Pitanga



Nome Botânico: 
Eugenia uniflora.

Família Botânica:
Myrtaceae.

Nome em Inglês:
Brazil cherry ou surinam cherry.

Nome em Espanhol:
Pitanga, ñangapiry.

Tipo de Planta:
Árvore arbustiva frutífera de médio porte.

Óleo Extraído de:
Folhas.

Aparência do Óleo:
Líquido marrom esverdeado.

Aroma:
Herbal resinoso.

Origem:
Brasil.

Principais Componentes:
Curzereno, germacrono, germacreno, selina, atractilona, furanodiona, furanodileno, cadineno, beta cariofileno, ocimeno.

Propriedades:
Anti-microbiano, antisséptico, antioxidante, hidratante, regenerador, calmante, cicatrizante, tonificante.

Principal Utilização:

Tratamento Cutâneo:
Potente efeito regenerativo da pele eliminando células mortas e promovendo a produção de células novas. Antioxidante e adstringente o óleo da pitanga estimula o colágeno e hidrata, evitando e tratando o envelhecimento da pele, rugas e marcas de expressão. Tem comprovado efeito tonificante na pele mantendo-a firme e com elasticidade, combatendo a flacidez. Trata manchas e melhora a aparência geral da pele, revitalizando-a. Tem excelente resposta cicatrizante para ferimentos, lesões, ulcerações, dermatites, acne, etc.

Psicologicamente:
Promove sensação de autoconfiança, bom senso e encorajamento.

Combinações:
Todos os cítricos, gerânio, alecrim, sálvia-esclaréia, cedro, lavanda, néroli, hortelã, cipreste, rosa, immortelle, camomila.

Curiosidades:
A pitangueira é uma árvore originária da floresta atlântica brasileira, podendo ser encontrada em diversas regiões do território nacional, do nordeste ao sul. Também existe incidência em regiões da África, América Central, Austrália, América do Norte e na América do Sul, como Argentina, Paraguai e Uruguai. No Paraguai, as folhas da pitangueira em pó são adicionadas na erva mate (Ilex paraguariensis) para preparar uma bebida gelada conhecida como tererê. Naquele país a pitanga é utilizada popularmente como diurética, anti-hipertensiva, para cólica menstrual, controle do colesterol e ácido úrico e ainda como digestivo e adstringente. A utilização das folhas para produção de chá também é marcante e remete aos povos indígenas brasileiros.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.








O óleo essencial da pitanga é relativamente novo no mercado da aromaterapia e óleos essenciais e seu preço é considerado elevado devido ainda contar com uma produção restrita no mercado. Mas é um óleo essencial cada vez mais estudado e reconhecido como uma das melhores descobertas na área da cosmética e cuidados da pele. Suas ações regeneradoras e rejuvenescedoras são comprovadas e cada vez mais procuradas na fabricação de produtos cosméticos. O óleo da pitanga é um poderoso antioxidante na pele, mais potente que a vitamina c.







PITANGA (FOLHAS)
(Eugenia uniflora)






Nenhum comentário:

Postar um comentário