Gerânio


Nome Botânico:
Pelargonium graveolens, Pelargonium roseum.

Família Botânica:
Geraniaceae.

Outros Nomes:
Gerânio bourbon, gerânio rosa.

Nome em Inglês:
Geranium.

Nome em Espanhol:
Geranio.

Tipo de Planta:
Arbusto de até 1 metro com flores coloridas e folhas muito perfumadas.

Óleo Extraído de:
Folhas.

Aparência do Óleo:
Líquido translúcido, amarelo-esverdeado e fluído.

Aroma:
Floral, intenso, perfumado e herbal.

Origem:
África do Sul, Madagascar, Egito, Espanha, França, Itália, China, Rússia.

Propriedades:
Antisséptico, 
antioxidante, adstringente, regulador hormonal, diurético, antidepressivo, afrodisíaco, analgésico, bactericida, cicatrizante, desodorante, estimulante, antibiótico, antiespasmódico, anti-infeccioso, fungicida, hemostático, tônico geral.

Principais Componentes:
Geraniol, broneol, linalol, termineol, limoneno, filandreno, pineno e citronelol.

Principal Utilização:

Tratamento de Pele:
Trata a pele mista, seca, oleosa, poros dilatados, pele madura, acne, eczemas, psoríase, herpes, piolhos, caspa, seborréia, frieiras, queimaduras, coceiras, feridas, cortes, ulcerações, estomatite. O gerânio é um bom hemostático, sendo eficaz para cessar sangramentos. Promove o anti-envelhecimento da pele, devolvendo o seu tônus e juventude, combatendo rugas, manchas e flacidez. Ótima ação hidratante, adstringente, 
antioxidante e regeneradora para a pele.

Sistema Geniturinário:
É diurético e antisséptico. Trata infecção urinária, cálculo renal e biliar, candidíase, leucorréia e infecções do trato urinário em geral.

Sistema Hormonal:
É um ótimo fito-hormônio, sendo regulador hormonal natural. Alivia tpm, menopausa, cistos, cólicas, infertilidade. Eficaz para praticamente todos os problemas femininos de origem hormonal.


Outras Utilizações:

Sistema Linfático:
Devido ao seu efeito diurético, apresenta ação tônica para os rins e fígado, ajudando a eliminar as toxinas do corpo. Trata a celulite, retenção de líquidos, edemas e inchaços.

Sistema Digestivo:
Eficaz em problemas gastro-intestinais, diarréias, cólicas.
  
Repelente de Insetos. 

Trata infecções de garganta.

Psicologicamente:
Antidepressivo, calmante, balanceador do humor. Alivia a fadiga, stress, pânico, raiva, estimula a coragem e auto-estima. Afrodisíaco, bom para impotência e frigidez. Recarrega as energias e o ânimo.

Curiosidades:
O óleo de gerânio tem um aroma muito similar ao de rosas devido à alta concentração de geraniol que ambos possuem, mas o óleo de gerânio possui um aroma mais intenso e floral que a rosa. As aplicações de ambos são similares principalmente no que se refere aos cuidados com a pele, portanto o gerânio pode ser um substituto válido do caríssimo óleo de rosas, já que seu preço é bem mais acessível. Existem muitas variedades de gerânio mas somente as espécies Pelargonium graveolens (gerânio bourbon) e Pelargonium roseum (gerânio rosa) são usadas na aromaterapia. As muitas outras variedades de gerânio que vemos em muitos jardins e floriculturas, apenas têm a função ornamental, pois não fornecem óleo essencial aromático e terapêutico como essas duas.

Combinações:
Combina com praticamente todos os óleos, especialmente com sândalo, lavanda, vetiver, hortelã, neroli, rosa, petitgrain e os cítricos.

Cuidados:
Usar diluído e em baixa concentração na pele.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.


    




O gerânio, assim como a rosa, 
é um forte fito-hormônio, sendo 
portanto, muito indicado para
tratar alguns dos problemas que 
atingem as mulheres. Como tpm, 
problemas menstruais, de libido
e de ordem hormonal em geral.


 



As ações adstringente e antioxidante do óleo do gerânio são importantes para cuidar da saúde da pele. Ele é usado em sprays, tônicos, cremes, séruns, óleos e loções. O óleo essencial equilibra a oleosidade da pele, trata problemas como a acne, diminui inchaços, edemas e evita o envelhecimento precoce, manchas e a flacidez. 








GERÂNIO
(Pelargonium graveolens)

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário