Citrus junos
Família Botânica:
Rutaceae.
(Laranja, tangerina, limão, petitgrain, néroli, bergamota, grapefruit).
Outros Nomes:
Limão japones, cidra japonesa.
Nome em Inglês:
Yuzu.
Nome em Espanhol:
Yuzu.
Tipo de Planta:
Árvore híbrida de fruto cítrico.
Óleo Extraído de:
Casca do fruto.
Aparência do Óleo:
Líquido translúcido, amarelado e fluído.
Aroma:
Cítrico, fresco e floral.
Origem:
China e Japão.
Principais Constituintes:
Limoneno, gama-terpineno, p-cimeno, alfa-pineno, mirceno, beta-pineno, linalol, mirceno, hexenol, beta-terpineol, beta-cariofileno.
Propriedades:
Antisséptico, antiviral, antioxidante, bactericida, estimulante, antidepressivo, expectorante, imuno-estimulante, revigorante mental, desintoxicante, adstringente, desinfetante, inseticida, estimulante do apetite e rejuvenescedor.
Principal Utilização:
Sistema Respiratório:
Tem uma ação desinfetante e purificadora para as vias respiratórias. Trata tosse, resfriado, bronquite, gripes, sinusite, infecções peitorais.
Sistema Imunológico:
Aumenta as defesas do organismo contra infecções aumentando os glóbulos brancos sendo útil contra doenças que atacam a imunidade. Ótimo para tratar qualquer quadro de convalescência. Suas ações antissépticas e antivirais são fortes.
Outras Utilizações:
Tratamento Cutâneo:
Trata a pele oleosa, acne, seborréia, caspa, celulite e gordura localizada. Tem ação alvejante na pele clareando as manchas e dando brilho aos cabelos. Tem propriedades rejuvenescedoras, antioxidantes e tônicas para a pele.
Sistemas Circulatório e Linfático:
Estimula e tonifica a circulação sanguínea, a eliminação de toxinas e restos metabólicos, diminuindo celulite, edemas e inchaços.
Sistema Digestivo:
O yuzu tem um efeito eficaz para tratar problemas digestivos como equilibrando a acidez estomacal. Tratando dores estomacais, úlceras e problemas do fígado e pâncreas.
Psicologicamente:
Reanimador, antidepressivo, melhora o humor e o estado geral da mente, alivia emoções e sentimentos negativos. Ótimo contra insônia, ansiedade e stress. Tem efeitos estimulantes sendo indicado para estados de letargia, tristeza, apatia e falta de ânimo.
Combinações:
Neroli, sálvia, bergamota, citronela, laranja, camomila, eucalipto, lavanda, benjoim, hortelã, cedro, sândalo, patchuli, vetiver, capim-limão.
Curiosidades:
Acredita-se que o yuzu seja originário da China e Tibet e que posteriormente foi introduzido no Japão onde hoje é um fruto extremamente valorizado, sendo muito utilizado na gastronomia, mas também na cosmética japonesa devido ao alto poder antioxidante de seu óleo. O aroma dele também é muito apreciado pela indústria da perfumaria mundial. O óleo essencial do yuzu não é produzido em escalas tão expressivas como os outros cítricos e por isso seu valor é mais elevado que os demais, fazendo dele um óleo nobre e caro.
Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.
Não se expor ao sol após o uso na pele.
Em receitas cosméticas é melhor o uso a noite.
O aroma cítrico, floral e requintado
do yuzu é muito valorizado pela
indústria da perfumaria mundial e
seu óleo essencial faz parte da
composição de vários perfumes
internacionais.
YUZU
(Citrus junos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário