Pimenta Rosa


Nome Botânico: 
Schinus terebinthifolius.

Família Botânica:
Anacardinaceae.

Outros Nomes:
Aroeira, aroeira-vermelha, aroeira-pimenta.

Nome em Inglês:
Pink pepper.

Nome em Espanhol:
Pimentero brasileño, pimienta rosada.

Tipo de Planta:
Árvore de até 10 metros que produz frutos vermelhos aromáticos.

Óleo Extraído de:
Frutos.

Aparência do Óleo:
Líquido transparente de cor amarelo pálido.

Aroma:
Picante e perfumado.

Origem:
América do Sul. 

Principais Componentes:
Alfa-pineno, alfa-felandreno, alfa-3-careno, acetato de linalina, sabineno, limoneno, beta-pineno.

Propriedades:
Anti-inflamatório, antifúngico, bactericida, digestivo, antidepressivo, carminativo, cicatrizante,  antisséptico e antioxidante.

Principal Utilização:

Tratamento Cutâneo:
Efeito cicatrizante e regenerador para a pele em casos de acne, psoríase, micose, lesões, escaras, eczemas, ulcerações. Ação tônica e antioxidante que trata e previne flacidez, rugas, celulite e sinais de envelhecimento. 

Sistema Circulatório e Locomotor:
Estimulante da circulação local que auxilia nos quadros de reumatismo, artrites, artrose, dores musculares, câimbras, má circulação, gota, osteoporose,  varizes.

Outras Utilizações:

* Auxilia no tratamento de infecções urinárias, cistites, candidíase. 

* Potente estimulante do sistema imunológico.  

* Trata infecções da garganta, gengivites, estomatite em bochechos e gargarejos.

Psicologicamente:
Promove uma ampla e profunda liberação emocional: Reduz medo, depressão, tensão, melancolia, tristeza profunda, raiva, apegos e ciúmes. Incentiva o movimento e as mudanças.

Combinações:
Rosa, capim-limão, alecrim, manjericão, lavanda, bergamota, cipreste, grapefruit, limão, sândalo, cedro, pinho, erva-doce, hortelã, eucalipto, tea tree, gengibre, vetiver, neroli e manjerona.
 
Curiosidades:
A pimenta-rosa ou aroeira-vermelha é uma árvore nativa da América do Sul, de porte médio que pode chegar até 15 metros de altura. Ocorrendo principalmente na região litorânea, possui frutos avermelhados muito apreciados por pássaros e de um tempo pra cá foi descoberta pela gastronomia como uma perfumada pimenta, usada em pratos de diversos países além do Brasil. Mas os usos da árvore como medicamento já são conhecidos popularmente há muito tempo, além de usada como espécie para reflorestamento em muitas regiões. A pimenta-rosa ou aroeira ocorre praticamente em todo o continente americano.

Cuidados:
Usar diluído e em baixa concentração.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.






O óleo essencial da pimenta-rosa (aroeira vermelha) é extraído dos seus frutos, mas de sua casca e folhas se produz chás que são usados no tratamento de doenças respiratórias e urinárias. Também é empregada no tratamento das inflamações de garganta, gengiva, pele, gastrites, úlceras, diarreia e outras enfermidades.










PIMENTA ROSA / AROEIRA
(Schinus terebinthifolius)



Nenhum comentário:

Postar um comentário