Yuzu


Nome Botânico:
Citrus junos

Família Botânica:
Rutaceae.
(Laranja, tangerina, limão, petitgrain, néroli, bergamota, grapefruit).

Outros Nomes:
Limão japones, cidra japonesa.

Nome em Inglês:
Yuzu.

Nome em Espanhol:
Yuzu.

Tipo de Planta:
Árvore híbrida de fruto cítrico.

Óleo Extraído de:
Casca do fruto.

Aparência do Óleo:
Líquido translúcido, amarelado e fluído.

Aroma:
Cítrico, fresco e floral.

Origem:
China e Japão.

Principais Constituintes:
Limoneno, gama-terpineno, p-cimeno, alfa-pineno, mirceno, beta-pineno, linalol, mirceno, hexenol, beta-terpineol, beta-cariofileno.

Propriedades:
Antisséptico, antiviral, antioxidante, bactericida, estimulante, antidepressivo, expectorante, imuno-estimulante, revigorante mental, desintoxicante, adstringente, desinfetante, inseticida, estimulante do apetite e rejuvenescedor.

Principal Utilização:

Sistema Respiratório:
Tem uma ação desinfetante e purificadora para as vias respiratórias. Trata tosse, resfriado, bronquite, gripes, sinusite, infecções peitorais.

Sistema Imunológico:
Aumenta as defesas do organismo contra infecções aumentando os glóbulos brancos sendo útil contra doenças que atacam a imunidade. Ótimo para tratar qualquer quadro de convalescência. Suas ações antissépticas e antivirais são fortes.

Outras Utilizações:

Tratamento Cutâneo:
Trata a pele oleosa, acne, seborréia, caspa, celulite e gordura localizada. Tem ação alvejante na pele clareando as manchas e dando brilho aos cabelos. Tem propriedades rejuvenescedoras, antioxidantes e tônicas para a pele.

Sistemas Circulatório e Linfático:
Estimula e tonifica a circulação sanguínea, a eliminação de toxinas e restos metabólicos, diminuindo celulite, edemas e inchaços. 

Sistema Digestivo:
O yuzu tem um efeito eficaz para tratar problemas digestivos como equilibrando a acidez estomacal. Tratando dores estomacais, úlceras e problemas do fígado e pâncreas.

Psicologicamente:
Reanimador, antidepressivo, melhora o humor e o estado geral da mente, alivia emoções e sentimentos negativos. Ótimo contra insônia, ansiedade e stress. Tem efeitos estimulantes sendo indicado para estados de letargia, tristeza, apatia e falta de ânimo. 

Combinações:
Neroli, sálvia, bergamota, citronela, laranja, camomila, eucalipto, lavanda, benjoim, hortelã, cedro, sândalo, patchuli, vetiver, capim-limão.

Curiosidades:
Acredita-se que o yuzu seja originário da China e Tibet e que posteriormente foi introduzido no Japão onde hoje é um fruto extremamente valorizado, sendo muito utilizado na gastronomia, mas também na cosmética japonesa devido ao alto poder antioxidante de seu óleo. O aroma dele também é muito apreciado pela indústria da perfumaria mundial. O óleo essencial do yuzu não é produzido em escalas tão expressivas como os outros cítricos e por isso seu valor é mais elevado que os demais, fazendo dele um óleo nobre e caro.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.
Não se expor ao sol após o uso na pele.
Em receitas cosméticas é melhor o uso a noite.








O aroma cítrico, floral e requintado 
do yuzu é muito valorizado pela 
indústria da perfumaria mundial e 
seu óleo essencial faz parte da 
composição de vários perfumes 
internacionais. 










YUZU
(Citrus junos



Nenhum comentário:

Postar um comentário