Estoraque


Nome Botânico: 
Liquidambar orientalis, Liquidambar styraciflua.

Família Botânica:
Altingiaceae.

Outros Nomes:
Âmbar líquido.

Nome em Inglês:
Liquidambar, styrax, sweet gum.

Nome em Espanhol:
Liquidámbar.

Tipo de Planta:
Árvore de grande porte cujo tronco produz uma resina aromática.

Óleo Extraído de:
Destilação da resina produzida no tronco.

Aparência do Óleo:
Líquido de cor âmbar/amarelada.

Aroma:
Balsâmico-doce, resinoso.

Origem:
Ásia e Américas.

Principais Componentes:
Estireno, ácido cinâmico, vanilal, estiracina, cinamato de fenilpropilo, cinamato de benzilo, cinamato de etilo.

Propriedades:
Antisséptico, anti-inflamatório, estimulante, disgestivo, analgésico, afrodisíaco, expectorante, cicatrizante, respiratório, bactericida.

Principal Utilização:

Sistema Respiratório:
Trata a tosse, constipações, sinusite, asma, bronquite, infecções de garganta e peitoral, alergias, rinites, muco e resfriados.

Outras Utilizações:

Tratamento da Pele:
Possui ação cicatrizante, analgésica e antisséptica para problemas de pele como dermatites, ferimentos, picada de insetos, etc. Também tem efeito antioxidante evitando e tratando o envelhecimento da pele, atenuando manchas, rugas e linhas de expressão.

Sistemas Muscular e Articular:
É bom nos estados de frio nas juntas sendo eficaz no tratamento de artrites, artroses, reumatismo, dores musculares e gota.

Psicologicamente:
Calmante, relaxante, antidepressivo, sedativo nervoso, altamente eficaz contra stress e ansiedade. Aumenta o bom humor. Considerado um ótimo afrodisíaco, indicado para problemas de ordem sexual.

Combinações:
Cedro, sândalo, limão, capim-limão, litsea cubeba, vetiver, lavanda, cravo, canela, gengibre, laranja, mirra, olíbano.

Curiosidades:
O estoraque é um artigo aromático usado há muito tempo pela humanidade, principalmente pela indústria da perfumaria. Na aromaterapia e aplicações terapêuticas acabou sendo substituído por outros óleos como o benjoim, mirra, olíbano, etc. Por isso acaba sendo mais comercializado para aromatização de produtos de limpeza, cosmética, higiene pessoal e amplamente na fabricação de perfumes. O estoraque é chamado também de "âmbar líquido" ou "âmbar resinóide", pois o aroma de sua resina se assemelha muito ao aroma do âmbar verdadeiro, que é uma resina fossilizada de uma árvore pré-histórica: a Pinus succinifera.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.







O estoraque é um artigo aromático muito usado na perfumaria, desde os tempo mais remotos dessa arte. É um óleo com um aroma extremamente agradável e chamado por muitos como o "aroma divino e perfeito". Usado como nota base e fixador faz parte da criação de inúmeras fragrâncias conhecidas mundialmente. Sua resina também é muito usada como incenso e artigo holístico e ritualístico.





ESTORAQUE / ÂMBAR LÍQUIDO
(Liquidambar styraciflua)













Nenhum comentário:

Postar um comentário