Capim Limão


Nome Botânico:
Cymbopogon citratus, Cymbopogon flexuosos, Cymbopogon schoenanthus.
 
Família Botânica:
Poaceae.
(Citronela, palmarosa, vetiver).

Outros Nomes:
Lemongrass, capim-santo, capim-cidreira, erva-limão, erva-cidreira, erva da febre, cidreira.
 
Nome em Inglês:
Lemongrass.
 
Nome em Espanhol:
Té limón, hérbia limón, lemongras.
 
Tipo de Planta:
Capim aromático em arbusto de médio porte.
 
Óleo Extraído de:
Erva recém cortada.
 
Aparência do Óleo:
Transparente/fluído de cor amarelada.
 
Aroma:
Herbal, cítrico e fresco.
 
Origem:
Índia, Sri Lanka, Indonésia, África, Guatemala e Antilhas.
 
Principais Constituintes:
Geraniol, citral, nerol, cariofileno, cadineno, linalol e canfeno.
 
Propriedades:
Analgésico, estimulante da circulação local, calmante, antidepressivo, clareador/tônico mental, estética facial, estética corporal, antisséptico, anti-infeccioso, diurético, digestivo, antiparasitas, depurativo, sedativo, desodorante, desintoxicante, relaxante muscular, vasodilatador e hipotensor.
 
Principal Utilização
 
Sistema Muscular e Circulatório:
Trata lumbagos, ciática, artrite, reumatismo, dores musculares, entorses, câimbras, fibromialgia, tônus muscular, membros frios e má circulação. Por ser um vasodilatador, é indicado para casos de pressão arterial alta. É um óleo muito útil em massagens quando se quer aquecer a região, estimulando a circulação, afim de aliviar dores musculares.
 
Outras Utilizações:
 
Sistema Digestivo:
Trata má digestão, flatulência, cólicas estomacais, tem efeito diurético.
 
Sistema Linfático:
Trata edemas, retenção de líquidos e inchaços. É desintoxicante e estimulante para a eliminação de restos metabólicos, inclusive ajudando a dissolver gordura localizada e inchaços em massagens estéticas.
 
Tratamento cutâneo:
Trata celulite, poros abertos, pele oleosa, seborreia, caspa, queda de cabelo, acne, frieiras, micoses. Ótimo óleo para tratar mal odor nos pés, sendo usado por exemplo em escala-pés e bom para controlar a transpiração excessiva.
 
Purificador ambiental: 
Age como repelente de insetos e neutralizador de odores.
 
Psicologicamente:
Animador, revigorante, ótimo antidepressivo, calmante, anti-stress.
 
Combinações:
Manjericão, cedro, gerânio, jasmim, lavanda, néroli, palmarosa, alecrim, tea-tree, vetiver, gengibre, sândalo, hortelã, manjerona.
 
Curiosidades:
É um dos mais importantes membros da família das gramíneas aromáticas, natural da Índia, também cultivado em outras regiões tropicais particularmente no Brasil, no Sri Lanka e em partes da África central. O capim atinge uma altura igual ou superior a um metro e proporciona duas ou mais colheitas ao ano. Após a colheita é feita a extração do óleo essencial pelo processo de destilação a vapor. O principal componente do óleo essencial  é o citral que representa de 70 a 85% de seu volume. O capim-limão (capim-santo) é muito usado também na culinária, principalmente no oriente, na preparação de pratos e chás. Na Índia é uma importante erva aromática da Medicina Indiana (Ayurveda).

Cuidados:
Usar diluído e em baixa concentração na pele.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.
Evitar em peles sensíveis.
 

 



  
É do oriente que vêm a grande parte das plantas aromáticas que conhecemos, assim como o capim-limão. Os usos antigos e modernos dessa erva se misturam.  Na China usa-se para curar resfriados e dores estomacais.  Na Índia ele é misturado ao óleo de coco e usado em massagens para aliviar dores musculares e nas juntas, além de usado também em banhos para a mesma finalidade.











CAPIM LIMÃO / LEMONGRASS
(Cymbopogon citratus)



Nenhum comentário:

Postar um comentário