Elemi


Nome Botânico:
Canarium luzon­icum.

Família Botânica:
Burseraceae.
(Mirra, olíbano, palo santo, breu branco).

Outros Nomes:
Manila elemi.

Nome em Inglês:
Elemi. 

Nome em Espanhol:
Elemi.

Tipo de Planta:
Árvore de médio/grande porte, que produz uma resina aromática em seu tronco.

Óleo Extraído de:
Resina extraída da madeira.

Aparência do Óleo:
Transparente/fluído.

Aroma:
Cítrico, balsâmico e levemente canforado.

Origem:
Filipinas.

Propriedades:
Analgésico, tônico, estimulante, antiviral, expectorante, bactericida, balsâmico, fungicida.

Principais Constituintes:
Dipen­teno, elemi­cino, ele­mol, limo­neno, felan­dreno e ter­pi­neol.

Principal Utilização:

Antisséptico e Tratamento Cutâneo:
A pro­priedade antisséptica pro­tege de todas as pos­síveis infecções de micróbios, bac­térias, fun­gos e vírus além de dar pro­teção con­tra a sep­ticemia e con­tra o tétano. O óleo não só é aplicável na pro­teção de feri­das mas tam­bém é efi­caz na pre­venção de infecções na ure­tra, bex­iga, apar­elho urinário, cólon, rins, intesti­nos, estô­mago e out­ros órgãos inter­nos, seja qual­quer tipo de ferida ou úlcera interna ou externa. Trata e cura problemas de pele com as mesmas características que o óleo essencial de mirra. Considerado também um rejuvenescedor da pele por estimular a regeneração e a produção do colágeno.

Outras Utilizações:

Sistema Muscular e Articular:
O óleo essen­cial com todas as suas pro­priedades anal­gési­cas, é efi­caz em tratar as dores rela­cionadas com o frio, febres, entorses, etc. Ele ajuda a curar dores mus­cu­lares, dores nas artic­u­lações e problemas dolorosos em geral do corpo.

Sistema  Respiratório e Imunológico:
O óleo essen­cial de elemi lib­era o catarro e ajuda a sair na tosse ou nas fezes. Alivia a congestão nasal, e peitoral. É eficaz em casos de resfriado, sinusite, asma, bronquite, e qualquer problema de ordem respiratória. Também é um imuno-estimulante ajudando no fortalecimento de nossas defesas contra doenças. O óleo tem o efeito de um estim­u­lante gen­er­al­izado, estim­ula quase todas as funções no organ­ismo.

Psicologicamente:
Fun­ciona como um tónico para os ner­vos. É efi­caz no trata­mento de stress, prob­le­mas ner­vosos, dis­túr­bios e no for­t­alec­i­mento dos ner­vos. Um aroma altamente reconfortante e útil para o uso em meditações.

Curiosidades:
Este óleo é usado prin­ci­pal­mente na fab­ri­cação de sabão, cos­méti­cos, incensos, unguentos, per­fumes e nas indús­trias de tin­tas. Acredita-se que também teria sido usado no antigo Egito no processo de embalsamamento das múmias.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.
 
 
        

 

A resina do elemi, retirada de uma árvore das Filipinas, é um artigo aromático muito antigo conhecido desde os tempos bíblicos. Seu aroma é extremamente agradável, com tons balsâmicos, canforados e cítricos. Ela é muito usada como incenso para limpeza energética e em rituais meditativos e de curas holísticas. O óleo essencial da resina, tem mostrado também possuir inúmeros efeitos terapêuticos.
 


  

 
ELEMI
(Canarium luzon­icum)
 

   
 
  
 
  
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário