Cipreste


Nome Botânico:
Cupressus sempervirens.

Família Botânica:
Cupressaceae. 
(Junípero).

Nome em Inglês:
Cypress.

Nome em Espanhol:
Ciprés.

Tipo de Planta:
Árvore conífera com pequenas pinhas acastanhadas.

Óleo Extraído de:
Galhos e folhagem.

Aparência do Óleo:
Transparente/fluído.
 
Aroma:
Herbal, perfumado e com um toque amadeirado.

Origem:
Síria, Irã e Europa Mediterrânea..

Principais Constituintes:
Alfa-pineno, alfa-fencheno, beta-mirceno, beta-felandreno, delta-3-careno, mirceno, cedrol, cedrino, terpinoleno, limoneno, sabineno, acetato de terpinilo.

Propriedades:
Repelente de insetos, antisséptico, adstringente, desodorante, condicionador da pele, antiespasmódico, sudorífero, diurético, restaurador, cicatrizante, vasoconstritor, tônico respiratório e calmante.

Principal Utilização:
O cipreste é especialmente útil para qualquer quadro de excesso ou acúmulo de líquidos

Sistema Circulatório e Linfático:
É um tônico para a circulação sendo poderoso vasoconstritor (diminui o tamanho dos vasos e veias). Alivia varizes, hemorróidas, capilares rompidos, hematomas e estanca sangramentos. É diurético e estimulador do sistema linfático ajudando na eliminação de toxinas e acúmulo de líquidos. Diminui edemas e inchaços, celulite e gordura localizada. 

Outras Utilizações:

Sistema Respiratório:
Trata tosses, bronquite, resfriado, asma, excesso de muco. É um ótimo depurador, descongestionante, antisséptico e purificador do ar.

Tratamento Cutâneo:
Bom para pele oleosa, seborréia, sudorese (excesso de suor), acne, cortes, hematomas, ferimentos, sangramentos e pancadas. Tem ótima ação adstringente na pele e couro cabeludo, além de controlar a queda dos fios. Considerado na antiguidade como um rejuvenescedor da pele, pois melhora o tônus da pele tratando flacidez e rugas.

Sistema Muscular e Articular:
Alivia dores musculares, cansaço muscular, artrite e reumatismo. 

Sistema Reprodutivo:
 Problemas de menopausa, menstruação excessica, fibromas, distúrbios hormonais.
 
- Restaurador do S.N.C. (Sistema Nervoso Central).

- Estimulante do Sistema Endócrino.

Psicologicamente: 
É sedativo para irritabilidade, nervosismo e ansiedade. O aroma do cipreste promove o movimento, as mudanças, flexibilidade, desapego e libertação de padrões. Ajuda a clarear as idéias e as tomadas de decisões. 

Curiosidades:
As árvores do cipreste estão inseridas em várias simbologias e usos desde a antiguidade. Eram plantadas em cemitérios simbolizando a eternidade e imortalidade, devido a suas folhagens sempre verdes e sua madeira duríssima. Madeira essa que pela robustez era usada pelo egípcios para fabricação de sarcófagos e suas folhagens para preparações medicinais sobretudo para tratar problemas relacionados às veias e à circulação. Já se sabia que o cipreste era um poderoso vaso-constritor. 

Combinações:
Alecrim, cedro, limão, laranja, capim-limão, gengibre, hortelã, junipero.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.


  
 

O cipreste está presente na vida do homem desde a antiguidade. Povos como os romanos, gregos, bizantinos e egípcios já conheciam e usavam os poderes medicinais da planta. No Egito antigo a madeira do cipreste era usada na fabricação dos sarcófagos e também usavam seu óleo nos preparados cosméticos para manter a juventude e beleza da pele. A ação antisséptica e adstringente eram usadas para tratar vários problemas entre eles: várias infecções, ferimentos, varizes, sudorese e hemorroidas.

 


 

A ação adstringente e tônica do cipreste
é poderosa contra problemas circulatórios
como varizes, inchaços e dores nas pernas.
 Também controla a retenção de líquidos.






Nos cuidados faciais, o óleo essencial do cipreste tem ação adstringente, tônica e desintoxicante. Ele equilibra a oleosidade, promove a firmeza da pele, diminui os poros e inchaços. Trata a acne, olheiras, rugas e flacidez.





CIPRESTE
(Cupressus sempervirens)

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário