Abeto


Nome Botânico:
Abies balsamea, Abies sibirica, Abies alba.
 
Família Botânica:
Pinaceae.
(Cedro, espruce e pinheiro).
 
Nome em Inglês:
Balsam fir, siberian fir.
 
Nome em Espanhol:
Abeto balsámico.
 
Tipo de Planta:
Árvore conífera de grande porte com ganhos em forma de agulhas e pinhas .
 
Óleo Extraído de:
Galhos.
 
Aparência do Óleo:
Transparente/fluído.
 
Aroma:
Fresco, balsâmico e amadeirado.
 
Origem:
América do Norte e Rússia.
 
Principais Constituintes:
Acetato bornílico, alfa-mirceno, afla-felandreno, acetato terpineol, bisaboleno, cariofileno, terpineol, felandreno, piperitona e pineno.
 
Propriedades:
Estimulante, desintoxicante, analgésico, antioxidante, antisséptico, antiescorbútico, expectorante, sedativo.
 
Principal Utilização:
 
Sistema Respiratório:
Trata obstruções dos brônquios, secreção, mucosidade, tosse, catarro, resfriado, gripe, sinusite, congestão nasal, asma e problemas e infecções em geral das vias respiratórias.
 
Sistema Muscular e Articular:
Bom contra reumatismo, artrite, dor muscular e nas articulações, câimbras.
Útil para sintomas de cansaço muscular.
 
Outras Utilizações:
 
Sistema Urinário:
Tem efeito antisséptico e anti-inflamatório, tratando infecções.
 
Sistema Hormonal:
O óleo de abeto age nas glândulas endócrinas, como as supra-renais. Equilibrando a taxa hormonal e evitando possíveis problemas relacionados.

Tratamento de Pele:
O abeto possui um bom efeito antioxidante e clareador para manchas na pele, além de equilibrar a produção de oleosidade.
 
Psicologicamente:
Alivia stress, ansiedade, insônia e agitação nervosa. Possui um leve efeito calmante.
 
Combinações:
Patchouli, benjoim, sândalo, vetiver, louro, cardomono, bergamota, cipreste, eucalipto, lavanda, laranja, alecrim, palmarosa, ylang-ylang, rosa, limão, capim-limão, litsea cubeba, olíbano, tea tree, citronela, canela, cravo, cajeput.
 
Curiosidades:
Os índios norte-americanos usavam a resina dos abetos para fins medicinais e religiosos. O óleo de abeto foi levado para a Europa durante o século XVII e suas principais aplicações eram em sabonetes, cremes de barbear, essências de banho, desodorizantes de ambientes, desodorantes, desinfetantes e inalações. Os abetos são uma variedade de pinheiro muito comum principalmente na América do Norte, onde é cultivado inclusive para ser usado como "árvore de natal". O óleo essencial do abeto siberiano às vezes também é encontrado como "pinho siberiano".
 
Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.


 
  



Os óleos essenciais de abetos, assim como dos pinheiros, são altamente eficazes para tratar nosso sistema respiratório. São antissépticos, antivirais, desinfetantes e descongestionantes. Ajudam a tratar quadros de gripes, resfriados, rinites, sinusites, tosse, asma, bronquite, congestão, muco, etc.
 








Os abetos são da mesma família botânica dos pinheiros e cedros e por isso compartilham das mesmas características terapêuticas, sendo benéficos para tratar problemas que afetam nosso sistema respiratório. O óleo essencial tem um aroma de floresta: "verde e fresco". Basicamente o óleo essencial de 3 espécies de abetos são encontrados na aromaterapia: o abeto-balsâmico (Abies balsamea), o abeto-siberiano (Abies sibirica) e o abeto-prata (Abies alba). Todos possuem os mesmos efeitos e usos.



 




ABETO SIBERIANO / PINHO SIBERIANO
(Abies sibirica)
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário