Gengibre


Nome Botânico:
Zingiber officinale.

Família Botânica:
Zingiberaceae.
(Cardamomo).

Nome em Inglês:
Ginger.

Nome em Espanhol:
Jengibre.

Tipo de Planta:
Planta com rizomas altamente aromáticos.

Óleo Extraído de:
Rizoma fresco ou seco.

Aparência do Óleo:
Líquido translúcido, amarelado e fluído.
 
Aroma:
Perfumado, quente e condimentado.
O óleo do gengibre fresco tem um aroma doce e perfumado, já o extraído da raiz seca tem um aroma mais picante e seco.
 
Origem:
China e Índia.

Propriedades:
Antisséptico, antioxidante, anti-inflamatório, estimulante, estomacal, analgésico, hipotensor, afrodisíaco, fortificante, antitérmico, expectorante, carminativo, respiratório, desintoxicante e imuno-estimulante.

Principais Constituintes:
B-bisaboleno, borneol, linalol, felandreno, canfeno, citral, cineol, alfa e beta zingebereno, vetiverol, zenziberol, vetiveron.

Principal Utilização:

Sistema Digestivo:
Trata indigestão, prisão de ventre, diarréia, cólicas e inchaço estomacais, cólicas menstruais, náuseas, gases e é estimulante do apetite.

Sistema Muscular e Articular:
Anti-inflamatório bom contra reumatismo, artrite, câimbras, espasmos e dores musculares, cansaço muscular e lumbagos. O óleo de gengibre é um dos melhores para aplicar em massagens contra dores musculares, principalmente nas costas pois tem alto poder de aquecer o local e estimular a circulação.

Outras Utilizações:

Sistema Circulatório:
Vasodilatador e hipotensor. Ótimo estimulante da circulação local, indicado para varizes, membros e extremidades frias, ajuda a eliminar toxinas.

Sistema Respiratório e Imunológico:
Bom para tratar gripes, resfriados, febre, tosse, garganta, congestão nasal, sinusite, asma, bronquite e acúmulo de catarro e secreções. Excelente como imuno-estimulante e para ajudar a baixar febre.

Tratamento de Pele:
Útil para eliminar gordura localizada e celulite com massagens estéticas. Antioxidante que age contra os radicais livres, evitando o envelhecimento da pele. Usado em vaporizações e aplicações tópicas pode favorecer o clareamento de manchas.
 
Psicologicamente:
Aquecedor e energético, bom para depressão, falta de confiança e de memória. Tem poder relaxante para a mente em casos de stress e confusão mental. Considerado um ótimo afrodisíaco, indicado para problemas de ordem sexual.

Curiosidades:
O gengibre era usado na culinária e medicina pelos antigos egípcios, gregos e romanos. Até hoje é muito cultuado e usado como medicamento na China e na Índia (na medicina ayurvédica).

Combinações:
Todos os óleos cítricos e alecrim, capim-limão, hortelã, lavanda, erva-doce, eucalipto, vetiver, canela, cravo, rosa, palmarosa, patchouli.

Cuidados:
Usar diluído e em baixa concentração.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.
Evitar em peles sensíveis.






O gengibre é uma importante planta medicinal na medicina tradicional chinesa e oriental em geral. É um poderoso estimulante e tônico do sistema digestivo. Segundo os orientais, é necessário estimular o "fogo digestivo" para um melhor funcionamento de todo o organismo. Também é um poderoso anti-inflamatório para o corpo.








O óleo essencial de gengibre
é quente e estimulante da
circulação local, por isso
é muito útil para aquecer os
pés frios em um escalda-pés.
Ou para relaxar e aquecer os
músculos doloridos através
de uma vigorosa massagem.



 


GENGIBRE
(Zingiber officinale)



 
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário