Ravensara


Nome Botânico:
Ravensara aromatica.

Família Botânica:
Lauraceae. 
(Ho wood, cânfora, canela, louro, pau rosa, litsea cubeba).

Nome em Inglês:
Ravensara.

Nome em Espanhol:
Ravensara.

Tipo de Planta:
Árvore de até 20 metros com folhas e tronco aromáticos.

Óleo Extraído de:
Folhas ou madeira.

Aparência do Óleo:
Transparente/fluído.
 
Aroma:
Canforado, fresco e herbal.

Origem:
China e Madagascar.

Principais Constituintes:
Sabineno, alfa-terpineno, linalol, terpineol, limoneno, alfa-thujeno, alfa-pineno, beta-pineno, mirceno, canfeno, alfa-felandreno, cineol, methil-eugenol, methil-chavicol. 

Propriedades:
Analgésico, antiviral, anti-infeccioso, antisséptico, antiespasmódico, imuno-estimulante, carminativo, diurético, febrífugo, expectorante, inseticida e vermífugo.

Principal Utilização:

Sistema Respiratório e Imunológico:
Altamente anti-infeccioso e anti-viral, trata gripes, resfriados, sinusite, rinite, rinofaringite, muco, tosse, congestão peitoral e nasal, tuberculose, bronquite e pneumonia. É um ingrediente útil em inalações e muito eficiente para quadros de convalescência, considerado um dos mais potentes óleos essenciais com essas propriedades.

Outras Utilizações:

Sistema Muscular:
Bom contra distensões e dores musculares, rigidez muscular, câimbras, dores nas articulaçõe. Bom para compressas frias em pancadas, contusões e torções.

Tratamento da Pele:
Eficaz no tratamento das variações do herpes, também molusco contagioso e verrugas.

Psicologicamente:
Aquecedor, estimulante, alivia quadros de insônia, fadiga nervosa e cansaço mental.

Combinações:
Ylang ylang, laranja, limão, grapefruit, lavanda, hortelã, eucalipto, alecrim, palmarosa, cedro, sândalo, sálvia, capim limão, cipreste.

Curiosidades:
A ravensara é uma árvore originária de Madagascar, que pode atingir até vinte metros de altura. Começa a frutificar após cinco anos de idade, dando frutos altamente aromáticos e estimulantes, que são muito apreciados na região. Popularmente suas folhas, cascas e sementes também são utilizadas na culinária, por seu aroma e sabor que lembram o anis. O óleo essencial de Ravensara aromatica, extraído das folhas, é considerado um dos mais eficazes anti-infecciosos da Aromaterapia. É indicado para uso em crianças e notável para combater os sintomas de gripes. Existe também o óleo essencial de ravintsara, que não deve ser confundido com a ravensara, são espécies distintas apesar de fazerem parte da mesma família. A ravintsara é da mesma espécie da canforeira, só que com maior concentração de cineol do que de cânfora. Por isso recebe um outro nome, devido a ser de outro quimiotipo. Os óleos da ravintsara e da ravensara possuem aplicações terapêuticas bem parecidas, mas é importante saber que não são a mesma espécie de árvore.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.
Pode causar irritação na pele em dosagens altas.







O óleo essencial também pode ser extraído da casca da árvore ravensara, nesse caso ele terá uma maior concentração de anetol e methil-chavicol, substâncias que dão a esse óleo um aroma maior de anis e o nome de ravensara anisata. Esse óleo é um pouco menos efetivo como anti-infeccioso que o óleo das folhas, que possui um aroma mais intenso lembrando a cânfora e o eucalipto.







O óleo essencial de ravensara é um dos
mais fortes para tratar quadros de gripes,
resfriados, sinusites, tosse e vários outros
problemas de convalescência e doenças
virais. Sendo inclusive seguro para ser
usado em crianças com esses quadros.








RAVENSARA
(Ravensara aromatica)





Nenhum comentário:

Postar um comentário