Litsea Cubeba


Nome Botânico:
Litsea cubeba.

Famíia Botânica:
Lauraceae.
(Pau rosa, canela, louro, cânfora).

Outros Nomes:
May chang, verbena tropical, pimenta chinesa.

Nome em Inglês:
May Chang

Nome em Espanhol:
Litsea cubeba.

Tipo de Planta:
Árvore de pequeno porte que tem frutos picantes, folhas e flores perfumadas.

Óleo Extraído:
Frutos, flores e folhas.

Aparência do Óleo:
Líquido translúcido, amarelado e fluído.

Aroma:
Adocicado, perfumado e cítrico.
Parecido com o aroma da verbena.

Origem:
China e Malásia.

Principais Constituintes:
Geraniol, linalol, citral, linalil, cineol, cardineno, limoneno e sabineno.

Propriedades:
Antisséptico, estimulante, diurético, tônico mental, relaxante muscular, condicionador cutâneo, desintoxicante, digestivo, adstringente, bactericida.

Principal Utilização:

Sistema Linfático:
Devido a alta concentração de limoneno e citral, que são fortes desintoxicantes, possui um bom efeito diurético e tônico eliminando toxinas, excessos de líquidos e edemas.
 
Tratamento Cutâneo:
Trata desordens da pele como: acne, pele oleosa, seborréia e cabelos oleosos. Equilibra a oleosidade da pele e cabelos. Devido ao efeito desintoxicante é muito utilizado para tratamentos estéticos conta celulite e gordura localizada, sendo aplicado em massagens, drenagens e máscaras.

Outras Utilizações:

Sistema Muscular:
Útil para aliviar músculos cansados e doloridos, dores lombares, cervicais, fibromialgia, cansaço muscular após esforço físico, devido ao efeito estimulante para a circulação local.

Sistema Cardíaco e Respiratório:
Efeito tônico para o coração e o sistema respiratório. É considerado um bronco-dilatador e pode ser útil em casos de bronquite e asma. Há artigos que afirmam ser benéfico para o tratamento de doenças relacionadas à coronária.

Sistema Digestivo:
Pode ser um estimulante da digestão e aliviar a flatulência, a náusea e estimular o apetite.
Acredita-se que alivie enfermidades causadas por fungos orais e seja muito útil no tratamento da dificuldade de lactação.

Psicologicamente:
É um estimulante para o ânimo e humor, clareador mental, aliviando stress e ansiedade. Trata também depressão e desânimo. Revitaliza a energia.

Combinações:
Coriandro, olíbano, gerânio, junípero, limão, laranja, vetiver, alecrim, neroli e ylang-ylang, manjerona, canela, benjoim.

Curiosidades:
O óleo é produzido na China e na Malásia onde é conhecido como "pimenta chinesa", "may chang" e "mountain spice tree". Essa famosa árvore de origem oriental se tornou conhecida recentemente no mundo ocidental. Foi em 1950 que o óleo essencial foi destilado pela primeira vez dos frutos semelhantes à pimenta e começou a competir em popularidade com o capim-limão. Além de ser usado como agente aromatizante na culinária chinesa, também era usado no tratamento de tumores cancerígenos. Hoje a litsea é amplamente utilizada como ingrediente em sabonetes, perfumes e desodorantes, além de seus efeitos para fins terapêuticos e estéticos

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.
 






A litsea cubeba  é amplamente usada em tratamentos estéticos devido ao seu poder no sistema linfático. Eliminando toxinas do corpo, eliminado inchaços e edemas, auxiliando no tratamento de redução de medidas e de celulite. Além de ser um bom relaxante muscular.



 

O óleo essencial altamente perfumado da litsea cubeba é extraído de toda a planta (galhos, folhas e flores) mas principalmente dos frutos maduros dela, que se parecem muito com grãos de pimenta. Por esse motivo a litsea cubeba também é conhecida pelo nome de "pimenta-chinesa", já que é uma árvore originária da China e países próximos.





LITSEA CUBEBA / MAY CHANG 
(Litsea cubeba)
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário