Sândalo


Nome Botânico:
Santalum album (sândalo misore) - Índia.
Santalum spicatum (sândalo australiano) - Austrália.
Santalum macgregorii (sândalo papua) - Papua Nova Guiné.
Amyris balsamifera (sândalo amiris) - América Central.

Família Botânica:
Santalaceae.

Nome em Inglês:
Sandalwood.

Nome em Espanhol:
Sándalo.

Tipo de Planta:
Árvore de médio porte com madeira aromática.

Óleo Extraído de:
Madeira (tronco e galhos).

Aparência do Óleo:
Líquido translúcido, amarelado e fluído.

Aroma:
Amadeirado, perfumado e suave.

Origem:
Índia, Austrália, África, Nova Guiné.

Propriedades:
Expectorante, antisséptico, anti-depressivo, diurético, tônico, emoliente, calmante, anti-infeccioso, descongestionante, flebotônico, fungicida, adstringente, carminativo, emoliente, fixativo, imuno estimulante, anti-inflamatório.

Principais Componentes:
Alfa-curcumeno, alfa-santaleno, bergamoteno, beta-curcumeno, beta-santaleno, alfa-bergamotol, bisabolol, alfa-santalol, beta-santalol, lanceol.

Principal Utilização:

Sistema Respiratório:
Tem um ótimo efeito antisséptico e purificador para as vias respiratórias, tônico e expectorante para os pulmões. Trata tosses, bronquite, asma, sinusite, rinites, resfriados, congestão peitoral e nasal, garganta inflamada, infecções pulmonares e alergias.

Outras Utilizações:

Tratamento de Pele:
Trata acnes, pele seca ou oleosa, fissuras, escaras, eczemas, ressecamento, tonicidade, furúnculos, infecções, coceiras e alergias. Tem ação emoliente e firmadora para a pele combatendo a flacidez. Também trata problemas no couro cabeludo como seborréia, ressecamento, caspa, etc. 

Sistema Geniturinário:
Trata a cistite, candidiase, infecção urinária, gonorréia, leucorréia, problemas da próstata e orgãos sexuais.

* Tem efeito drenante também no tratamento de varizes, inchaços e edemas nas pernas.

Psicologicamente:
Relaxante, calmante, anti-depressivo, afrodisíaco (trata a frigidez e a impotência diminuindo a ansiedade), proporciona bem estar e induz ao sono tranquilo. Alivia tensões e stress. Um óleo com um aroma muito suave e altamente benéfico para o sistema nervoso. 

Curiosidades:
A madeira do sândalo possui uma longa tradição de uso. Na Índia, portais imensos são entalhados com essa madeira, devido a sua resistência a cupins e ao adorável aroma. Sua madeira e óleo sempre foram usados em incensos, perfumes, artigos de rituais religiosos e de meditação. O óleo de sândalo na medicina ayurvedica (indiana) é um remédio natural, aplicado aos óleos de massagem como forma de tratamento terapêutico e cosmético. Houve tanto corte de sândalo no passado, para a extração de seu óleo e da madeira, que hoje o governo da Índia controla a produção desse artigo e das árvores que são cultivadas com esse propósito. É um óleo muito apreciado pelos homens, em função de seu aroma amadeirado, seus efeitos no emocional e na libido. Muito usado também na fabricação de várias fragrâncias na indústria da perfumaria mundial. O óleo essencial de sândalo hoje em dia é considerado um artigo nobre e caro. Isso devido ao seu alto custo, já que poucos produtores no mundo, tem autorização governamental para plantar a árvore e usa-la para extração do óleo. Costuma ser usado na aromaterapia, o óleo essencial do "sândalo-amiris" como um substituto dos sândalos mais caros. Trata-se de uma outra espécie mas com propriedades parecidas com os sândalos verdadeiros, inclusive com um aroma muito similar.

Combinações:
Cedro, limão, patchuli, rosa, laranja, petitgrain, eucalipto, tea tree, ylang ylang, pinho, manjerona, lemongrass, lavanda, jasmim, sálvia, gerânio, palmarosa, erva-doce, benjoim.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.


   





Os óleos essenciais que são extraídos de madeiras, são especialmente benéficos para tratar o sistema respiratório. Bronquite, asma, sinusite, rinites, congestão, muco, tosse, gripes, resfriados e outros casos são tratados com o óleo do sândalo através de inalações caseiras, massagens e difusão no ambiente.







O suave aroma do
sândalo relaxa a mente e ajuda na meditação. É uma das madeiras mais usadas no mundo para fins ritualísticos e também medicinais. No oriente, principalmente na Índia, é considerada uma árvore sagrada e sua madeira e seu óleo são usados como perfume, incenso, medicamento e item religioso. Considerado um elemento da natureza que traz tranquilidade, boa sorte e proteção.
  




Sândalo Amiris
O "falso" sândalo.
As espécies Santalum album (sândalo misore), Santalum macgregorii (sândalo papua) e Santalum spicatum (sândalo australiano) são consideradas as mais nobres e seus óleos essenciais os mais caros dentre as madeiras aromáticas. Porém, existe uma árvore chamada amiris (Amyris balsamifera) originária da América Central, que possui características muito similares ao sândalo e com um preço bastante inferior por ser mais acessível o seu cultivo. Por isso, seu óleo essencial é conhecido e usado na aromaterapia como sândalo amiris, sendo ele um substituto aos caríssimos óleos de sândalos verdadeiros. 








SÂNDALO
(Santalum album)





Nenhum comentário:

Postar um comentário