com a cera natural da nossa pele, controlado e equilibrando a sua produção de óleo. Também é um óleo muito bem usado para hidratação dos cabelos mais ressecados ou danificados. 


MARACUJÁ Passiflora edulis PASSIONFRUIT SEED OIL
É retirado por prensagem das sementes em empresas que produzem o suco da fruta. O óleo de sementes de maracujá possui textura e características parecidas com as do óleo de sementes de uva. Ele possui um alto teor de ácido linolênico e oleico (ômegas 3, 6 e 9), ácido palmítico, além das vitaminas A, C e E. Tem efeito anti-inflamatório, calmante e cicatrizante para problemas como dermatites, ferimentos, acne, descamação, rosácea, psoríase, alergias, coceiras, etc. Ótimo para todos os tipos de pele inclusive a oleosa, evita o envelhecimento da pele e a flacidez devido ao alto poder antioxidante das vitaminas. É um óleo com toque seco e aveludado, com alto poder hidratante e emoliente sem deixar a pele com aparência engordurada.


MILHO Zea mays CORN OIL
O óleo de milho prensado à frio é rico em vitaminas do complexo B, vitamina E (um poderoso antioxidante natural), sais minerais, ácidos graxos insaturados, como o ácido linoleico (ômega 6) e o ácido oleico (ômega 9). Esses nutrientes são muito benéficos para a saúde e ajudam a manter a pele saudável, hidratada e protegida contra os danos causados pelos radicais livres. Contém pouco colesterol e é emoliente, nutritivo e considerado benéfico para o sistema urinário. Apesar de ser muito usado na culinária (o óleo refinado), quando o óleo de milho é extraído de forma extra virgem (prensado à frio) ele é muito útil também para ser aplicado na pele e para fins cosméticos, tanto que o óleo virgem de milho é um óleo muito usado nos tratamentos e nas massagens ayurvédicas (práticas da medicina natural indiana).


MORINGA Moringa oleifera | MORINGA SEED OIL 
O óleo de moringa é um óleo vegetal extraído da semente da árvore Moringa oleifera, originária da Índia e conhecida como "árvore da vida". Rico em ácidos graxos, vitaminas A, B, C e E, cálcio, ferro, zinco, proteínas, sais minerais e antioxidantes. Alta concentração de ácido behênico, responsável pelas propriedades hidratantes e emolientes, além de função antisséptica e anti-inflamatória. Também serve para os cuidados com o couro cabeludo, a aplicação do óleo é eficaz no combate à caspa e queda de cabelo. O óleo das sementes de moringa é considerado um dos mais fortes com ação antioxidante, capaz de prevenir e reverter os danos causados pelos radicais livres, como o envelhecimento precoce. Também é eficaz no tratamento de inflamação da acne e de manchas na pele (melasmas).


NEEM Azadirachta indica NEEM OIL
O óleo de neem (ou nim) é extraído da semente (um tipo de amêndoa) do fruto de uma árvore nativa das regiões áridas da Ásia e África, a árvore Neem. Caracteriza-se por ser uma planta altamente resistente, capaz de tolerar solos pobres e altas temperaturas, desenvolvendo assim características fisiológicas únicas. O óleo é rico em vitaminas e antioxidantes, além de possuir efeito antimicrobiano, antiparasitário, anti-inflamatório, antisséptico, cicatrizante e imuno-estimulante. Na pele possui incríveis poderes cicatrizantes em ferimentos resistentes. O óleo de neem ainda é conhecido como um excelente pesticida orgânico, sendo muito usado na agricultura e jardinagem para controlar e eliminar infestação de pragas e recuperar plantas doentes, podendo inclusive ser aplicado em plantas comestíveis, como em pomares e hortas. 


OLIVA Olea europaea OLIVE OIL
Esse óleo vegetal extra virgem é obtido por prensagem a frio dos frutos maduros da oliveira (azeitonas) e também é conhecido como "azeite de oliva". Utilizado em sabonetes, loções, óleos de banho e cremes regenerativos devido a alta concentração de ácidos graxos essenciais. É um excelente emoliente e contém grande quantidade de esqualano vegetal, um hidratante natural muito usado na indústria cosmética, com incrível ação emoliente. Rico em ácido linoleico (ômega 6), ácido oleico (ômega 9), vitamina E e também em polifenóis que são antioxidantes naturais que combatem os radicais livres, tratando e evitando o envelhecimento da pele. 


PALMA / PALMISTE Elaeis guineensis PALM KERNEL OIL 
Os óleos de palma e palmiste são extraídos da mesma planta: o dendezeiro, uma palmeira originária da África, de onde se extrai o azeite de dendê. A principal diferença entre eles é de onde é extraído o óleo: o de palma vem da polpa amarela do fruto, enquanto o óleo palmiste vem da castanha branca interna. O óleo de palma (azeite de dendê) é mais usado na culinária, nele predominam os ácidos palmítico e o oleico; no palmiste, o ácido láurico e o mirístico. O óleo palmiste é muito semelhante ao óleo de coco branco, com um aroma mais suave. É rico em nutrientes, possui ação antioxidante, propriedades anti-inflamatória, bactericida e fungicida. Bom para massagens, proporciona nutrição à pele e ajuda na desinflamação da acne e no combate ao envelhecimento precoce. 


PATAUÁ Oenocarpus bataua PATAUA OIL 
Nativo da região amazônica, o fruto (coquinho) dessa palmeira fornece um óleo vegetal rico em nutrientes e ácidos graxos essenciais. Pode conter até 83% de ácido oleico (ômega-9) e ácido linoleico (omega-6), possuindo propriedades emolientes, hidratantes e restauradoras tanto para os cabelos quanto para a pele. Nos cabelos possui poderosa ação revitalizante e hidratante, capaz de melhorar a descamação e a textura do couro cabeludo, estimular o crescimento, reforçar a fibra capilar e promover hidratação profunda. Também ajuda na prevenção e no tratamento de caspa e problemas de pele no couro cabeludo. Na pele é um poderoso antioxidante deixando a pele com a aparência mais rejuvenescida, pois evita e retarda os efeitos dos radicais livres além da profunda ação hidratante e nutritiva.


PRACAXI Pentaclethra macroloba PRACAXI OIL 
Trata-se de uma árvore encontrada na região amazônica, mas também em regiões das Américas do Sul e Central. As sementes ficam nas vagens pêndulas dos galhos e delas se extraí o óleo. Esse óleo destaca-se por ser rico em ácido behênico, que o torna um dos melhores hidratantes para a pele e os cabelos, além de outros nutrientes. Conhecido como um “silicone natural”, atua impedindo a perda excessiva de água, fornecendo hidratação e proteção profundas, além de sensação aveludada e sedosa na pele e cabelos. Atua como um revitalizante para as peles manchadas, ressecadas e envelhecidas e ainda é um poderoso agente no combate a estrias. Ele é capaz de restaurar a elasticidade cutânea e acelerar o processo regenerativo da pele. Além disso, contribui para a produção de colágeno e elastina, prevenindo o surgimento de novas estrias e auxiliando em processos de cicatrização e firmeza da pele.

 
RÍCINO Ricinus communis | CASTOR OIL
O óleo vegetal de rícino é extraído das sementes da mamona. Conhecido também como "óleo castor" (castor oil), ele possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antimicrobianas, hidratantes, antioxidantes e laxantes. Rico em ácido linoleico, vitamina E, ácidos graxos e sais minerais possui grande poder de hidratação e limpeza da pele e couro cabeludo. É antioxidante, portanto ajuda a combater os radicais livres e estimular a produção de colágeno da pele. O rícino tem a fama de ajudar a fazer crescer novos e mais fortes fios de cabelos, sobrancelhas, cílios, etc... apesar de não haver comprovação científica sobre isso. Também é muito usado internamente como laxante. É um óleo denso, pegajoso e com um aroma forte, devendo ser diluído em outro óleo mais neutro para uma melhor aplicação.


ROMàPunica granatum | POMEGRANATE SEED OIL 
Fruto nativo da Ásia cujo óleo é extraído das suas sementes e é uma boa fonte de vitaminas A, C, B5, potássio, polifenóis como o ácido elágico e ácidos graxos como ácido linoleico e ácido oleico, que ajudam na manutenção da barreira cutânea. Além disso ajuda a potencializar a proteção contra os raios UV, pois o ácido elágico protege as células da ação nociva dos raios solares. É anti-inflamatório e anti-bacteriano, podendo ser benéfico para quem sofre com acne. O uso tópico desse óleo pode ajudar nas marcas deixadas por cravos e espinhas, além de ajudar no controle da oleosidade. O óleo de romã também é um conhecido da cosmética em produtos e receitas para tratar o melasma (manchas persistentes na pele) e para retardar e tratar as marcas do envelhecimento, já que é um poderoso antioxidante.


ROSA MOSQUETA Rosa canina / Rosa rubiginosa ROSE HIP OIL
Cultivada na região andina, principalmente no Chile, essa espécie de rosa selvagem possui um óleo vegetal altamente nutritivo retirado de seus frutos maduros. Riquíssimo em ácidos graxos como o linolênico, linoleico, oleico, palmítico, vitaminas A, B1, B2, C e E. É um dos óleos mais regeneradores para a pele, hidrata profundamente, trata e previne estrias, cicatrizes, rugas, olheiras e flacidez. Tem um excelente efeito antioxidante, devido a alta concentração de vitaminas A, C e E, combatendo os radicais livres e o envelhecimento. É muito eficaz nos tratamentos de cicatrizes, rugas e melasma (manchas persistentes da pele). É ideal diluí-lo em outro óleo vegetal mais neutro ou cremes para a aplicação na pele. Ele possui um odor mais forte, característico e uma cor bem intensa (amarelo ou alaranjado). É um dos óleos vegetais mais adulterados ou falsificados do mercado, deve-se sempre comprar de marcas e empresas confiáveis.


SEMENTE DE ABÓBORA Cucurbita pepo PUMPKIN SEED OIL 
Extraído das sementes por prensagem a frio, é um dos óleos vegetais mais ricos em nutrientes que existe. Contém alfa, gama e delta tocoferol, ácidos graxos essenciais como o ácido linoleico (ômega 6), ácido oleico (ômega 9), vitaminas A, B1, B2, C, E, niacina, ácido fólico, sais minerais como ferro, cobre, manganês, cálcio, zinco e selênio. Possui vários carotenoides como o alfa e o betacaroteno, luteína, violaxantina, luteoxantina, flavoxantina entre outros. Na pele tem incrível efeito antioxidante e hidratante, tratando tanto peles secas quanto oleosas, aumenta a elasticidade e evita o envelhecimento. Ajuda a fortalecer os cabelos,  tratando inclusive a alopécia (calvice). Ainda quando usado internamente auxilia no tratamento e prevenção de inúmeros problemas de saúde. É um anti-inflamatório e fortalecedor do organismo.


SEMENTE DE UVA Vitis vinifera GRAPESEED OIL 
O óleo vegetal das sementes de uva é usado como hidratante facial/corporal e carreador em massagem corporal. Este óleo é extraído por prensagem das sementes da fruta e tem elevado teor de alfa-tocoferol (vitamina E), ácido oleico (ômega 9), ácido linoleico (ômega 6) e ácido palmítico que são responsáveis pela regeneração e manutenção do tecido cutâneo. É de grande utilidade na prevenção de estrias, cicatrização de ferimentos, no clareamento de manchas e no combate ao envelhecimento. É um poderoso antioxidante no combate aos radicais livres, já que é rico em vitamina E e resveratrol (polifenol). É um óleo leve, fino e de aroma muito neutro sendo indicado inclusive para peles mistas e até oleosas. O óleo puro de sementes de uva tem uma coloração levemente esverdeada.


SUCUPIRA Pterodon emarginatus | SUCUPIRA OIL 
O óleo das sementes dessa árvore nativa do cerrado brasileiro possui efeito anti-inflamatório, analgésico, cicatrizante, antimicrobiano e antioxidante. Rico em óleos essenciais com sesquiterpenos (humuleno, cariofileno e elemeno) e sesquiterpenóides (espatulenol). É recomendado no tratamento de patologias ósseas, cartilaginosas, articulares e musculares como inflamação da coluna vertebral, bico de papagaio,  hérnia de disco,  osteoporose,  artrite e artrose, bursites, tendinite, câimbras, fibromialgia. Também em amigdalite, asma, infecções bucais, anemia, úlcera, gastrite, vermes, e lesões destes tecidos orgânicos. Auxilia no tratamento de dermatoses, eczema, erupções cutâneas, manchas de pele e coceiras. O óleo da sucupira normalmente é usado por aplicação tópica e ingestão.


URUCUM Bixa orellana URUCUM SEED OIL
Árvore nativa da região amazônica que fornece um óleo retirado das sementes de seus frutos. Rico em uma substância chamada bixina que é responsável pela intensa cor avermelhada dos frutos e do óleo, além de ácido oleico (ômega 9), ácido linoleico (ômega 6), tocoferol e tocotrienol (compostos da vitamina E) que são antioxidantes naturais. O óleo do urucum é emoliente, antioxidante, anti-inflamatório, protetor solar, bronzeador e repelente de insetos. O óleo pode ser usado como ingrediente em outros óleos ou preparações cosméticas que necessitem de seus benefícios. O urucum também é muito usado como corante natural em alimentos e artesanatos. 



🌻🌻🌻

Nenhum comentário:

Postar um comentário