Funcho


Nome Botânico:
Foeniculum vulgare.

Família Botânica:
Apiaceae. 
(Anis-estrelado, coriandro, angélica, ajowan, cenoura).

Outros Nomes:
Funcho-doce, erva-doce, anis-doce, anis-verde, fenol, finóquio.

Nome em Inglês:
Sweet fennel.

Nome em Espanhol:
Hinojo.

Tipo de Planta:
Erva de até 2 metros com folhas, raízes e sementes bastante aromáticas.

Óleo Extraído de:
Sementes. 

Aparência do Óleo:
Transparente/fluído.
 
Aroma:
Intenso, fresco e doce. 
Aroma de anis. 

Origem:
Europa Central.

Propriedades:
Anti-inflamatório, antioxidante, antisséptico, antiespasmódico, anti-infeccioso, estimulante do apetite, carminativo, desintoxicante, diurético, emenagogo, expectorante, galactagogo, inseticida, laxativo, resolutivo, esplenético, estimulante, tônico estomacal, sudorífero, tônico geral e vermífugo.

Principais Constituintes:
Anetol, fenchona, estragol, mirceno, canfeno, alfa-felandreno, alfa-pineno, metil-chavicol, d-limoneno.

Principal Utilização:

Sistema Digestivo:
Elimina toxinas resultantes do excesso de alimentos e álcool, benéfico para problemas de estômago pois é um tônico para a digestão. Alivia a indigestão, prisão de ventre e gases. Bom contra a ressaca pois atua como tônico no fígado. 

Sistema Urinário:
Diurético, antisséptico do trato urinário, combate a retenção urinária, cálculos renais e ácido úrico na urina.

Outras Utilizações:

Expectorante:
É útil em casos de resfriado, tosse, muco e bronquite.

Sistema Endócrino Feminino:
Imita o hormônio estrogênio, tratando tpm, nenopausa e cólicas. Aumenta a produção do leite materno. Ajuda a corrigir a menstruação irregular ou escassa. 

Tratamento da Pele:
Tônico, antioxidante e rejuvenescedor, o funcho auxilia contra celulite através de massagem e drenagem linfática, pois também possui efeito diurético e desintoxicante. Ajuda também na estimulação da produção de colágeno da pele mantendo-a firme e tonificada atuando contra a flacidez, rugas e linhas de expressão. 

* Cientistas japoneses constataram o poder para tratar doenças infecciosas do funcho. Identificaram que ele estimula o sistema imunológico e pode combater o vírus do herpes e do sarampo.

Psicologicamente:
Refrescante para a mente, auxiliando na concentração, força e coragem em situações difíceis. Tem um efeito calmante e revigorante.

Curiosidades:
Chineses, indianos, egípcios e gregos achavam o funcho capaz de dar longevidade, poder, força e coragem. Pelos mesmos motivos, era consumido pelos gladiadores e guerreiros romanos antes das batalhas, enquanto as mulheres o comiam para combater a obesidade. Os chineses pilavam as sementes da planta e usavam o pó para curar picadas de serpentes e de escorpiões. Hoje em dia, o funcho é muito usado na culinária, na preparação de condimentos, aromatização de licores entre outros usos gastronômicos. Sua essência e óleo essencial também são muito usados na aromatização de itens como cremes dentais, enxaguantes bucais e outros produtos cosméticos ou de higiene. O funcho também é conhecido como erva-doce, principalmente as suas sementes. Apesar de que a verdadeira erva-doce refere-se a outra espécie de planta: a Pimpinella anisum, mas ambas possuem os usos e características medicinais bem similares.

Combinações:
Capim-limão, gengibre, sândalo, gerânio, alecrim, cipreste, laranja, limão, cedro, lavanda, palmarosa, pimenta-preta, hortelã, junípero, camomila.

Cuidados:
Usar diluído e em baixa concentração.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.


 


Plínio
"o apóstolo da ciência"


Várias civilizações antigas consideravam o funcho capaz de dar longa vida. Por isso foi uma das mais antigas ervas cultivadas para fins medicinais, especialmente pelos romanos. Plínio atribuiu a ela mais de 22 usos como remédio entre eles como expectorante, diurética, analgésica, digestiva, tônica e antisséptica.





O óleo essencial de funcho é muito eficaz na formulação de cosméticos e receitas anti-idade. O anetol e a fenchona presentes na sua composição são comprovadamente antioxidantes e estimulantes da produção do colágeno e da elastina. Tornando a pele mais firme, saudável, rejuvenescida e ajudando a retardar o aparecimento de rugas e flacidez. O óleo essencial pode ser incorporado em cremes, loções, tônicos, séruns, óleos, etc.

 





Chá de erva-doce
Quem nunca tomou ou já ouviu indicações do chá das sementes de erva-doce ou de funcho? A erva é uma das mais populares para a utilização em chás, inclusive em bebês e crianças devido suas propriedades digestivas, calmantes e diuréticas. É indicado para tratar e aliviar sintomas de cólicas, gases, má digestão, dores e desconfortos estamocais e gastrointestinais. Mas o óleo essencial apesar de ter as mesmas funções, não deve ser usado internamente, pois sua concentração é muito mais alta e potente que uma simples xícara de chá. Seus usos são apenas externos, na forma de aplicações tópicas, compressas, massagens, cataplasmas, inalação, etc.







FUNCHO / ERVA-DOCE
(Foeniculum vulgare)



Nenhum comentário:

Postar um comentário