Cedro


Nome Botânico:
Cedrus atlantica (cedro atlas).
Cedrus deodara (cedro himalaia).
Juniperus virginiana (cedro virgínia).

Família Botânica:
Pinaceae.
(Pinheiro e Abeto).

Nome em Inglês:
Cedarwood.

Nome em Espanhol:
Cedro.

Tipo de Planta:
Árvore de grande porte, sempre verde com madeira aromática.

Óleo Extraído de:
Madeira.

Aparência do Óleo:
Líquido translúcido, amarelado e  meio viscoso.

Aroma:
Amadeirado, seco e perfumado.

Origem:
África, América do Norte.

Propriedades:
Calmante, respiratório, hidratante, emoliente, rejuvenescedor, antioxidante, expectorante, antiespasmódico, sedativo nervoso, tônico capilar, regenerador celular, diurético, estimulante da circulação.

Principais Constituintes:
Alfa-pineno, alfa-cedreno, alfa-curcumeno, beta-cariofileno, beta-cedreno, cedrol, cedreno, cupareno, curcumeno, beta-himachaleno, alfa-himachaleno, gama-himachaleno, alfa-atlantona, delta-cardineno, tuiopseno, widrol.

Principal Utilização:

Sistema Respiratório:
Trata tosse, bronquite, infecções, asma, alergias, sinusite, rinite, gripe, resfriado, catarro, constipação. Como todos os óleos vindos de lenhos, o cedro é antisséptico e purificador para as vias respiratórias sendo ótimo para tratar qualquer problema relacionado.

Tratamento da Pele:
Bom para pele ressecada ou madura, calcanhares rachados, calosidades, acne, seborreia, caspa, dermatites, eczema, micose, frieira e psoríase. Rejuvenesce, tonifica e regenera a pele tornando-a mais macia e hidratada. É antioxidante, combatendo radicais livres e estimula a produção do colágeno. Equilibra a produção de oleosidade da pele e do couro cabeludo. É ótimo contra queda de cabelo estimulando o crescimento e nascimento dos fios.

Sistema Linfático:
Trata retenção de líquido e inchaços devido ao seu efeito diurético. É um bom estimulante para o sistema linfático, eliminado toxinas e excesso de líquido do corpo. Eficaz no tratamento de celulite.

Outras Utilizações:

*Ação relaxante e analgésica em artrite, reumatismo e dor muscular. 

*Repelente contra insetos.

*Trata gonorréia, cistite e infecção urinária.

Psicologicamente:
Anti-stress, calmante, relaxante, alivia a ansiedade e a tensão. Excelente sedativo do sistema nervoso central, revitalizante, estimulante geral para falta de energia. Traz segurança e determinação, aumentando a força para enfrentar os problemas.

Curiosidades:
Ao se falar em aromaterapia e sua história consequentemente iremos nos deparar com relatos sobre o cedro. Registros históricos indicam, que muito provavelmente, esse tenha sido o primeiro artigo aromático descoberto e usado pela humanidade. O óleo da madeira era utilizado como incenso e como conservante por civilizações como a egípcia que foi uma das primeiras, se não a primeira, a conhecer e usar as essências naturais. E o cedro, assim como a mirra e o olíbano, estava presente nesses compostos aromáticos usados na medicina e cosmética da época. Hoje em dia, além dos usos na aromaterapia, as essências naturais dos cedros são amplamente usadas na composição de diversas linhas da perfumaria mundial.

Combinações:
Patchouli, benjoim, sândalo, vetiver, louro, cardamono, bergamota, cipreste, eucalipto, lavanda, laranja, alecrim, palmarosa, ylang-ylang, rosa, limão, capim-limão, litsea-cubeba, olíbano, tea-tree, citronela, canela, cravo.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.







Relatos e pesquisas mostram que os egípcios usavam vários óleos naturais, bálsamos, resinas e plantas em suas práticas cotidianas. Entre eles o óleo do cedro que era usado nos processos de conservação dos documentos, nas mumificações e em receitas de produtos cosméticos. Também usavam a madeira do cedro para construção de mobília, sarcófagos e artefatos.







O óleo de cedro é um fortificante para os
cabelos, indicado para queda e fraqueza 
dos fios. Na pele, o cedro tem um efeito
tonificante, hidratante e rejuvenescedor. 
Além de tratar problemas como acne,
 seborréia, rachaduras e dermatites.




Cedro do Líbano


A espécie de cedro que se extraia óleo aromático na antiguidade era o Cedrus libani (cedro do líbano) porém essa espécie hoje em dia é muito rara e excassa, ainda mais para extração de seu óleo essencial. Hoje na aromaterapia se usam outras espécies de cedro, como o Cedrus atlantica (cedro atlas) e o Cedrus deodara (cedro do himalaya).






Juniperus virginiana
O "falso" cedro




Encontramos também o óleo essencial de cedro vermelho ou cedro virgínia (Juniperus virginiana). Trata-se na verdade de uma espécie de árvore da família botânica dos ciprestes e juníperos (Cupressaceae). Porém, uma vez que seu óleo essencial é extraído da madeira, suas propriedades terapêuticas e aromáticas são equivalentes às dos cedros verdadeiros. Por isso, esse óleo é considerado como mais um óleo essencial de cedro para a Aromaterapia.










CEDRO ATLAS
(Cedrus atlantica)









Um comentário: