Cominho


Nome Botânico:
Cuminum cyminum.

Família Botânica:
Apiaceae.
(Angélica, anis, erva-doce, coriandro, ajowan)

Outros Nomes:
Cominho-dos-prados.

Nome em Inglês:
Cumin.

Nome em Espanhol:
Comino.

Tipo de Planta:
Arbusto herbáceo de pequeno porte com folhas e sementes aromáticas.

Óleo Extraído de:
Sementes.

Aparência do Óleo:
Transparente/fluído.
 
Aroma:
Quente e condimentado.

Origem:
Índia, Egito e região mediterrânea.

Principais Constituintes:
Aldeído cumínico, alcool cumínico, b-farneseno, d-terpineno, b-felandreno, p-cimeno, b-pinceno, b-bisaboleno, cariofileno, p-menta, limoneno, mirceno, a-pineno.

Propriedades:
Antioxidante, antisséptico, antiespasmódico, antitóxico, afrodisíaco, bactericida, carminativo, depurativo, digestivo, diurético, emenagogo, larvicida, nervino, estimulante e tônico.

Principal Utilização:

Sistema Digestivo:
O óleo do cominho é muito indicado para problemas dos aparelhos digestivo e intestinal. Trata cólicas estomacais e intestinais, má digestão, gases, falta de apetite, diarréia e dores de estomago.

Outras Utilizações:

Sistema Circulatório:
Estimula a circulação local, aquece membros frios, eleva a pressão arterial, trata quadros de arterioesclerose.

Tratamento da Pele:
Possui componentes com efeito clareador para manchas e melasmas. Trata micose e problemas inflamatórios da pele, como dermatites, eczemas, coceiras, inclusive no couto cabeludo. Possui ótima ação antioxidante, evitando o envelhecimento precoce da pele.

*Bom no tratamento de gripes, sinusites e resfriados.

* Alivia quadros de dor de cabeça.

Psicologicamente:
Afrodisíaco, indicado para impotência e frigidez. É um energizante mental. Trata a ansiedade, fadiga, cansaço, falta de energia e desânimo.

Combinações:
Lavanda, lavandin, alecrim, galbano, pau-rosa, bergamota, espruce, camomila e cardamomo

Curiosidades:
Uma erva anual, pequena e delicada que pode chegar a medir cinquenta centímetros de altura. Possui folhas de cor verde escura e flores brancas. Um tempero tradicional do Oriente Médio e um dos principais ingredientes do curry, além de ser usado em licores, queijos, charques, etc. É usado tradicionalmente na medicina ayurvédica principalmente por sua propriedade estimulante, mas também para tratar males digestivos como a cólica, dispepsia e digestão lenta. O óleo essencial do cominho também é usado como nota aromática na composição de perfumes.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.







cominho é uma planta originária do mediterrâneo e Egito. É conhecido como a segunda especiaria mais comum do mundo, atrás apenas da pimenta. Tem o sabor quente e terroso e um aroma bem marcante. Em alguns países do sudeste Asiático, é tido como medicamento contra indigestão, tosse e para melhorar a saúde do fígado.







COMINHO
(Cuminum cyminum)




Nenhum comentário:

Postar um comentário