Cânfora




Nome Botânico:
Cinnamomum camphora.

Família Botânica:
Lauraceae. 
(Ho wood, canela, louro, pau rosa, litsea cubeba).

Outros Nomes:
Cânfora branca.

Nome em Inglês:
Camphor.

Nome em Espanhol:
Alcanfor.

Tipo de Planta:
Árvore de até 30 metros de altura.

Óleo Extraído de:
Seiva encontrada na madeira.

Aparência do Óleo:
Transparente/fluído.
 
Aroma:
Fresco e herbal.

Origem:
Ásia oriental.

Principais Constituintes:
Cânfora, safrol, borneol, cineol, canfeno, piperitona, alfa-pineno, bisaboleno, borneol, linalol, eugenol, sabineno, beta-ceriofileno, terpineol e alfa-tuieno.

Propriedades:
Analgésico, antidepressivo, anti-viral, anti-infeccioso, antisséptico, antiespasmódico, estimulante do coração, carminativo, descongestionante, diurético, febrífugo, hipertensor, inseticida, laxativo, vasoconstritor, sudorífero e vermífugo.

Principal Utilização:

Sistema Muscular e Articular:
Bom contra distensões e dores musculares, rigidez muscular, câimbras, dores nas articulações, gota, reumatismo, artrite, fibromialgia, dores lombares e cervicais. Bom para compressas frias em pancadas, contusões e torções.

Sistema Respiratório:
Trata resfriados, tosse, congestão peitoral e nasal, tuberculose, bronquite e pneumonia. É um ingrediente útil em inalações e massagens peitorais, devido ao forte poder anti-infeccioso, descongestionante e anti-viral.

Sistema Circulatório:
É um forte estimulante do coração. Bom para má circulação, membros frios e varizes. Estimulante da circulação sanguínea local. Pode ser usado em casos de paralisia cardíaca e eleva a pressão arterial. 

Outras Utilizações:

Sistema Digestivo:
Regulador para digestão, diarréia e prisão de ventre.

Tratamento da Pele:
Anti-inflamatório. Trata acne, pele oleosa,  queimaduras, inflamações e ulcerações cutâneas. Ajuda no tratamento da celulite e gordura localizada. Cura feridas e qualquer tipo de inflamação. 

Psicologicamente:
Aquecedor, estimulante, alivia quadros de stress e nervosismo, assim como quadros de depressão, tristeza e apatia. Revigorante para o humor.

Combinações:
Ylang-ylang, laranja, limão, grapefruit, lavanda, hortelã, eucalipto, alecrim, palmarosa, cedro, sândalo, sálvia, capim-limão, cipreste.

Curiosidades:
Muito usada no Japão e China por suas propriedades anti-infecciosas trata-se de uma árvore de vida longa que não é mexida antes de completar os quinze anos. A substância cânfora é encontrada em todas as partes da árvore, mas em especial na madeira e a seiva incolor (ou branca) leva muitos anos para se formar. O óleo da Canforeira de Bornéu (Dryobalanops camphora) nativa da Sumatra, é mais suave e o preferido pelos aromaterapeutas. Algumas civilizações do Extremo Oriente consideravam-na uma planta consagrada aos deuses e usavam-na em geral em cerimônias religiosas. Ainda hoje, inclusive no Brasil, algumas práticas religiosas usam e consideram a cânfora como um item para a limpeza energética e espiritual. A Pérsia, hoje o Irã, já a considerou um remédio eficaz contra a peste. A cânfora é há muito tempo um artigo importante usado no mundo inteiro em produtos aromáticos, medicinais, cosméticos e inseticidas. E hoje em dia a maior parte dela utilizada pelas indústrias é desenvolvida de forma sintética em laboratório.

Cuidados:
Usar diluído e em baixa concentração.
Evitar em casos de pressão alta.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.
Evitar em peles sensíveis.







As principais utilizações terapêuticas da cânfora são analgésica e descongestionante. A planta é muito usada em pomadas, géis e óleos para massagem, pois sua ação é eficiente no tratamento de dores musculares e articulares localizadas e para problemas respiratórios como gripes, resfriados, rinites e sinusites.








CÂNFORA
(Cinnamomum camphora)



Nenhum comentário:

Postar um comentário