Nome Botânico:
Nardostachys jatamansi.
Família Botânica:
Valerianaceae.
Outros Nomes:
Espicanardo, nardo indiano, jatamansi.
Nome em Inglês:
Spikenard.
Nome em Espanhol:
Nardo.
Tipo de Planta:
Árbusto de médio porte que produz flores vermelhas e rosadas.
Óleo Extraído de:
Rizomas.
Aparência do Óleo:
Líquido escuro avermelhado.
Aroma:
Amadeirado, terroso, balsâmico e exótico.
Origem:
Nepal e Índia.
Propriedades:
Anti-inflamatório, antisséptico, diurético, laxante, sedativo, desodorante, bactericida, fungicida, calmante, repelente, anti-espasmódico, uterino e tônico geral.
Principais Constituintes:
Aristolene, calarene, clalarenol, cumarina, dihydroazulenes, ácido jatamanshinico, nardol, nardostachone, patchulol, valerianol, valeranal e valeranone.
Principal Utilização:
Tratamento da pele:
O óleo de nardo é um remédio potente para muitas doenças da pele resultantes de infecções bacterianas. Ele ajuda a curar doenças como dermatites, manchas na pele, coceiras, deformação na pele, feridas, ulcerações, irritação, pé de atleta, micoses, psoríase, etc.
Outras Utilizações:
Sistema Reprodutor e Hormonal:
Este óleo é usado como depurativo para o útero e os ovários. Estimula o útero e os ovários e a secreção de hormonas como o estrogénio e a progesterona que ajudam a manter a boa saúde e a capacidade reprodutiva desses órgãos.
Sistema Circulatório:
Pode ser usado para tratar hemorróidas, varizes, dor de angina e para ajudar a regeneração das células, circulação do sangue.
* O nardo também é eficaz como antisséptico e sedativo para problemas dos sistemas respiratório e digestivo.
Psicologicamente:
É um sedativo conhecido e ajuda a manter o equilíbrio físico, mental e psicológico. Trata depressões, stress e sentimentos como ansiedade, raiva, pânico e insônia. É muito usado no oriente por suas qualidades sedativas para a mente ajudando nos exercícios de meditação.
Curiosidades:
O nardo é muito famoso no subcontinente indiano com o nome de jatamansi e é muito utilizado em medicamentos fitoterápicos. Várias preparações medicinais com base nesta planta podem ser encontradas nos mercados, particularmente de Portugal e alguns dos países vizinhos. Esta planta é nativa do Nepal, porém muito usada em muitos países do oriente em especial na Índia onde é comum sua utilização para fins medicinais, religiosos e cosméticos. O nardo, ou espicanardo é um item natural aromático muito antigo e usado já na época dos egípcios, gregos e romanos, sendo inclusive um dos óleos bentos e sagrados citados em passagens da Bíblia. O óleo do nardo sempre foi muito usado na fabricação e composição de perfumes, desde a antiguidade até hoje.
Combinações:
Lavanda, neroli, bergamota, jasmim, rosa, palmarosa, ylang-ylang, petitgrain, sândalo, sálvia, laranja, tangerina, cedro, vetiver, hortelã.
Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.
O nardo foi uma planta aromática muito utilizada pelos antigos perfumistas romanos na preparação de um dos perfumes mais célebres da Antiguidade, o nardinium. Criado por Dioscórides, o perfume também era usado e indicado como medicamento para tratar problemas como náuseas, inflamações e flatulências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário