Manjerona







Nome Botânico:
Origanum majorana.

Família Botânica:
Lamiaceae.
(Hortelã, orégano, tomilho, sálvia, lavanda, manjericão, alecrim).

Outros Nomes:
Manjerona-doce.

Nome em Inglês:
Marjoram.

Nome em Espanhol:
Mejorana.

Tipo de Planta:
Arbusto aromático com delicadas flores brancas

Óleo Extraído:
Folhas e ramos.

Aparência do Óleo:
Transparente/fluído.
 
Aroma:
Intenso, herbal, quente e levemente condimentado.

Origem:
Região mediterrânea.

Principais Componentes:
Borneol, terpineol, cânfora, cariofileno, pineno, ssabineno, terpineno.

Propriedades:
Analgésico, anafrodisíaco, antioxidante, antisséptico, anti-espasmódico, carminativo, cefálico, revigorante, digestivo, emenagogo, expectorante, hipotensor, laxativo, nervino, fortificante, sedativo, tônico geral.

Principal Utilização:

Sistemas Circulatório, Articular e Muscular:
É um óleo vasodilatador, tônico cardíaco e hipotensor. Além de estimular a circulação local e aquecer a região. É um dos melhores óleos para massagens, devido ao poder de relaxamento muscular e alívio de dores. Uma vez que é hipotensor, ao contrário dos óleos analgésicos em geral, é seguro e indicado para aplicação em hipertensos. Bom para aliviar dores musculares, dor lombar, rigidez, artrite, reumatismo e dores nas juntas.

Outras Utilizações:

Sistema Digestivo:
É calmante, trata espasmos estomacais, indigestão, prisão de ventre e flatulência.
Além de ajudar o organismo a eliminar toxinas.

Vias Respiratórias:
Trata casos de infecção no peito e de resfriados, sinusite, bronquite e asma.

Sistema Reprodutor Feminino:
Pode regular o ciclo menstrual e a aliviar as cólicas e distúrbios menstruais.

*Bastante útil para aliviar dores de cabeça enxaquecas.

Psicologicamente:
Aquecedor e acolhedor nas emoções negativas. Eficaz contra insônia, stress e ansiedade. Apesar do aroma levemente apimentado é um ótimo relaxante e calmante emocional.

Combinações:
Lavanda, sândalo, patchouli, laranja, camomila, vetiver, capim-limão, gengibre, pimenta preta, hortelã, ylang ylang, palmarosa, laranja, limão.

Curiosidades:
A manjerona vem de terras mediterrâneas e é um parente bem próximo do orégano, que de tão próximos é possível confundir as folhagens que chegam a ser muito parecidas, porém se você for bom observador vai notar que as folhas da manjerona possuem um formato de coração e o verde é um pouco prateado. A mitologia grega faz referência à manjerona como a erva preferida de Afrodite, a deusa do amor, que a teria usado para curar as feridas de Enéias. Aliás, para o povo grego, a planta era símbolo da felicidade, tanto que era plantada na frente das casas como sinal de boas-vindas. Gregos e romanos a usavam para tecer coroas para os recém-casados e até hoje a erva é associada à felicidade conjugal.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.
Evitar em casos de pressão baixa.

 



Banhos romanos



A manjerona é conhecida e usada desde os tempos mais antigos. Existem registros que já em 1600ac. em Creta se usavam ramos na cabeça em forma de coroa para trazer boa sorte. 

Os usos medicinais eram comuns em vários povos antigos. Em Roma, "saquinhos" com a erva eram colocados nos banhos públicos (thermas) para perfumar a água e relaxar a mente, além de seus usos medicinais, como aliviar dores e tensões do corpo. 
   
   
  

 
 
MANJERONA 
(Origanum majorana) 





 


Nenhum comentário:

Postar um comentário